Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 6 Nov/Dez 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato

AntProx
Noticias & Novidades

Telefonia interativa faz triagem de pacientes

Um novo sistema de telefonia interativa, controlado por computador, pode ajudar no diagnóstico de primeiros socorros e problemas mentais de saúde mais eficientemente. O sistema, que se chama PRIME-MD (Primary Care Evaluation of Mental Disorders) está conectado a um número 800 através do qual os pacientes recebem treze questões geradas por voz do computador e respondem aos números que correspondem às respostas. Os resultados da entrevista são então enviados ao médico para avaliação. O estudo feito com 200 pacientes mostrou que eles admitiam ter sintomas de certas doenças psiquiátricas as quais não revelavam aos médicos de atenção primária. Os resultados foram semelhantes aos obtidos por um profissional de saúde mental e mostraram que o sistema é mais efetivo do que um clínico geral para diagnosticar certas doenças mentais e que podem ter um papel importante na identificação e triagem em saúde mental. Além disso, economiza tempo do médico, o qual gastaria em media 15 minutos com este teste com cada paciente. Segundo o editor associado do JAMA, Richard M. Glass, "o uso deste tipo de tecnologia oferece uma nova e promissora abordagem ao problema bem documentado de baixa taxa de detecção de desordens mentais na atencão primária de saúde. Fonte: Medical Tribune: Internist & Cardiologist Edition 38(17): 1997. Ver resumo original no Journal of American Medical Association

Sistema 3-D pode reduzir número de biópsias de mama

Milhares de biópsias para câncer de mama poderão ser eliminadas no futuro com uma nova tecnologia digital que oferece aos médicos uma visão tridimensional de anormalidades no tecido mamário. Em um estudo preliminar relatado no recente encontro anual da Radiological Society of North America em Chicago, o Dr. Andrew D. Maidment e colegas usaram técnica digital de processamentos de imagens em 3-D para examinar 44 mamografias suspeitas. Os pesquisadores foram capazes de identificar todos os 14 casos de câncer e acertaram o diagnóstico de 18 outros nódulos suspeitos. Com a técnica, o computadore subtrai as estruturas tissulares normais de uma imagem, ressaltando os elementos anormais. De acordo com Dr. Kopans, a técnica pode levar a uma melhoria na detecção de tumores pequenos e na precisão das mamografias, levando assim a uma redução do número de biópsias desnecessárias. Fonte: Medical Tribune: Obstetrician & Gynecologist Edition 5(1): 1998.

Referência: Three-dimensional imaging of breast calcifications. Maidment, Andrew D.; Albert, Michael; Conant, Emily F. (Thomas Jefferson Univ.) Journal: Proc. SPIE Vol. 3240, p. 200-208, 26th AIPR Workshop: Exploiting New Image Sources and Sensors, J. Michael Selander; Ed. Publication Date: 03/1998

Instituto desenvolve guia de avaliação da qualidade da informação na Internet

A Internet é uma revolução na informação em saúde, mas tem um problema: qualquer um pode colocar essa informação. As fontes variam de vendedores de produtos e de charlatães a entidades sérias do governo e na universidade. Embora as outras fontes de informação, como rádio, TV e imprensa também sofram desse problema, a facilidade e rapidez de acesso, bem como a possibilidade de interatividade colocam a Internet em uma situação ímpar. Muitas dessas fontes são válidas, mas outras usam intencionalmente de má-fé quanto à desinformação ou informação errada e enganosa. Com o objetivo de propor um conjunto de critérios que possam ser usados para avaliar confiavelmente a qualidade da informação na Internet pelo público (consumidores), uma comissão norte-americana, composta por especialistas do Health Information Technology Institute (HITI) e da Agency for Health Care Policy and Research (AHCPR) elaboraram recentemente um documento a respeito ("white paper"). Baseado no trabalho de uma reunião inicial e dos comentários recebidos, foram recomendados uma série de critérios, tais como: credibilidade da fonte, contexto, atualidade, utilidade, processo de revisão editorial, acurácia do conteúdo, evidências em que se baseia, citação das fontes originais, indicação de omissões, objetivo do documento e público-alvo. Também há critérios de qualidade quanto ao design, organização lógica, uso de mecanismo de busca, interatividade, personalização, arquitetura, links, etc. A Comissão continuará a se reunir para elaborar formas de testar os critérios e educar o consumidor a respeito dos mesmos e como devem ser usados. Será feito também um estudo de longo termo sobre a eficácia e o impacto dessa ferramenta sobre a qualidade da informação em saúde na Internet. O documento está disponível na Internet em: http://www.mitretek.org/hiti/showcase
/documents/criteria.html

SBIS Elege Nova Diretoria

Durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (http://www.sbis.epm.br), realizado junto ao Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, em Curitiba, PR, em outubro, a Assembléia Geral da SBIS elegeu sua nova diretoria para o biênio 1998-2000, e que ficou assim constituída: presidente (reeleita): Dra. Beatriz de Faria Leão (do Centro de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo), vice-presidente: Dra. Magdala de Araújo Novaes (do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco), secretaria geral: Dra. Heimar Marin (do Núcleo de Informática em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo), tesoureiro: Lira (do Setor de Informática do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo).

O Dr. Renato M.E. Sabbatini, coordenador do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, e editor-chefe das revistas Intermedic e Informática Médica, foi indicado pela Assembléia como o novo presidente da Federação para a América Latina e Caribe da International Medical Informatics Association (IMIA) e representante da região junto à Assembléia Geral dessa entidade internacional, que congrega todas as sociedades nacionais de Informática em Saúde (http://www. imia.org).

Entre outras decisões importantes tomadas pela Assembléia da SBIS, estão:

  1. A edição de uma publicação eletrônica própria da Sociedade, a ser negociada junto ao projeto SciELO (http://www. scielo.br), uma iniciativa da BIREME e da FAPESP de publicações científicas de qualidade na Internet. O Dr. Renato M.E. Sabbatini foi encarregado pela Diretoria e aprovado pela Assembléia para organizar a nova publicação, a qual deverá ter uma filosofia semelhante à da MD Computing, órgão oficial da American Medical Informatics Association (http://www.amia.org);
  2. A constituição de Grupos de Trabalho, ao molde dos Working Groups da IMIA, com o objetivo de concentrar esforços de fomento à pesquisa, ensino e intercâmbio de informações em áreas de interesse específico. Inicialmente foram estabelecidos os grupos de Educação em Informática em Saúde, Enfermagem, Odontologia, Prontuário Eletrônico do Paciente e Informatização Hospitalar. Cada GT deverá ter um mínimo de cinco membros, sendo que no máximo um de cada instituição. Os sócios poderão sugerir outros GTs, desde que haja massa crítica e interesse da SBIS.
  3. A constituição de Secretarias Regionais da SBIS, com a finalidade de expandir a cobertura e a participação geográfica mais ampla na Sociedade. Inicialmente ficariam constituídas as Secretarias do Norte/Nordeste, Sudeste e Sul, com coordenadores ainda a serem definidos. A SBIS é a sociedade profissional brasileira de Informática em Saúde, e representa o país na IMIA.

Completa-se Enlace por Cabo de Fibra Ótica com EUA

A Embratel, empresa brasileira de telecomunicações, recentemente privatizada e vendida para a americana MCI, terminou a instalação da Rede Nacional de Fibras Óticas, constituída por um enlace de fibra ótica entre quinze capitais estaduais, começando em Porto Alegre e terminando em Fortaleza. O cabo tem dezoito fibras óticas, 8.500 km de extensão e capacidade de 622 megabits por segundo de transmissão digital por laser (o equivalente a 28.000 ligações telefônicas simultâneas). No seu extremo sul, ele se liga de Curitiba a Montevidéu e Buenos Aires, fazendo a integração de telecomunicações digitais com o Mercosul. No seu extremo norte, mergulha debaixo do mar do Caribe e vai até a Flórida, EUA (East Palm Beach), passando pela ilha de Saint Thomas. Graças à casualidade histórica da maioria das capitais brasileiras ter sido fundadas junto ao mar, boa parte da infovia brasileira (2.500 km) caminha sob a água, na plataforma continental, menos em dois trechos: São Mateus (ES) a Porto Seguro (BA), e entre Natal (RN) e Fortaleza (CE). Também existe um trecho terrestre entre Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro. O espetacular projeto brasileiro permitiu aumentar a capacidade e a velocidade das ligações da Internet entre o Brasil e os EUA, que estavam estranguladas por serem via satélite, de baixa capacidade de tráfego e alto custo.

Fonte: EMBRATEL Imagem: Time Magazine

Nova Lista em Informatica Médica

Uma nova lista em informática médica foi criada com o objetivo de tornar possível a discussão e a integração de pessoal na área; e promover a troca de idéias e eventualmente a criação de um programa formal em informática médica. Para participar, envie mensagem a: lista_infomed-l@inf.ufrgs.br. Outra lista de discussão bastante concorrida, existente desde 1992, é a SBIS-L, operada pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Para assinar,envie mensagem SUBSCRIBE SBIS-L para maiser@ epm.br.

Topo

Silvia Helena Cardoso
Renato M.E. Sabbatini


© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: