Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 5 Set/Out 1998
 
Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato 

Ant Prox 

Noticias & Novidades 

Novo Método Computadorizado para Papanicolaou 

Um novo dispositivo que usa computadores para analisar o exame de Papanicolaou apresenta precisão semelhante e até mesmo ligeiramente aumentada em relação ao exame manual tradicional, de detectar resultados anormais. É o PAPNET, um dispositivo automático que foi recentemente aprovado pelo FDA e que utiliza redes neurais artificiais para examinar automaticamente as imagens de esfregaços. Ele tem por objetivo reduzir o número de resultados falso-negativos da triagem manual feita em laboratório. Algumas desvantagens deste sistema são os custos que chegam a ser até 30 vezes maior que os métodos tradicionais. Por isso, os pesquisadores recomendaram outras formas para reduzir a morte por câncer cervical, tais como a implementação de programas mais efetivos de detecção da doença. Por exemplo, eles acreditam que uma taxa de mortalidade reduzida seria provavelmente o resultado de uma maior adesão aos exames periódicos de Papanicolaou. Fonte: Clinician Reviews 8(4):39, 1998. 

Acesso à Informação sobre Medicamentos Melhora a Atenção Médica 

Um sistema de computador que ajuda os médicos a selecionar antibióticos apropriados para pacientes hospitalizados pode melhorar a qualidade da assistência médica e reduzir custos. O programa de apoio à decisão assistida por computador, implementado em 1989, contém todos os registros dos pacientes com recomendações para o uso de antibióticos. No Hospital Later Days Saints, de Salt Lake City, os computadores estão localizados em cada quarto do paciente na cabeceira da cama e em vários outros pontos do hospital, oferecendo um rápido acesso a uma base de dados atualizada continuamente. O sistema recomenda antibióticos apropriados e alerta os profissionais de saúde para qualquer alergia à drogas ou conflitos com outras medicações. Para salvaguardar a confidencialidade de registros do paciente, uma senha é requerida para acesso aos dados. Fonte: Medical Tribune. June 6, 1996. 

FDA Aprova Novo Implantes de Mão para Quadriplégicos 

A Food and Drug Administration aprovou o primeiro dispositivo médico implantado cirurgicamente para restaurar parcialmente os movimentos das mãos em alguns quadriplégicos. A aprovação foi baseada em estudos clínicos de segurança e efetividade conduzida pelo criador do dispositivo e sobre recomendação do Neurological Devices Panel do órgão americano. Esta é a primeira aprovação obtida no mundo. O dispositivo, denominado Freehand System, foi desenvolvido pela NeuroControl Corp. de Cleveland, e capacita pacientes a abrirem e fecharem as mãos o suficiente para segurarem uma caneta, alimentarem-se por si próprios e pegarem pequenos objetos, tais como uma xícara de café. Esta é a primeira prótese neural que restaura a função de um membro paralizado. O dispositivo não ajuda todos os quadriplégicos e também não foi aprovado para aqueles que possuem espastiscidade incontrolável, infecção recorrente e ativa ou que usem marcapasso, mas pode ajudar aqueles que possuem danos na medula espinhal cervical inferior (a nível de C5 e C6). Este sistema consiste de um microprocessador e de uma bateria do tamanho de um marcapasso que é implantado no peito e conectado a eletrodos presos por fios sob a pele, debaixo dos braços e ante-braços e músculos da mão. Ele é controlado por um aparelho montado externamente sobre o ombro oposto que responde a movimentos daquele ombro pelo paciente. O movimento envia um sinal elétrico ao implante para dizer ao dedo e ao polegar para agarrar o objeto. Os pacientes necessitam de treinamento intenso e reabilitação física para aprenderem a usar o dispositivo efetivamente. 

Vencedor do Global Information Infrastructure Award 

A cerimônia do III Prêmio GII (Infraestrutura Global de Informação) foi realizada em Chicago em 20 de abril deste ano. Este prêmio é dado para as aplicações da Internet que mais contribuiram para a sociedade, em várias categorias, e é considerado o "Oscar" da Internet. Este ano contou com 900 concorrentes, que foram avaliados por 280 juízes, em quatro etapas de julgamento. O vencedor deste ano na categoria saúde foi o OncoLink, conhecido site público na WWW organizado pelo University of Pennsylvania Cancer Center (http://www.oncolink. upenn.edu/), pelos professores Joel W. Goldwein e Loren Buhle, em maio de 1994. O sucesso do Oncolink pode ser avaliado pela sua popularidade: mais de 4 milhões de acessos por mês. O Dr. Goldwein dirige o site atualmente, juntamente com o Dr. Ivor Benjamin. O OncoLink tem por objetivo proporcionar informações acuradas e confiáveis para os pacientes com câncer e suas famílias, além de material educativo para profissionais e estudantes de saúde. Foi o primeiro site do mundo dedicado à disseminação de informação de qualidade sobre câncer, bem como o primeiro da Internet à proporcionar apoio interativo às vítimas de câncer. 

Nacionais 

Brasil Será Sede de Mundial de Informática em Enfermagem 

A Assembleia Geral do prestigioso congresso mundial "Nursing Informatics" (Informática em Enfermagem) aprovou em setembro último a proposta brasileira apresentada pela Profa, Heimar Marin do Departamento de Enfermagem da UNIFESP para trazer o congresso de 2033 para o Brasil, mais precisamente para o Rio de Janeiro. A proposta contou com o apoio decisivo da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (Profa. Beatriz de Faria Leão), e concorreu com várias cidades bastante atraentes: Edinburgh, Baltimore e Vancouver. Informações: Dra. Heimar Marin, hmarin@epm.br 

Teleradiologia e Telemedicina Progridem no País 

Com muito atraso em relação a outros países, o Brasil parece estar finalmente entrando na era da telemedicina. Diversos projetos estão sendo iniciados ou em andamento em todo o Brasil. No Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, sob a coordenação do Dr. Raul Cutait, recentemente entrou em operação um sistema de teleconsulta por videoconferência com o Centro Sloan-Kettering de Oncologia. O sistema permite a discussão de casos clínicos em tempo real entre os médicos dos dois centros, principalmente com o objetivo de realizar uma segunda opinião. A empresa PictureTel, líder mundial de sistemas de videoconferência (colaboração visual), que tem uma filial no Brasil (www.picturetel.com) estará realizando em novembro deste ano um Seminário sobre Videoconferência e Aplicações em Telemedicina e Educação Médica à Distância, no Hotel Renaissance, em São Paulo; onde diversos pesquisadores, médicos e técnicos especializados em telemedicina debaterão o tema (veja noticia na pg. 24). O Dr. Renato M.E. Sabbatini, editor científico da Revista "Informática Médica" proferirá a palestra inaugural no evento e coordena o seu comitê científico. No Rio de Janeiro foi realizado em setembro um seminário sobre o mesmo tema, pelo Dr. Brenildo Tavares. Em outro projeto, o Hospital das Clínicas da UNICAMP e o Instituto do Coração (InCor) da USP tem uma linha de comunicação de fibra ótica de alta velocidade, instalada dentro do projeto MULTICON 21, da Telesp, para fazer transmissão de imagens radiodiagnósticas entre os dois centros. 

Internet Muito Usada Por Profissionais e Leigos para Informações em Saúde 

Um trabalho de pesquisa desenvolvido por Monica Gonçalves, pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LABJOR) e do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, fez um levantamento dos usuários e leitores da Revista "Saúde & Vida On-Line", uma publicação do NIB fundada em novembro de 1996, voltada para informações em medicina e saúde para leigos. Especialmente, foi enfocado o serviço "Pergunte ao Dr.", o qual já atendeu a centenas de dúvidas de leitores, graças ao trabalho voluntário dos cerca de 60 médicos colaboradores que, gratuitamente, aceitaram responder aos inúmeros e-mails que recebemos sobre os mais diversos assuntos na área de saúde. Alguns dados são surpreendentes, como a grande quantidade de leitores que são também profissionais da área de saúde (48.1%), mostrando que a revista interessa a especialistas e não especialistas. E também a freqüência com que os leitores se informam sobre saúde: "semanalmente" e até "diariamente" na maior parte dos casos, 80.5%. Os leitores da SVOL costumam se informar sobre saúde através de diversos meios. Os mais utilizados são, na ordem, Internet - 89.6% dos leitores, revistas - 71.4% e livros - 66.4% A maioria dos leitores acessa a Internet em sua residência (68.0%) e conheceu a Saúde e Vida On Line "navegando na Internet" (80.1%). Entre os motivos extrínsecos, apontados pelos leitores para acessar a revista, estão a busca de informações para problemas próprios de saúde ou de familiares, procura de alguma informação específica para poder conversar com o paciente, para aprofundar conhecimentos próprios ou fazer pesquisa para a faculdade ou escola. Informações adicionais: http://www.nib.unicamp.br/svol/artigo49.htm 

Topo   

Silvia Helena Cardoso
Renato M.E. Sabbatini

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: