Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo

O Que Há Para Ler

A Guide to Medical Informatics, the Internet and Medicine

Enrico Coiera. Chapman & Hall Medical, Londres, 1997. ISBN 0-412-75710-9

 

O livro que resenhamos aqui foi escrito por Enrique Coiera, médico australiano especializado em Informática Médica, que atualmente trabalha na Inglaterra. Segundo seu autor, o livro é educativo, e voltado "para profissionais de saúde que querem entender os princípios e aplicações dos sistemas de informação e comunicação na assistência à saúde.] O livro serve também como um texto introdutório para aqueles que desejam seguir uma carreira pós-graduada em informática (médica)", embora "assuma pouca ou nenhuma familiariedade com informática médica ou tecnologia".

O livro é subdividido em sete partes e 21 capítulos, que obedecem a uma progressão lógica, que vai dos sistemas de registro simples de informação, até os sistemas mais complexos, baseados em Inteligência Artificial.

Na primeira parte, o autor usa uma abordagem diferente na introdução à Informática, descrevendo-a em termos de três níveis essenciais: modelos, informação e sistemas. Uma vez estabelecidos esses conceitos, o autor passa a tratar, na segunda parte, dos aspectos fundamentais dos sistemas de informação em saúde, especialmente o registro médico computadorizado; dando também noções de como se planeja e se constrói sistemas de informação clínica. Na terceira parte, o livro trata dos sistemas baseados em protocolos ("um conjunto de instruções"), cada vez mais usados na Medicina Baseada em Evidências (EBM), tais como consensos clínicos, guias de prática clínica ("clinical guidelines") e roteiros assistenciais ("care pathways").

Na quarta parte, Coiera cobre os sistemas de linguagem, codificação, nomenclatura e codificação em medicina, tais como CID,
"Neste livro o autor conseguiu um bom balanço entre a complexidade técnica do material e a necessidade de ser didático"
SNOMED, DRGs, UMLS, etc., que são muito importantes para a sistematização do registro médico computadorizado. Num capítulo muito interessante, o autor discute quais são os problemas da codificação e qual é o seu futuro em medicina.

Na quinta e na sexta partes do livro, a exposição se desloca para os sistemas de comunicação em saúde (canais, redes locais, telemedicina e redes globais, como a Internet). Na parte sobre a Internet, Coiera a discute como um fenômeno tecnológico, social, comercial e institucional, apresenta didaticamente o que é a World Wide Web (WWW), suas origens, como funciona, como é usada para publicar, disseminar e acessar conhecimento, suas características que permitem a colaboração à distância, e as várias aplicações que pode ter em saúde.

Finalmente, na sétima parte o autor descreve os sistemas de apoio à decisão clínica inteligente, discorrendo sobre as várias aplicações e metodologias existentes (sistemas especialistas, redes neurais artificiais, monitoramento e controle, etc.).

Neste livro o autor conseguiu um bom balanço entre a complexidade técnica do material e a necessidade de ser didático. Não é um livro com dicas práticas, mas a ênfase em modelos e princípios básicos representa uma boa base de partida para quem quiser se aprofundar no tema. A amplidão dos temas tratados, além disso, faz com que o tratamento de cada área não possa ser profundo.

O e-mail de Enrico Coiera é ewc@pobox.com e sua home-page está em http://www.pobox.com/~enrico.coiera

 
Renato M.E. Sabbatini
Publicado em: 27.Fev.1998
Veja outros livros sobre Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual

Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo



 
Publicação: 
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP  
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas  
© 1997 Renato M.E. Sabbatini 
Apoio: 
Searle do Brasil  
Searle do  
Brasil