Vol. 1 No. 1 Jan/Fev 1998
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

Ant Prox 

Novidades 

Internacionais 

Colonoscopia Virtual Aperfeiçoa Diagnóstico de Câncer 

Uma nova técnica de diagnóstico por imagens, associada à técnicas computadorizadas de reconstrução tridimensional promete revolucionar a triagem e o diagnóstico de câncer do intestino, reduzindo o risco, o desconforto e a duração do tradicional exame de colonoscopia. O novo método, desenvolvido pelo Dr. David J. Vining, professor de radiologia da Faculdade de Medicina Bowman Gray, em Winston-Salem, EUA, utiliza um tomógrafo computadorizado (CT) de varredura helicoidal para tomar imagens sequenciais do abdome de um paciente que foi submetido a uma ligeira dilatação do intestino grosso através de injeção de ar por via anal. O exame toma menos de 20 minutos, sem desconforto para o paciente. Em seguida, o paciente é removido, e as imagens são transportadas para uma estação de trabalho gráfica de alta resolução (RISC), onde o intestino é reconstruido detalhadamente em três dimensões. O programa de computador simula um "endoscopia" virtual, reproduzindo na tela exatamente a visão que um tubo endoscópico teria, ao avançar pelo trato intestinal, com a vantagem que o médico tem controle total sobre o grau de "zoom", manipulação do direcionamento da sonda, extração de parâmetros de imagem, etc. Deste modo, a existência de polipos, tumores e outras lesões, podem ser verificada com grande exatidão e facilidade. O CT helicoidal dá grande resolução de imagem e não necessita de radiocontraste intracavitário para obter um grau satisfatório de detalhe anatômico da mucosa.  

 

A "endoscopia virtual", segundo o Dr. Vining, poderá ser realizada em muitas outras formas de endoscopia, e está sendo considerada o maior avanço em imageamento tridimensional dos últimos anos.

Para saber mais: Virtual Colonoscopy Center
Vining DJ. Interactive 3-D virtual endoscopy flies viewer through the body. Diagnostic Imaging 1996; 18:127-129. 
 

Robô da NASA Auxilia Procedimentos Neurocirúrgicos 

 

Pesquisadores da National Aeronautics and Space Administration (NASA) estão desenvolvendo um procedimento que usa uma sonda robótica para auxiliar procedimentos cirúrgicos. O Neurosurgical Computational Medicine Testbed incorpora um sistema inteligente que aprende as características de tecidos normais usando tecnologia de redes neurais. Durante os procedimentos neurocirúrgicos convencionais, a imagem de ressonância magnética (MRI) ajuda os cirurgiões a determinar a colocação apropriada da sonda no cérebro. As amostras do tumor são tomadas inserindo uma sonda de biópsia, que tem apenas 0.4 mm de diâmetro, através de uma abertura no crânio. Porém esta sonda pode causar danos ao cérebro, como por exemplo, a perfuração de uma artéria, que poderá causar hemorragia. O sistema robótico pode evitar estes problemas, pois durante o procedimento, a velocidade e pressão máxima são detectadas por microsensores, e controladas por um programa de computador inteligente que continua a aprender a medida que ganha mais experiência. Os cientistas usam um modelo feito com tofu (queijo de soja) com uma consistência similar a de um tecido cerebral, para treinar o software de rede neural, o qual aprende a distinguir tumores de tecido cerebral normal baseado nas assinaturas de pressão ou perfil para cada tipo de tecido. A sonda do robô, que é aproximadamente um terço do tamanho das sondas convencionais, reduz o potencial para dano cerebral e é controlada por um computador associado a motores eletrônicos.  

O cirurgião inicialmente ajusta os parâmetros de parada automática da inserção da sonda e então um comando é emitido para começar a inserção. Quando a borda do tumor é alcançada, a densidade muda em relação ao tecido normal e então o movimento da sonda é parado. Atualmente, a cirurgia robótica está sendo desenvolvida como um método para tratar emergências médicas que podem ocorrer durante vôos de longa duração de astronautas no espaço. Os cirurgiões, da Terra, podem controlar o robô usando comandos de alto nível como "começar cirurgia", "pegar amostra", etc.  

A versão modificada do robô poderá também ser adaptada para outros procedimento cirúrgicos que poderão agir como sen sores inteligentes, incluindo temperatura, acidez e análise química quantitativa.

Veja maiores detalhes em:
http://www.nctn.hq.nasa.gov/innovation/Innovation53/telemtec.htm 

  

AMIA Funda Novo Grupo de Tele-Saúde 

O comitê de diretores do AMIA (American Medical Informatics Association) aprovou recentemente a formação de um novo grupo de interesse em telemedicina, o Telehealth Special Interest Group (SIG). O objetivo do mesmo será fornecer um fórum para intercâmbio de informação e experiências em assuntos relacionados às atividades de cuidados de saúde conduzidas à distância usando telecomunicações. Existem várias organizações nacionais dedicadas a vários aspectos da telemedicina. A informação e experiência relacionada à tele-saúde são multidisciplinares e vão ao encontro de muitos dos interesses de grupos de trabalho (Working Groups) do AMIA. 

Maiores detalhes em: http://www.amia.org/wg&sig/tel_sg.htm 


Topo 

Nacionais 

Projeto LAMPADA Cria Multimídias em Medicina 

A Disciplina de Informática Médica, e o Laboratório Médico de Pesquisas Avançadas LAMPADA, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em seu programa de Educação Médica Continuada e a Distância em Saúde vem desenvolvendo títulos em Multimídia destinados a serem fonte de aprendizado e atualização para estudantes, médicos e profissionais de Saúde.Utilizando os atraentes recursos disponíveis com a tecnologia multimídia, o programa aborda temas atuais, e de importância clínica, assim como alguns temas relacionados à atençao primária em saúde. Os títulos já desenvolvidos cobrem os seguintes temas: O Exame do Fundo de Olho, Sexo & Saúde, Menopausa e Climatério e Microsporidioses. Uma descrição de cada sistema está disponível pela Internet. Os CD-ROMs podem ser adquiridos diretamente no Laboratório LAMPADA. Informações: Rua Prof. Manoel de Abreu, 48/2oandar, Vila Isabel - Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 20551-030 - Tel/Fax (021) 587-6478. e-mail: dimfcm@uerj. br. WWW: http://www.lampada.uerj.br 

BID Coloca a Saúde nas Supervias da Informação 

  

O Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Organização Panamericana de Saúde deram início em 1997 a um ambicioso projeto que tem por objetivo explorar de forma concreta o que as novas tecnologias de Informática e Telemática podem oferecer para melhorar a infraestrutura de informação e comunicação eletrônica na área da saúde, no hemisfério. Inserido em uma grande iniciativa do BID e do Fórum das Américas denominado Informatics Initiative 2000, o subprojeto para a área da saúde está sendo montado com o auxílio de um comitê de especialistas em Informática Médica proveniente de vários páises da região, inclusive o Brasil. Participam, entre outros, os professores Lincoln de Assis Moura Jr., coordenador de Informática do Hospital das Clínicas da USP, e Renato M.E. Sabbatini, coordenador do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e Editor Científico das Revistas Informática Médica e Intermedic. O comitê já realizou diversas reuniões em Miami, Washington e Cidade do México e entre os projetos em desenvolvimento estão o Registro Unificado do Paciente, proposto pelo Brasil, que tem como objetivo padronizar um registro comum de pacientes para sistemas multihospitalares e de saúde pública, permitindo a integração e o intercâmbio de informações civis e clínicas entre as entidades participantes. O sistema já se encontra em desenvolvimento e teste na cidade de São Paulo, abrangendo o Hospital São Paulo (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina), o Hospital das Clínicas da USP, o Hospital da Santa Casa de São Paulo, a Secretaria de Saúde de São Paulo e várias outras instituições médicas e de saúde. Outro projeto aprovado, e do qual participa o Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e instituições de sete outros países é a Universidade Virtual de Ciências da Saúde, que tem como objetivo desenvolver e implementar recursos avançados de videoconferência e utilização da Internet para ministrar cursos à distância de todas naturezas, em nível internacional. O NIB já desenvolveu e ministrou um curso à distância de pós-graduação sobre aplicações do computador na educação médica (http://www.nib.unicamp.br/cursos/fm993/), e que será repetido em 1998 (ver anúncio). Informações: http://iadb6000.iadb.org/i2000i/welcome.html
 
 

Topo  Silvia Helena Cardoso  
Renato M.E. Sabbatini
 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: