Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

Ant Prox 

resenha 

Yearbook of Medical Informatics

Jan Van Bemmel e Alexa T. MacCray (Ed.), International Medical Informatics Association (IMIA), Schattauer Verlag, 520 pg., 1996, US$ 120.  

Este é um livro já tradicional (esta é a quinta edição sucessiva, sempre com o mesmo objetivo), que todas as pessoas interessadas em Informática em Saúde devem ler. Contém a seguinte informação:  

1. Prefácio e editorial  

2.Informações sober a IMIA e descrição de 44 sociedades nacionais de Informática em Saúde filiadas a IMIA  

3.Descrição dos Working Groups da IMIA: Ciência da informação e educação médica, proteção de dados, Informática na atenção primária, classificação, linguagem e representação de conceitos, reconhecimento de padrões biomédicos e biossinais, informática na enfermagem, Informática em Saúde para o desenvolvimento, sistemas de informação hospitalar, informática em odontologia, impacto organizacional da informática médica estações de trabalho médicas, avaliação tecnológica e desenvolvimento em informática médica, padrões em informática em saúde, registro eletrônico de pacientes e informática em enfermagem. 4. Revisões científicas em quatro áreas da Informática Médica: padrões, registros médicos, compartilhamento de informação clínica e tecnologia colaborativa em saúde rural, feita por grandes especialistas; 

5. Reproduções de 56 artigos considerados os mais relevantes, publicados em Informática em Saúde no ano anterior, divididos em 8 áreas (mais de 200 autores de 13 pases):  

  • Educação e treinamento 
  • Gestão clinica e de saude; 
  • Registros médicos computadorizados; 
  • Sistemas de informação; 
  • Processamento de sinais e imagens; 
  • Sistemas de apoio a decisão; 
  • Processamento do conhecimento; 
  • Educação; 
6. Índice de autores  

7. Índice de assuntos  

É, sem dúvida, uma publicação excelente para se manter atualizado sobre o assunto, e para utilizar em ensino e pesquisa, além de ser editorada e impressa de forma bastante esperada. É editada todo ano pela International Medical Informatics Association (IMIA), a organização internacional que congrega todas as sociedades nacionais na área, e que promove, entre outros o Congresso Mundial de Informática Médica (MEDINFO). Para o Yearbook de 1998 já está anunciado um novo tema: Aplicações da Internet em Saúde, que promete ser tão bom quanto este.  

Vendas e Informações: Schattauer Verlag (P.O. Box 104545, W-7000, Stuttgart 10, Germany, Tel. 0049-711-229-870, Fax 0049 711-229-8750). Site da IMIA na Internet: http://www.imia.org.br  

Veja as resenhas de outros livros de Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual

Topo 
Renato M.E. Sabbatini 
 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: