Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo

Aplicações Clínicas da Internet na Medicina

Gary Malet, MD


Introdução | Áreas de aplicação | O Medical Matrix | Sumário | O Autor

Introdução

A Internet é uma gigantesca rede mundial que interconecta computadores entre si e que tem se expandido rapidamente. Ela tem atualmente (abril de 1997), cerca de 50 milhões de usuários e 15 milhões de computadores. Este alto nível de conectividade apresenta oportunidades incomparáveis para promover a intercomunicação e a cooperação em escala global, o acesso e o compartilhamento da informação. A Internet fornece ferramentas de busca, uma infraestrutura de suporte, e uma imensa base de dados digital de informação para todos aqueles interessados em saúde.

A interface de navegação implementada por programas como o Internet Navigator da Netscape, o Internet Explorer da Microsoft, e outros visualizadores ("browsers"), tornou a Internet atrativa e acessível para um amplo público. Estes programas de "navegação" dão ao usuário a possibilidade de realizar pesquisas em grandes bases de dados de texto, de imagens de patologia e de radiografias, arquivos de sons, e outras imagens gráficas, e exibí-las em poucos segundos. A National Library of Medicine e a maioria das associações médicas profissionais e faculdades médicas têm se tornado parte deste esforço pioneiro em fornecer acesso multimídia aos recursos globais de saúde.


O Hospital Virtual da Universidade de Iowa

A base de dados Medline também está disponível na Internet, através de diversos patrocinadores. O Mediline é uma ampla compilação de artigos em revistas médicas de todo o mundo. Outros textos médicos, estatísticas e programas também estão disponíveis em arquivos de informação em faculdades médicas e universidades e podem ser facilmente pesquisados através de palavras-chave.

Os membros da comunidade da Internet podem se encontrar para dialogar em grupos de discussão e dividir conhecimentos médicos sobre muitos tópicos, desde o diagnóstico de doenças até a sua terapia. Os grupos especiais de interesse em temas médicos, as universidades e até indivíduos, estão rapidamente criando diretórios, grupos de notícias e listas de discussão por correio eletrônico na Internet. Notícias, informações sobre produtos, e anúncios de congressos e outros eventos são postados na Internet bem antes de chegarem às impressoras das editoras.

Uma característica marcante da Internet é a possibilidade de que qualquer usuário se tornar também um provedor de recursos de informação, e passar a oferecer arquivos aos demais usuários. A Internet tem o potencial de provocar um aumento ilimitado no número de vídeos, textos, e informação multimídia ao computador

A visão de um futuro em que todos os médicos possam acessar redes de consultas computadorizadas, registros eletrônicos de pacientes na Internet, e amplas base de dados de textos e imagens, foi apenas parcialmente atingida nos últimos anos. Neste período, tornaram-se disponível on-line uma vasta coleção de arquivos de medicina clínica, novos resumos de trabalhos científicos em revistas referendadas, bem como casos e fóruns interativos.

O compartilhamento dos registros clínicos de pacientes através da Internet, bem como a integração das fontes do conhecimento ao fluxo de trabalho dos profissionais de saúde definirão a nova fronteira para a Internet médica no futuro. Um número crescente de médicos clínicos está comprando microcomputadores e tomando conhecimento dos numerosos recursos de informação em saúde disponíveis através de catálogos on-line, como resultado da facilidade de uso das ferramentas navigacionais oferecidas pelo Netscape e pelo Internet Explorer. O conhecimento médico globalizado e a capacidade analítica dos computadores de alta velocidade está começando a ser aplicada em problemas da prática clínica.

Outro desenvolvimento importante é que os provedores tradicionais de informação médica começaram a reconhecer as vantagens potenciais da multimídia da Internet. Como resultado, muitas associações médicas e universidades passaram a oferecer gratuitamente suas revistas e base de dados através deste meio.

As publicações científicas que trabalham com revisão dos trabalhos pelos pares ("peer-review"), também estão elaborando estratégias cuidadosas para proteger a sua propriedade intelectual e para manter a integridade acadêmica, ao mesmo tempo que asseguram suporte financeiro adequado para a manutenção das publicações. Apenas recentemente, as editores comerciais passaram a oferecer a possibilidade de pesquisar em base de dados e permitir o acesso aos textos completos de suas publicações. Eles têm a esperança de que, em um futuro próximo, o público passará a utilizar o "dinheiro eletrônico' ("cybercash") para pagar o acesso ao conteúdo completo dos artigos.

O objetivo deste artigo é fazer uma breve revisão dos avanços mais importantes ocorridos na área das aplicações clínicas da Internet durante 1996 e o início de 1997, detendo-nos particularmente em alguns tópicos em que se observou maior progresso:


Referências Clínicas e Livros-Texto

Um grande número de guias de referência clínica para apoio à atenção médica está disponível na Internet. O Manual Merck, em sua edição de 1992, é um hipertexto pesquisável do manual médico mais utilizado do mundo. Outro livro, o Family Practice Handbook (Manual da Clínica de Família), um projeto do Hospital Virtual da Universidade de Iowa, apoiado pela National Library of Medicine, e nos dá acesso a um guia de atenção primária de saúde. O Outlines in Clinical Medicine at Avicenna (Sinopse de Medicina Clínica Avicenna) fornece uma revisão de medicina interna na forma de páginas de hipertexto categorizadas por tópicos de doenças.

O Physician's Desk Reference (correspondente ao Dicionário de Especialidades Farmacêuticas) fornece acesso e possibilidade de busca a uma base de dados completa de medicamentos comerciais e genéricas, incluindo todas as informações sobre dosagens, afeitos adversos e contraindicações. A base de dados pode ser pesquisada por nomes genéricos e por categoria de medicamentos.

O acesso livre à base bibliográfica Medline passou a ser disponível a partir de 1996, através da National Library of Medicine, usando uma nova interface desenvolvida pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), chamada de PubMed

O servidor WWW do CDC (Centro para o Controle e Prevenção de Doenças), do governo americano, tem um mapa clicável que dá informações sobre países específicos para o público e para os profissionais de saúde sobre quais são as doenças que podem ser encontradas, vacinações e outras medidas preventivas a serem tomadas durante uma viagem internacional.

O Health Explorer oferece um mecanismo de busca que recupera documentos de educação para pacientes, com base em palavras-chave.


Notícias e Artigos Científicos

Muitas publicações especializadas em notícias clínicas, assim como revistas médicas com artigos revisados, apareceram na Internet e estão competindo por um posicionamento como provedores de informação neste novo meio. Assim, o JAMA, o Journal of the American Medical Association; a revista médica mais lida do mundo, o New England Journal of Medicine, o British Medical Journal, e o Annals of Internal Medicine já estão disponíveis on-line com resumos e textos completos selecionados.

As agências noticiosas Reuters e Medical Tribune têm atraído grande audiência com seus produtos jornalísticos profissionais. A característica de livre acesso da Internet está levando a esforços inovadores quanto à classificação e categorização de diversos materiais informativos na Internet. Por exemplo, o WebMedLit apresenta notícias diárias sobre temas médicos em diversas áreas, unicamente através de links aos provedores de recursos de informação.


Ferramentas de Apoio à Decisão

Módulos on-line tais como o Heart Attack Survival Calculator ( Calculadora de Sobrevivência a um Ataque Cardíaco") são os primeiros exemplos de sistemas distribuídos de apoio à decisão na Internet. O programa aceita valores clínicos, tais como ö grau de oclusão coronariana conhecida e estima a probabilidade do paciente sobreviver ainda durante a hospitalização

A integração das fontes do conhecimento nos pontos onde é realizada a assistência de saúde está ocorrendo principalmente em intranets hospitalares, tais como no sistema Kaiser-Permanente, dos EUA, onde se disponibiliza diretamente para o usuário médico diversos algorítmos e guias de prática clínica. O sistema DXplain desenvolvido na Universidade de Harvard pelo Dr. Octo Barnett, é um programa de apoio à decisão completo, disponível para médicos cadastrados através da Internet.


Bases de Dados de um Casos Clínicos

Em muitas especialidades, estão sendo oferecidos através da Internet documentos que simulam a experiência de consultas com pacientes reais. Imagens patológicas, radiológicas ou dermatológicas, acompanhadas de anotações de texto, aumentam o número de referências comparativas que podem ser usadas pelos médicos e estudantes para saber como se tratar um paciente. Um arquivo de casos em dermatologia está disponível na base de imagens da Universidade de Erlangen, na Alemanha, e em patologia na Universidade de Utah, EUA. Um museu de radiologia, contendo imagens clássicas de ensino é oferecido pelo Central Middlesex Hospital Trust, da Inglaterra. O Paciente Interativo simula uma consulta médica, fazendo perguntas e dando sugestões em resposta aos diagnósticos oferecidos pelos usuários. Assim, estão começando a aparecer na Internet as primeiras bases de dados de casos clínicos universalmente acessíveis.


Guias Clínicos e Normas Terapêuticas

O serviço de informações HSTAT da National Library of Medicine é um recurso eletrônico que permite o acesso ao texto completo das normas de prática clínica do AHCPR (Centro Americano de Políticas e Pesquisa em Saúde), e foi desenvolvido como parte de um grande empreendimento do governo americano. O HSTAT inclui outros documentos úteis na tomada de decisões em assistência em saúde, tais como os Consensus Statements (Declarações de Consenso Clínico), do National Institute of Health e os Guides to Clinical Preventive Services (Guias de Serviços Clínicos Preventivos), do U.S. Preventive Services Task Force.

O CancerNet é oferecido pelo prestigioso National Cancer Institute e apresenta o que há de mais recente sobre a terapia de câncer para médicos (Cancer Treatmnt Statements for Physicians.). Os Guias de Prática Clínica (Clinical Practice Guidelines) do American College of Cardiology apresenta consensos clínicos sobre numerosos tópicos, tais como o controle do infarto do miocárdio, cateterização cardíaca, etc.


Módulos Multimídia e Educação Médica Continuada

Os provedores comerciais de informação descobriram um bom nicho de mercado no oferecimento gratuito de módulos de educação médica continuada baseados em casos, os quais são particularmente atraentes para os médicos rurais. A cmeWEB (Medical Education for Physicians) oferece testes em medicina de emergência e primeiro-socorros para médicos que tenham se registrado previamente, aceita pagamento com cartão de crédito e dá um certificado de participação on-line. O OncoLink é um recurso multimída sobre câncer, muito bem desenvolvido e mantido pela Universidade de Pennsylvania, e é direcionado a médicos e outros profissionais de saúde, assistentes sociais e pacientes. O Hospital Virtual de Iowa é uma extensa base de dados multimídia que utiliza extensamente os recursos da Internet e que incorpora diversas funções, tais como busca por texto livre, clipes de áudio e vídeo e imagens de alta resolução. O Hospital Virtual dá um apoio valioso à assistência ao paciente e ao aprendizado à distância. A Universidade de Washington oferece arquivos digitais de ensino de radiologia bem construídos, disponíveis para a obtenção de créditos de educação médica continuada para médicos americanos. O Virtual Medical Center (Centro Médico Virtual) tem links para milhares de casos e arquivos didáticos e dá destaque aos cursos de educação médica continuada existentes na Inetrnet. Um uso exemplar de interatividade e multimídia é fornecido pelo Advanced Cardiac Life Support Module (Módulo Avançado de Apoio Vital Cardíaco)


Documentos Para Educação de Pacientes

Tem ocorrido na Internet uma enorme proliferação de documentos com descrições de doenças, protocolos de tratamento, informações sobre cuidados médicos, fontes de notícias, informações sobre medicamentos e outros tipos de recursos e documentos voltados para a educação dos pacientes. A Med Help International, é uma das maiores base de dados nesse sentido.

O serviço Healthline da Universidade de Montana oferece tópicos de interesse geral em saúde. Cobre tópicos de saúde física e mental, incluindo sexualidade, informações sobre medicamentes e alcoolismo, dicas de especialistas e fatos sobre dietas e nutrição. Os documentos da Healthline foram indexados por assunto na Jonathan Tward's Multimedia Medical Reference Library (Biblioteca de Referência Médica Multimídia). O servidor gopher sobre doenças transimissíveis da Secretaria de Saúde de Nova Iorque oferece páginas de informações detalhadas para um grande número de doenças infecciosas em formato PDF.


Fóruns Interativos

Um dos benefícios da conectividade através da Internet é a possibilidade de que colegas médicos estabeleçam redes e projetos de intercomunicação, e participem de processos de decisão globais colaborativos. À medida que mais médicos praticantes se conectam à Internet, há um aumento no intercâmbio de novos desenvolvimentos, de estudos de casos, protocolos de tratamento, oportunidades de emprego e consultas remotas. O MedConnect permite aos usuários seguir discussões baseadas na Web sobre vários tópicos clínicos. No Medical Journal Club on the Web, artigos de medicina interna publicados recentemente são resumidos e complementados com os comentários dos leitores participantes. Muitos sites médicos da Internet estão adicionando recursos de comentários às suas áreas de informação especializada, de modo a encorajar a discussão sobre casos ou sobre temas atuais. Grupos de interesse e de especialidades estão rapidamente criando grupos de notícias e listas de discussão.


Registros Médicos Multimídia

A transferência de dados médicos sobre pacientes entre hospitais, utilizando padrões comuns, está ganhando espaço na Internet. Muitos projetos demonstrativos de registros médicos baseados na WWW estão disponíveis na Internet, evidenciando a intensa atividade de pesquisa e dos provedores de informação. Uma lista de demostrativos de sistemas de registro médico eletrônico baseados na WWW está disponível no site da Universidade de Columbia, NY. Uma revista, a Health Data Management, apresenta o texto completo sobre os últimos desenvolvimentos neste campo. Uma visão compartilhada por todos é a de que os navegadores da WWW serão a principal interface eletrônica para o registro médico dos anos 90.


