Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 5 Set/Out 1998
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 
 

Ant Prox 

Resenha 

 

Introduction to Clinical Informatics 

Patrice Degoulet e Mario Fieschi. Springer-Verlag, New York, 242 pg., 1996.  

A oferta de bons livros didáticos em Informática Médica está aumentando rapidamente, em contraste com a situação há alguns anos atrás. Além do já conhecido livro de Shortliffe, um excelente volume, resenhado no número 2 da Revista "Informática Médica", foi editado recentemente sob a coordenação editorial do Prof. Jan van Bemmel, da Holanda. Agora chega novo livro ao mercado, também de autoria de dois especialistas europeu, e que tem por objetivo dar uma introdução à Informática Clínica, ou seja, a parte da Informática Médica que se dedica aos sistemas que tangenciam diretamente a prática clínica (atenção à saúde).  

Segundo os autores, o livro "não somente é destinado a estudantes de medicina, farmácia e odontologia, mas também para médicos e outros profissionais praticantes das ciências da saúde que necessitam de uma visão geral dos temas, bem como dos usos práticos da computação na atenção à saúde. [...] O livro é um instantâneo do equilíbrio entre a metodologia e as aplicações dos computadores na medicina em um determinado momento, baseado em tecnologias que mudam constantemente". Este, de fato, é o desafio de um livro que procura explicar uma tecnologia tão cambiante, e corre o perigo de ficar obsoleto em pouco tempo. 

O livro é subdividido em 15 capitulos, três apêndices, bibliografia, glossário e índice remissivo. Os temas tratados nos capítulos são bastante diversificados: sistemas de gerenciamento de informação médica, documentação e bases de dados, terminologia, linguagens e classificação, apoio à decisão, sistemas de informação hospitalar, registro médico computadorizado, processamento de sinais e imagens, redes, educação baseada em computadores, etc. Os apêndices dão uma revisão de teoria das probabilidades, outra sobre lógica, e uma série de úteis referências (associações, congressos, publicações e endereços na Internet).  

O livro é muito bem organizado, com capítulos não muito extensos, bem escritos, claros e didáticos, com vários diagramas e ilustrações. A informação é bastante atualizada tecnologicamente. A extensão dos temas é suficiente para um curso de pós-graduação em sentido lato, e mais que suficiente para um curso de graduação em Informática em Saúde. Para entender o material exposto pelo livro não é necessário ter noções prévias de matemática ou de computação. Um capítulo inicial e os dois apêndices já citados dão noções introdutórias suficientes. 

Considero que este é um dos livros mais úteis e informativos dentre os que existem no mercado, sem ser excessivamente longo. A UNICAMP utiliza-o em seus cursos de Informática Médica.  

Veja as resenhas de outros livros de Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual

Topo 
Renato M.E. Sabbatini 

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: