Vol. 1 No. 1 Jan/Fev 1998
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

Ant Prox

 

Handbook of Medical Informatics

Van Bemmel, J.H. & Musen, M.A. (Eds.) Springer-Verlag, 1997, ISBN 3-450-63351-0, xl+621 pg, ilust.  

Até recentemente, o principal livro de texto em Informática Médica existente em nível internacional era o conceituado "Medical Informatics", editado em 1990 pelo Prof. Edward H. Shortliffe e seus colaboradores de Stanford. No entanto, como a velocidade do progresso da Informática Médica tem sido muito alta, a comunidade de professores, alunos e usuários já estava sentido a necessidade de um texto mais atualizado, para fins didáticos e de referência. Em setembro de 1997 essa aspiração tornou-se realidade, por meio do magnífico livro editado pelos Professores Jan H. van Bemmel, da Universidade de Rotterdam, Holanda e Mark A. Musen, da Universidade de Stanford, EUA, encabeçando uma grande lista de contribuintes especialistas.  

Segundo os autores, o "objetivo do livro é dar uma visão sistemática da Informática Médica para estudantes de medicina e enfermagem, médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde, assim como para estudantes de outras áreas, tais como informática e ciência da computação". Para tal, o livro está organizado em 37 capítulos, divididos em três grandes grupos e nove partes. O primeiro grupo trata de dados e informação em medicina, sua aquisição, armazenamento e recuperação. O segundo descreve os diferentes tipos de sistemas em medicina e saúde, tais como sistemas de atenção ao paciente, para acesso ao conhecimento e apoio à decisão, automatização de hospitais, etc. O terceiro diz respeito aos aspectos metodológicos da Informática Médica, tais como o processamento e os sistemas de informação, e a Informática Médica como profissão ou disciplina.  

Os temas tratados pelo livro são extremamente abrangentes, e cobrem as mais variadas áreas de aplicação, como codificação e classificação, registro médico, processamento de sinais e imagens, sistemas de atenção primária e especializada, de apoio à clínica, enfermagem, sistemas especialistas, modelagem e desenvolvimento de sistemas em saúde, interação homem-computador, segurança e confidencialidade, análise custo-benefício, padrões em Informática e Telemática, gerenciamento de projetos, aplicações educacionais e outras.  

O layout do livro é muito agradável e bem ilustrado com figuras em duas e quatro cores, com ótima impressão. A organização do material em cada capítulo também é muito bem feita, com vários painéis e boxes contendo exemplos e aprofundamento específico de conhecimento. A profundidade de tratamento do material em cada capítulo é em geral excelente e suficiente para um curso de pós-graduação, e bastante atualizado cientifica e tecnicamente. Um recurso interessante é o que os autores denominaram de "Apoio Eletrônico ao Livro". É um site na WWW, que é constantemente atualizado e tem um número muito maior de referências eletrônicas e bibliográficas, questões e respostas, artigos publicados, exercícios interativos, demonstrações em multimídia, videos e listas de links. Endereço: http://www.mieur.nl/mihandbook 

Em suma, é um recurso excelente para complementação de um livro altamente recomendado para todos os que desejam se aprofundar no conhecimento da Informática Médica, e que tende a se tornar mais um clássico do gênero.  

Veja as resenhas de outros livros de Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual

Topo 

Renato M.E. Sabbatini 

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: