Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Busca Indice Ajuda Email In English Anterior Proximo

Glossário da Internet



[A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z ]


Atualizado 31.Ago.97


A

Applet
Um pequeno programa na linguagem Java que pode ser incluído em uma página em HTML.
ASCII (American Standard Code for Information Interchange)
É um padrão para representar os códigos usados para representar cartacteres latinos, em letras maiúsculas e minúsculas, falado por todos os computadores. A versão brasileira padronizada do ASCII se chama BRASCII.

B

Backbone
Um conjunto de linhas de alta velocidade que forma a infraestrutura principal de uma rede.
Banda
Também chamado de "largura de banda", se refere a velocidade de transmissão de um determinado trecho de uma rede. Em inglês: Bandwidth
BBS (Bulletin Board System)
Um serviço de anúncios, correio eletrônico e cópia de arquivos, oferecido por um computador ligado ao sistema telefônico (servidor). A ligação é ponto a ponto, ou seja, para cada linha telefônica ligada ao sistema, somente um computador externo (cliente), pode se ligar.
Bit (Binary DigIT)
Um número digital binário na base 2 (0 ou 1), que é a menor unidade de informação de um computador.
BITNET (Because It¹s Time to NETwork)
Uma rede global de sites educacionais separada da Internet, baseada essencialmente in correio eletrônico e listas de discussão. Atualmente encontra-se em decadência, devido à predominância da WWW.
Bps (Bits Per Second) -
Unidade de medida da velocidade de transmissão digital através de uma linha, ou de um modem. Quantos bits transmite por segundo.
Browser
Um software usado para acessar um servidor e enviar, receber ou visualizar informação. O Netscape é um exemplo de cliente para a WWW. Atualmente os programas desse tipo permitem o acesso a Internet através de vários protocolos, como email, hipertexto (HTTP), gopher, newsgroups, FTP, etc.
Byte (BinarY TErm)
Um conjunto de 8 bits, usado para representar um caratere de informação. Também é uma medida do tamanho da memória de um computador.

C

CGI (Common Gateway Interface) -
Um conjunto de regras que especifica como se deve dar a intercomunicação entre um servidor da WWW e um outro software da mesma máquina.
Chat
Diálogo ou bate-papo via Internet ou BBS, que se processa em tempo real. Existem chats de texto, de voz e de vídeo.
Cliente
Um software usado para comunicar-se e trocar dados com um servidor, normalmente em um outro computador. Um browser como o Netscape é um exemplo de cliente específico para a WWW. Em inglês: Client
Comutação por Pacotes
Uma tecnologia de transmissão de informação através de uma rede, que utiliza a divisão de mensagens em segmentos de tamanho fixo, chamados pacotes. Utilizado pela RENPAC, um serviço nacional de transmissão de dados digitais. O TCP/IP trabalha com essa tecnologia. Em inglês: Packet Switching
Correio Eletrônico
Veja Email

D

Dial Up
O mesmo que linha discada.
Domínio
O nome que identifica um servidor na Internet. Pode constar de duas ou mais partes, separadas por pontos, e que identificam uma hierarquia de domínios e subdomínios. Por exemplo, o domínio:
nib.unicamp.br
corresponde a uma máquina (nib) em uma instituição ou rede (unicamp) no Brasil (br).
Uma domínio pode estar apenas em uma máquina, mas uma máquina pode ter mais de um nome de domínio. Cada domínio está associado a um número que identifica a máquina ligada à Internet, e que é chamado de Número IP.

E

E-mail (Electronic Mail)
Sistema de envio de mensagens entre dois computadores ligados à Internet. Um usuário tem uma caixa postal eletrônica, que pode ser acessada por um programa especial.
Ethernet
Um protocolo de intercomunicação entre computadores ligados em rede. Pode ser usado com qualquer tipo de computador e atinge velocidades de 10 megabits por segundo (Mbps). Já existe o Fast Ethernet, que atinge 100 Mbps.

F

FAQ (Frequently Asked Questions)
Documentos on-line que tem as perguntas e respostas mais freqüentes feitas sobre um determinado assunto, lista de discussão, site na WWW,etc.
Finger
Um software da Internet que permite determinar se um usuário específico existe e está conectado a um determinado servidor. Muitos servidores, por razões de segurança, não permitem o acesso via Finger.
FTP (File Transfer Protocol)
Um conjunto de regras que permite a transferência de arquivos binários ou de texto entre dois computadores ligados à Internet. Um servidor que permite esse acesso se chama servidor FTP. Existe um método para copiar arquivos sem necessidade de ter senha de acesso: chama-se FTP anônimo, e dá acesso à áreas públicas de um servidor.

G

Gateway
De maneira geral, é um sistema que dá acesso simultâneo a duas redes de computadores; como, por exemplo, entre uma rede local e a Internet, ou entre duas redes distintas (por exemplo, Compuserve e Internet), canalizando o tráfego e, se necessário, traduzindo protocolos dissimilares.
GIF (Graphics Interchange Format)
Um dos formatos de imagem digital comprimida mais populares na Internet, e que foi desenvolvida pela Compuserve. É automaticamente reconhecida e visualizada pela maioria dos browsers. Veja também: JPEG.
Gigabyte
Um bilhão de bytes, aproximadamente
Gopher
Um sistema para acesso à informação textual na Internet, na forma de menús simples. Consta de um cliente gopher, localizado no seu micro ou terminal, que permite acessar qualquer servidor gopher ligado à Internet. Atualmente, em decadência, devido ao predomínio do método de acesso por hipertexto, na WWW.

H

Home Page
Refere-se à página principal de informações em um site na WWW. Pode ser uma página pessoal ou de uma instituição, ou de um recurso de informação determinado.
Host
Hospedeiro, em inglês, refere-se a qualquer computador em uma rede que oferece serviços de acesso para outros computadores (servidor). Também se refere ao computador que oferece acesso à Internet via acesso discado ou linha privada.
HTML (HyperText Markup Language)
Uma linguagem de marcação de textos e imagens usada para formatar home pages e outros documentos para serem visualizados na WWW, e que implementa as funções do hipertexto. Ao receber uma página codificada em HTMLde um servidor da WWW, o software cliente (ou browser), converte-a em uma exibição em hipermídia.
HTTP (HyperText Transport Protocol)
O protocolo usado pela Internet para transmitir arquivos codificados em HTML entre um servidor e um cliente, na WWW.
Hipertexto
Um documento que contém vínculos, ou links, a outros pontos do mesmo documento, ou a outros documentos, arquivos de texto ou imagens disponíveis em algum servidor ligado à Internet. Clicando-se o mouse em um link, causa o HTTP a buscar e transmitir o arquivo indicado para o cliente. Em inglês: Hypertext.
Hipermídia
Denomina-se a tecnologia ou o seu produto, no qual se combinam as características da multimídia e do hipertexto (ou seja, permite a navegação não linear usando elementos de gráficos, textos, sons, etc.). Em inglês: Hypermedia.

I

Intranet
Uma rede local que utiliza o mesmo protocolo, sistemas e programas usados na Internet para acesso remoto, cópia de arquivos, correio eletrônico e acesso à hipertexto e multimídia. É como se fosse uma internet privada.
IP
(Internet Protocol Number) - É um código numérico, constituido de quatro segmentos numéricos entre 0 e 255, usado pela Internet (protocolo TCP/IP) para identificar de forma única um host ou máquina ligada à Internet. Exemplo: 165.113.245.2. Um IP pode ser associado simbolicamente a um ou mais nomes de domínio, que são mais fáceis de lembrar. Quando se utiliza o protocolo SLIP ou PPP, o computador que se conecta à Internet recebe um IP temporário, que depois é perdido, ao se desconectar.
IRC (Internet Relay Channel)
Um protocolo da Internet que permite o "bate-papo" (Chat) on-line entre vários clientes ligados simultaneamente a um servidor IRC. As conversas se dão através de canais públicos (multicanais) ou privados.
ISDN (Integrated Services Digital Network)
Uma técnica de transmissão de dados digitais por meio de linhas telefônicas normais; permite a integração entre voz, texto e imagens. Usa velocidades entre 56 a 128 mil bps.
Java
Uma linguagem de programação desenvolvida pela empresa Sun Microsystems especificamente para permitir a execução de programas dentro de um browser, após transmissão pela Internet. Usando pequenos programas em Java, chamados applets, diversas funções não disponíveis em HTML podem ser adicionadas à uma home page.
JPEG
Um padrão para imagens fotográficas e gráficos digitalizados comprimidos. Ë automaticamente reconhecido e visualizado pela maioria dos browsers.

K

Kilobyte
Aproximadamente 1000 bytes (o número correto é 1024, por razões de construção dos computadores),

L

Linha Discada
Uma linha telefônica ou método de acesso à Internet usando-se discagem direta pelo modem de chamada. Em inglês: Dial-Up
Lista de Distribuição
Um sistema de mala direta de email, que permite a distribuição de mensagens para um grupo de usuários.
Lista de Discussão
Uma lista de distribuição montada especificamente para permitir a discussão ou trabalho cooperativo entre vários usuários, em torno de um tema determinado.
Listserv
Um programa que permite a implementação de listas de distribuição ou listas de discussão na BITNET e na Internet. Existem outros programas similares em operação, tais como Listproc e Majordomo.
Login
Processo de entrada em um host ou computador remoto, que consiste no fornecimento de um identificador (o login propriamente dito) e uma senha (ou password), e que se validado corretamente, dá acesso ao mesmo, para uso da Internet.

M

Mailing List
A mesma coisa que mala direta.
Mala Direta
Um sistema automatizado que permite o envio de um email para vários endereços ao mesmo tempo na Internet. É a base das listas de distribuição.
Megabyte
Aproximadamente 1000 Kbytes.
MIDI
Uma interface e um protocolo específico para especificar seqüências sonoras polifônicas digitalizadas, e para conectar instrumentos musicais eletrônicos a computadores digitais.
MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions)
Um padrão que permite o envio de arquivos binários, de imagens, voz, etc., através do email. Quando arquivos desse tipo são enviados através de um programa compatível com MIME, eles são recodificados na oiigem, na forma de caracteres de texto, e decodificados no destino.
Mirror
Espelho, em inglês. Significa uma cópia completa de um determinado site ou diretório, em outro host ligado à Internet. Geralmente usado para facilitar o acesso a sites com muita demanda.
Modem (MOdulator, DEModulator)
Um dispositivo eletrônico, ou equipamento conectado a um computador, que permite a transmissão digital de dados através do sistema telefônico normal. Converte os bits em seqüências de tons audíveis, a uma determinada velocidade medida em bits por segundo (bps).
Mosaic
O primeiro browser ou programa cliente gráfico para a WWW, desenvolvido pelo National Center for Supercomputer Applications (NCSA). Atualmente, em grande parte substituido pelo Netscape e pelo Internet Explorer.
MPEG
Um padrão para video digital comprimido. Arquivos neste formato têm a extensão .MPG ou .MPEG. É necessário um plug-in para poder visualizar o filme neste formato em seu browser.
Multimídia
Tecnologia que permite combinar, em um único programa ou método de acesso (rede, CD-ROM, etc.), informações em diferentes meios, tais como texto, imagens estáticas e dinâmicas, clipes de áudio e de vídeo. Inclui funções de interatividade, ou seja, a possibilidade do usuário interagir com o programa na forma de um diálogo bidirecional. Também chamado de multimeios. Veja também hipermídia. Em inglês: Multimedia.

N

NCSA (National Center for Supercomputer Applications)
Um importante centro de pesquisas americano, situado no estado de Illinois, EUA, que desenvolveu o primeiro browser gráfico para a WWW, e que fixou diversos padrões importantes nesta área.
Netscape
Um dos browsers gráficos ou clientes para WWW de maior sucesso e disseminação, foi desenvolvido com base no NCSA Mosaic, e comercializado pela empresa de mesmo nome. Existe para diversas plataformas, como Windows 3.1, Windows 95, UNIX e Macintosh. Atualmente disponível na versão 4, chamado Netscape Communicator.
Newsgroup
O nome em inglês, para o serviço de acesso à notícias na forma de quadro de avisos, ou grupos de notícias. Disponível através da USENET. O seu acesso necessita geralmente de um programa cliente especial, chamado leitor de notícias (newsreader). As versões mais recentes dos browsers têm o newsreaders já incluído.
NIC (Networked Information Center)
Um servidor ou organização que centraliza informações sobre rede, tais como listas brancas e amarelas, nomes de domínios, etc. O mais famoso é o InterNIC, o centro NIC geral da Internet.

Nodo
Nome genérico que se dá a qualquer computador ligado a uma rede. Em inglês: Node.

P

Packet Switching
Sistema de Comutação por Pacotes, em inglês
Password
Senha, em inglês.
Plug-in
Um software que adiciona recursos computacionais a um cliente ou browser da WWW, como por exemplo a visualização de videoclipes em MPEG, a audição de audioclipes em Real Audio, etc. Assim, o usuário necessita instalar apenas os plug-ins que necessita usar. A maioria dos plug-ins está disponível gratuitamente na própria Internet (uma lista de todos os plug-ins para o Netscape pode ser encontrada em www.netscape.com)
POP (Post Office Protocol)
É um protocolo que permite a comunicação de um software cliente com um servidor de email, através de SLIP ou PPP. Usado por programas como Netscape Mail, Eudora, etc. O usuário que quiser usar este método precisa ter uma conta POP em seu host.
Port
É a via por onde a informação entra e sai de um computador ligado à Internet, ou host. Normalmente, cada serviço ou protocolo da Internet funciona segundo uma porta determinada, que recebe um número. Esse número as vezes consta de um endereço do tipo URL, depois do sinal de dois pontos (:)
PPP (Point to Point Protocol)
Um protocolo de comunicação serial ponto-a-ponto que permite a conexão de dois computadores via o protocolo TCP/IP, através de um modem e linha telefônica. Geralmente considerado melhor e mais seguro que o outro protocolo desse tipo, o SLIP.

R

Real Audio
Um produto, desenvolvido por uma empresa norte-americana que utiliza uma tecnologia proprietária de streaming audio, ou seja, que permite a transmissão de arquivos de sons e outras informaçòes acopladas, podendo ouví-las a medida que o arquivo está chegando do servidor. Os arquivos em Real Audio têm a extensão .RA ou .RAM. A mesma empresa desenvolveu padrão semelhante para streaming video, chamado Real Video.
RENPAC
Rede Nacional de Comutação por Pacotes, um serviço de transmissão digital de dados oferecido em nível nacional pela Embratel. Um serviço de acesso independente da Internet, mas que pode ser usado para tal.
RLOGIN
Um serviço da Internet semelhante ao TELNET.
Roteador
Um combinação de computador/software especial, que gerencia a conexão entre duas ou mais redes de computadores, e dirigindo o tráfego de pacotes de informação (roteamento). Em inglês: Router.

S

Senha
Uma palavra secreta, utilizada por um usuário para ter acesso privado a um servidor remoto. Em inglês: Password.
Servidor
Uma combinação de computador e software que fornece um ou mais serviços de provimento de informações e de funções computacionais a outros computadores ligados a uma rede; denominados de clientes. Em inglês: Server.
SLIP (Serial Line Internet Protocol)
Um protocolo de comunicação serial ponto-a-ponto que permite a conexão de dois computadores via o protocolo TCP/IP, através de um modem e linha telefônica. O outro protocolo desse tipo se chama PPP.
Soquete
Refere-se a um software que, adicionado a um sistema operacional, estabelece um protocolo, ou linguagem de comunicação com outro computador. O Windows 3.1, por exemplo, necessita de um soquete TCP/IP (chamado WinSock) para poder se comunicar com a Internet. O WinSock mais conhecido se chama Trumpet. Em inglês: Socket.

T

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol)
Um conjunto de protocolos ou regras de comunicação que é a base de funcionamento da Internet e das intranets. Para que um computador de uma determinada marca e/ou sistema operacional possa se comunicar com a Internet, é necessário que ele tenha o protocolo TCP/IP, como é o caso do Windows 95, ou que se adquira um software que implemente um soquete TCP/IP, como é o caso do Windows 3.1.
Telnet
Um software que permite acessar um computador remoto, ou host, através da Internet, fazendo com que o computador cliente funcione como se fosse um terminal do outro. Permite realizar um login remoto (RLOGIN), com entrada de senha.
Terminal
Um dispositivo que funciona como cliente de um computador central ou host. Pode constar apenas de um teclado e video (terminal  "burro") ou de um microcomputador dotado de um software especial de emulação de terminal (como Windows Terminal, HyperTerminal, ProComm, ou outro). Neste caso, é chamado de "terminal inteligente".

U

UNIX
Um sistema operacional de computadores, multiusuário (vários usuários podem usar um computador central ao mesmo tempo) e multitarefas (um mesmo computador pode executar vários programas ao mesmo tempo). Contém o TCP/IP nativo, portanto é usado por 9 entre 10 servidores (hosts) da Internet,
URL (Uniform Resource Locator)
Uma forma padronizada de se especificar o endereço de qualquer recurso, site ou arquivo existente em um servidor da WWW. O URL contém o protocolo (por exemplo, HTTP), a máquina onde está a informação ou domínio (exemplo: www.nib.unicamp.br), o diretório (exemplo: svol) e o arquivo (exemplo: index.html), dando um endereço completo e único:
http://www.nib.unicamp.br/svol/index.html
USENET
Uma rede global de grupos de discussão e notícias (newsgroups), baseado em servidores especiais que colocam essas notícias e mensagens em uma área especial que pode ser acessada via Internet.

W

WAIS (Wide Area Information Servers)
Um software e serviço da Internet que permite a indexação e a pesquisa de arquivos e bases de dados construídas como textos.
WWW (World Wide Web)
O conjunto de servidores e o serviço de acesso à informação usando multimídia (texto, sons e imagens) baseado principalmente no protocolo HTTP.

Renato M.E. Sabbatini


Home Busca Indice Ajuda Email In English Anterior Proximo


Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas

© 1997 Renato M.E. Sabbatini
Apoio:
Searle do Brasil