Intranet é um termo usado para caracterizar uma rede local de computadores (ou seja, restritos a uma determinada área, prédio ou instituição) que utiliza a mesma tecnologia desenvolvida para a Internet.
Explicando melhor: quando surgiram as primeiras redes locais, foi necessário desenvolver softwares operacionais específicos, que possibilitassem a comunicação entre os computadores ligados à mesma. Esses softwares eram construídos sobre determinados padrões de sistemas operacionais (o software básico que acompanha todo computador), tais como UNIX, DOS e Windows. Por exemplo, um dos sistemas de rede de maior sucesso para o mundo do DOS foi o NetWare, desenvolvido por uma empresa americana chamada Novell.
Com a popularização da Internet, e, principalmente da WWW (World Wide Web), que permite a transmissão e a visualização de informações multimídia (além de texto, também imagens, vídeos e áudio), começou-se a implementar funções e métodos de acesso desenvolvidos para ela, em redes locais. A Internet se baseia em um conjunto de padrões abertos (públicos), denominados protocolos. O principal protocolo da Internet se denomina TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), e com base nele foram desenvolvidos vários outros, que permitem, por exemplo, a transmissão de correio eletrônico (SMTP e MIME), a transferência de arquivos (FTP), o acesso remoto por terminais (TELNET), o envio de hipertextos e multimídia (HTTP), o bate-papo eletrônico (IRC) e outros mais.
Exemplo de registro médico multimídia para uma intranet
clínica (NIB/UNICAMP)
A colocação de todos esses protocolos em uma rede local, permite, portanto, a montagem e operaçãode uma espécie de Internet particular, que é jsutamente a intranet. Quando a rede local se estende a outros pontos distantes geograficamente (o que em computação se chama rede de área ampla), então a intranet vira uma extranet. Tanto intranets quanto extranets têm seu acesso protegido através de senhas e outros mecanismos de segurança, por não serem públicas, mas é muito comum as intranets e extranets serem integradas à Internet.
Na área médica, as intranets e extranets estão sendo utilizadas cada vez mais para um grande númerode aplicações, que vão desde a informatização de clínicas, hospitais, laboratórios, seguradoras médicas, faculdades, bibliotecas, etc., até a implementação de verdadeiros serviços internos de informação, com livros e guias on-line, documentação administrativa, normas e guias, inclusive guias clínicos e consensos, glossários, dicionários, bancos de dados de medicamentos e outros, etc.
Uma das aplicações mais fascinantes das intranets é a implementação do registro médico multimídia, que um dia irá substituir completamente o atual prontuário em papel dos pacientes (figura). Ele pode incluir não somente as fichas de texto do paciente, mas também imagens, sons (por exemplo, bulhas cardíacas) e sinais (ECG), etc.
Publicação: Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas © 1997 Renato M.E. Sabbatini |
Apoio: Searle Brasil |