Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 6 Nov/Dez 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato

AntProx

Consultório Portátil

Gostaria de saber se é viável usar em meu consultório um computador portátil, ao invés de um computador de mesa. Assim eu poderia levar o computador para casa para o hospital onde trabalho, com todos meus dados

A decisão entre ter um computador portátil ou de mesa como sua máquina "principal", ou seja, onde irão residir primariamente os programas e os arquivos do seu sistema de informatização do consultório depende de muitos fatores, nenhum deles relativo à capacidade do computador em si. Atualmente os portáteis em tamanho "laptop" e "notebook", ou mesmo os "sub-notebooks" (como o fantástico Libretto, da Toshiba, mostrado na figura), têm recursos de disco, memória e monitor de vídeo mais do que suficientes para implementar um sistema de porte razoável. Até mesmo a questão de conexão à Internet ou à uma rede local da clínica e consultório podem ser facilmente resolvida através de cartões PMCIA de fax modem e de placa Ethernet (existem cartões com função dupla).A pergunta mais importante que você deve fazer a si mesmo é para que e por quem o sistema é usado. Se você tem um consultório pequeno, e o computador só é usado para registrar os dados individuais e clínicos dos pacientes, emitir receitas, consultar a Internet ou um CD-ROM, então é perfeitamente viável ter um "escritório portátil", que você pode carregar com você para casa, para o hospital, e para o consultório. Você irá economizar muito tempo de cópia.Agora, se o sistema também é usado para agendamento de pacientes, controle financeiro e de recebimentos de convênios, e outras tarefas em que funcionários de sua clínica têm uma participação rotineira, então o ideal é ter uma pequena rede local baseada em um computador de mesa fixo. Os dados e os programas devem residir todos nesse servidor. Você ainda pode ter em sua sala um computador de mesa fixo, ligado à rede, ou então pode conectar o seu portátil toda vez que vai trabalhar. Assim fica mais fácil carregar e descarregar os arquivos dos pacientes que você modificou em outros locais, ou deseja examinar em casa.

Caso você não tenha uma rede no consultório, mesmo assim existem várias maneiras de transferir os arquivos entre o computador de mesa e o portátil. O próprio Windows 95 tem uma função de transferência via cabo. Basta você comprar, ou mandar fazer, um cabo chamado "null-modem", que permite interligar as saídas seriais dos dois computadores e copiar arquivos de um lado para o outro muito facilmente. Os novos computadores "palmtop", como o Cassiopéia, o HP, o Psion e outros, também tem o Windows CE, que permite a transferência, e vem com um cabo.

Topo Renato M.E. Sabbatini


© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: