Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo

Mensagens Eletrônicas: O que é o E-mail ?

Curso Continuado de Internet em Medicina [3]

Michael A. Hogarth

Um dos serviços mais usados da Internet é o correio eletrônico, que permite o envio de mensagens entre dois usuários. Aprenda neste artigo o que é o e-mail, como utilizá-lo eficientemente e quais são as suas aplicações.

| ABC do E-mail | Os Programas | Dois Sabores de E-mail | Personalizando | E-mail pela WWW | O Autor |
 
 

O correio eletrônico, também chamado de e-mail (electronic mail) é um recurso importante e fundamental da Internet; é também uma das suas funções mais universais, disponível em virtualmente todos os sistemas. Por si só, o e-mail introduziu modos novos de comunicar e negociar. Por seu intermédio, pessoas ao redor do mundo podem compartilhar idéias, discutir problemas comuns e disseminar notícias e informação.

Usá-lo é muito simples: você digita uma mensagem e a envia eletronicamente para qualquer lugar conectado à Internet, a qualquer pessoa no mundo que também tenha uma conta no correio eletrônico. A mensagem normalmente chega em um minuto ou dois, e a outra pessoa pode responder (inclusive copiando partes da mensagem original, para referência), enviar uma cópia da mensagem para outra pessoa, ou armazená-la no seu disco, para ler posteriormente.

Com o e-mail você manter uma extensa correspondência com alguém no espaço de um dia ou dois, o que levaria seis meses pelo correio normal. Além disso, como os conteúdos das mensagens são eletrônicos, você pode usar o e-mail para discussões sobre temas específicos, como se fosse um diálogo. Como é igualmente fácil enviar uma mensagem tanto para uma quanto para cinqüenta pessoas, você pode participar de discussões de grupo e assinar listas de discussão baseadas em e-mail (veja o artigo no número 2 da revista Intermedic).

Como um processo simples como esse pode ser tão poderoso? Considere a seguinte história, que se passou comigo há alguns meses atrás. Um amigo brasileiro, que é cirurgião na cidade de João Pessoa, me pediu que lhe enviasse por fax um artigo.

Ele não tem correio eletrônico, assim eu tive que discar para a máquina dele no Brasil (moro na Califórnia) e enviar 14 páginas de texto, o que levou 12 minutos e me custou um belo dinheiro. Se ele tivesse e-mail, eu poderia facilmente ter escaneado o documento e enviá-lo pela Internet em um segundo, praticamente de graça !! Aliás, mesmo que eu não tivesse um scanner, eu poderia enviar o arquivo digitalizado pelo fax (FXQ) para ele e ele poderia ter imprimido o documento usando um simples PC. Por que alguém ainda usa o fax é um mistério para mim...

O que pode ser enviado por e-mail ? Praticamente tudo que pode ser digitalizado, ou seja, convertido para um formato compatível com o computador. Isto inclui textos, arquivos de programas, fotografias, desenhos, vídeos e sons. Pense nas possibilidades que se abrem com isso, principalmente para a prática médica.

Neste artigo, destinado aos principiantes, ensinaremos o que é o e-mail, e como usá-lo eficientemente para aplicações pessoais e na medicina.

O ABC do E-mail

Como a Internet acha um usuário de correio eletrônico entre os milhões de usuários que estão conectados ?

Isso é realizado através de um endereço simbólico único que cada usuário tem na Internet. Os endereços de e-mail da Internet são compostos de dois elementos: a identificação do usuário, seguido pelo domínio da Internet onde está sua caixa postal, logo após o sinal de arroba. A forma geral de um endereço de e-mail na Internet é o seguinte:

usuario@computador.provedor.dominio
 

A parte referente a provedor.dominio normalmente reflete qual sistema está sendo usado pelo usuário, ou seja, o que chamamos de hospedeiro (host, em inglês). Os nomes de domínio podem ser designados por várias abreviaturas padronizadas:

Se um domínio fica em outro país que não seja os EUA, o último sufixo refere-se ao mesmo, por exemplo: ca (Canadá), br (Brasil), jp ( Japão), au (Austrália), etc.

Por exemplo, o meu endereço de e-mail é assim:

mahogarth@ucdmc.ucdavis.edu

mahogarth é a minha identificação, ucdmc é o computador do Medical Center, ucdavis. edu é o domínio educacional University of California at Davis. Simples, não ?

É absolutamente necessário que você escreva um endereço de forma exata, pois uma letra errada, um ponto fora do lugar, e a mensagem não chegará a seu destino. Infelizmente, ela é enviada por computadores que não tem capacidade de adivinhar o endereço se você o digita incorretamente !

Onde fica o seu e-mail ? Tudo o que chega para o seu endereço, fica em uma "caixa postal eletrônica", localizada no computador identificado pelo domínio que vem depois do sinal de arroba @. Para poder ler os e-mails que chegaram enquanto você não estava conectado, é necessário que você acesse essa máquina e use um programa especial (leitor de e-mail) para isso, podendo então responder às mensagens, compor novas mensagens, etc. Sua caixa de correio é protegida por uma senha, que só você deve conhecer.

Os Programas de E-mail

Os programas existentes têm várias características, mas, no mínimo, existem três funções gerais.

Primeiro eles contêm uma função que permite você compor uma mensagem. Essa tela contém uma linha para o endereço do(s) destinatário(s) pode ser mais de um , e outra linha para o assunto da mensagem, que você deve sempre preencher. Isso se justifica pelo fato de que os programas de E-mail normalmente exibem uma lista das mensagens que chegaram e mostram o nome do remetente, a data que chegou, o tamanho da mensagem, e o assunto. Inclusive, uma linha de assunto bem escrita assegura que a pessoa para a qual você escreveu irá entender o objetivo da mensagem e se interessar em lê-la no momento mais oportuno.

Segundo, eles têm um "livro de endereços", onde você mantém os endereços eletrônicos de seus amigos e colegas, de tal forma que você só tenha que entrar o endereço de uma pessoa uma única vez. Depois disso, você pode simplesmente escolher o nome da pessoa, e o programa enviará a mensagem por você, usando o endereço correto. Quando você envia uma mensagem de e-mail, o programa inclui seu nome e endereço de e-mail automaticamente, de forma que você não precisa adicioná-lo ao final de cada mensagem, e a pessoa para quem você escreveu não vai precisar digitá-lo, também, para responder.

A terceira característica geral é um sistema de arquivamento em pastas, que servem para guardar mensagens de E-mail em locais separados por assunto. Normalmente, as mensagens chegam em uma pasta chamada "inbox" ou "Entrada". Depois de lê-la, você pode apagá-la ou transferi-la para uma pasta (pode-se criar facilmente qualquer número de pastas). As mensagens enviadas têm cópias guardadas na caixa chamada "outbox" ou "Saída".

Outro detalhe técnico importante é se o seu programa de E-mail é capaz de adicionar arquivos de computador à uma mensagem eletrônica ("attachment", em inglês), o que lhe permitirá enviar software, imagens, textos em Word, arquivos de voz, etc. Ele precisa ter o padrão chamado MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions).

Dois Sabores de E-mail

Não importa que provedor de serviço que você usa, há dois tipos de programas de e-mail disponível, e você precisa conhecer a diferença para decidir qual é a melhor para você. Todos os programas são disponíveis gratuitamente através da Internet, em versão shareware (veja os endereços abaixo onde conseguí-los).

O primeiro tipo de programa de e-mail funciona da seguinte maneira: quando você se conecta a seu provedor para ler seu correio, as suas mensagens que você ainda não leu são todas descarregadas para o seu microcomputador e você as lê, compõe, responde, etc., nesse computador. Exemplos deste tipo de programa são o Eudora e o Pegasus Mail. Os programas de acesso à WWW, como o Netscape e o Microsoft Internet Explorer, também têm funções de e-mail semelhantes.

Com o segundo tipo de programa de E-mail, quando você se conecta a seu provedor para ler seu correio, suas mensagens recebidas permanecem no computador central, e você usa um programa residente naquele computador para lê-lo. A maioria destes programas é baseado em texto puro (sem imagens), para o sistema operacional UNIX. Exemplos deste tipo de programa são o PINE e o ELM.
 

Tela principal do programa de e-mail eudora light


Tela de acesso por telnet ao programa de e-mail ELM

Cada um tem suas vantagens e desvantagens. O ideal é você usar o segundo tipo de programa se estiver lendo seu e-mail de vários lugares, como em casa e no escritório, ou quando estiver viajando, pois as mensagens continuam no servidor. Para usá-lo basta localizar um terminal ligado publicamente à Internet, e dar um comando TELNET para o seu provedor. Você não precisa ter uma conta de acesso no lugar de onde for usar. No entanto esses programas de UNIX são mais difíceis de aprender e de usar que os programas para Windows, como o Eudora, e têm muito menos recursos. Além disso, há provedores de Internet que já não oferecem acesso ao servidor para usar os programas de segundo tipo.

Felizmente, já existem soluções para que você use sempre um programa leitor de e-mail baseado em Windows. O Eudora e o Pegasus, por exemplo, têm uma opção que permite você dizer ao servidor se os e-mails que chegaram devem continuar no servidor ou não. Assim, você terá apenas uma cópia do programa que descarrega e retira as mensagens, todas as demais não (por exemplo, no seu laptop, no escritório, etc.), elas só descarregam.

Personalizando o Seu E-Mail

Assim que você instalar um software de acesso ao e-mail, seja ele qual for, é necessário informar ao mesmo uma série de parâmetros, para que ele opere de acordo com suas preferências. A maioria desses parâmetros já vêm predefinidos no programa, e você poderá mudá-los posteriormente, à medida que aprende a usar melhor o software. Outros, no entanto, são essenciais, e o software não tem como conhecê-los de antemão. Eles são: o seu nome "real", o seu endereço de e-mail (de envio e de retorno, que podem ser diferentes) e o nome do seu servidor de correio eletrônico (o endereço de um computador específico que maneja o e-mail em seu provedor de acesso: ele tem que ser informado pelo provedor, e geralmente é referido como servidor de contas POP3 nos manuais, para programas para Windows). Se você for usar o programa de e-mail para discar o telefone de acesso à Internet, existe a possibilidade de informar esse número, a sua identificação e sua senha de acesso, de modo a automatizar o máximo possível o procedimento. Muita atenção, portanto, você não conseguirá operar o e-mail, mesmo usando o Netscape ou o Internet Explorer, se não informar esses dados previamente.

O menú de opções do Eudora permite a definição de todos os parâmetros necessários para a operação correta e eficiente do seu correio eletrônico

E-Mail pela WWW

Uma soluçãoalternativa é você não usar nenhum desses programas de e-mail, mas acessá-lo através da própria WWW. Existem vários serviços na Internet que oferecem essa possibilidade gratuitamente, como o HotMail, LycosMail, etc. Basta fornecer para ele o domínio do seu provedor e o endereço completo do seu e-mail. A interface gráfica e as funções que eles oferecem através do seu "browser" (Netscape ou Internet Explorer) são extremamente semelhantes aos dos melhores programas do gênero, como o Eudora.

Além disso, você pode ganhar uma conta de e-mail eterna e gratuita, que você poderá usar de qualquer lugar, mesmo que não assine um provedor de acesso. Abaixo damos alguns endereços de provedores desse tipo. Um interessante site na Internet tem uma extensa lista, assim como de sharewares e outros recursos, como provedores de home-pages gratuitas (http://www.geocities.com/SiliconValley/Vista/8015/free.html ).

Outra possibilidade é você usar um programa que permita o acesso à sua conta de e-mail através da Web. Em nosso departamento, desenvolvemos um programa desse tipo, chamado QD-POP, que está disponível gratuitamente para descarregamento. Este programa precisa ser instalado no seu servidor, para que funcione.

O HotMail é um dos serviços gratuitos de correio eletrônico através da Web.

Onde Conseguir Programas de E-Mail


O Autor

Michael Hogarth é médico e especialista em Informática Médica. Atualmente é professor da Universidade da Califórnia em Davis, onde também é pesquisador do Centro de Informática Médica . Ele também é membro do Corpo Editorial da Revista Intermedic.
 

WWW: http://www-mp.ucdavis.edu/People/Hogarth.htm
Email:mahogarth@ucdmc.ucdavis.edu
 


Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo



 
Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP 
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini 
Apoio:
Searle do Brasil 
Searle 
Brasil