A Medical Matrix

Por volta de 1992, a força dos BBSs baseados no correio eletrônico das empresas americanas Compuserve e Prodigy estava se tornando óbvia para os profissionais de saú adeptos da computação. Os usuários destes BBSs estavam compartilhando recursos entre si, colocando voluntariamente conhecimentos na rede, juntando conhecimentos especializados e resolvendo problemas de maneira revolucionária. Um grupo de pioneiros, incluindo os doutores Paul Kleeburg, Michael D'Alessandro, Keith Ruskin, e Loren Buhle, começou a criar recursos e a considerar como este acesso universal à informação poderia ser aplicada à educação médica e à dificil tomada de decisões na prática clínica.

Naquela época, como a interface era baseada em sistemas Unix, poucos médicos estavam usando a Internet. Lee Hancock, na Universidade do Kansas, elaborou o primeiro catálogo sobre recursos de ciências da saúde na Internet. Isto cresceu para um esforço colaborativo de registrar e manter uma base de dados de textos de medicina clínica, chamado "The Medical List". Com o lançamento do visualizador Mosaic para a WWW, a base de dados foi convertida por mim para HTML e intitulada de Medical Matrix, sendo que o servidor da Universidade do Kansas passou a abrigá-la. O Grupo de Trabalho em Internet da American Medical Informatics Association foi formado em 1994 para servir como foco para um grupo de médicos e especialistas em informação, promovendo recursos médicos e de saúde on-line e explorando métodos para melhorar a formação de redes globais em assistência de saúde. O Medical Matrix é, hoje, um dos projetos oficiais desse grupo.

A Medical Matrix tem uma grande quantidade de links médicos na Internet, registrados em uma base de dados hierárquica abrangente de recursos globais que podem ajudar no tratamento de pacientes. Esta lista de recursos médicos na Internet é oferecida também em forma impressa, assim como em texto online, e como base de dados em hipertexto para Internet, acessível com a utilização de navegadores como o Netscape. Foi projetada como uma "homepage" a ser usada diretamente no computador de um médico ou profissional de saúde. Os critérios para seleção e classificação de ítens da base incluem a sua utilidade para a aplicação clínica, nível de qualidade e possibilidade de acesso irrestrito. Todos os recursos estão em texto completo, a não ser que especificados em contrário. Os sites são revistos por um corpo editorial proveniente do Internet Working Group da American Medical Informatics Association. Um documento chamado "Medical Matrix What's New", contendo as adições recentes à base de dados, pode ser pesquisado em http://www.uoeh-u.ac.jp/MML/MMS-e.html. Todos os links são indexados por tópicos e apresentadas no site da Medical Matrix em http://www.medmatrix.org. A Medical Matrix é continuamente atualizada e verificada. Os links para estes recursos são oferecidos aos usuários interessados em ter o mais rápido acesso possível aos conhecimentos de determinado tópico clínico.

Um acesso via Gopher para este documento também está disponível. O Gopher permite a busca por palavras chave e o envio de email para qualquer endereço da Internet. As versões mais recentemente atualizadas da Medical Matrix serão mantidas nos endereços Internet acima.


Sumário

Em 1997, a Internet estará invadindo a medicina clínica e demonstrando sua grande capacidade para a apresentação global de recusos multimídia médicos diretamente no ponto de assistência aos pacientes, de modo a influenciar a decisão clínica. Sons, imagens e vídeos na Internet simulam casos reais e podem otimizar o aprendizado. Antecipa-se que as referências clínicas na Internet poderão se tornar universais de modo a satisfazer a intensa demanda por informações sobre a prática clínica. É um grande desafio realizar previsões sobre como os instrumentos de busca e documentos médicos multimídia interligados poderão oferecer um novo paradigma para o compartilhamento de estudos clínicos e de desenvolvimentos científicos. Programas projetados especificamente para acesso de multímidia em hipertexto com velocidades de modem de dez a cem vezes maiores do que as encontradas hoje terão utilidade ainda maior. A medicina na Internet interliga documentos, sobrepujando as fronteiras geográficas e entre as disciplinas médicas, e promove uma integração do conhecimento clínico que poderá revolucionar a prática médica.


O Autor

O Dr. Gary Malet é um médico de farmília baseado em São Francisco, Califórnia. Ele é um pesquisador em Informática Médica na Oregon Health Sciences University, Portland, Oregon, e Co-Presidente do Internet Working Group, da American Medical Informatics Association. O Dr. Malet foi um dos fundadores e é atualmente o coordenador da Medical Matrix, um importanto catálogo de recurso em medicina clínica. Ele também é membro do Corpo Editorial da Revista Intermedic. Email: gmalet@healthtel.com

Copyright 1997, Healthtel Corporation. Healthtel Corporation


Capa Sumario Busca Indice Email In English Anterior Proximo


Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas

© 1997 Renato M.E. Sabbatini
Apoio: