Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo

Consultoria Técnica

O que se deve fazer para editar uma revista eletrônica na Internet ?

Existem muitas maneiras de se publicar informação médica na Internet, na forma de um boletim ou revista. A mais simples é distribuir um texto através do correio eletrônico, para assinantes. Normalmente isso é feito através de uma lista de distribuição (mala direta), que pode ser montada em seu próprio programa de correio eletrônico, se não for muito grande (Eudora, Pegasus Mail, etc.).

Outra alternativa é o uso de um programa em seu provedor de acesso, chamado listproc, listserv ou majordomo. Ele gerencia automaticamente o processo de assinatura e distribuição (veja o artigo sobre "Listas de Discussão" , no número 2 da revista Intermedic). Você manda o número pronto da revista para o programa de gerenciamento de listas, e ele o manda para todos os assinantes. Nesse tipo de publicação geralmente se usa somente texto simples (ASCII), sem imagens ou outros recursos, pois não se sabe se o assinante terá capacidade em seu programa ou computador de receber formatos mais complexos, como o MIME.

Uma forma cada vez mais usada para publicar revistas na Internet é a WWW (World Wide Web), que permite colocar textos completos, com imagens, e até sons e vídeos, se você quiser. Nesse caso, a revista é semelhante a um "site", ou "home page" (a versão on-line da revista Intermedic dá uma boa idéia de como se planeja e se estrutura uma revista). Para colocar uma revista na WWW, você precisará do seguinte:

  1. Um conjunto de programas para fazer a produção da revista: no mínimo, você precisará de um bom editor de HTML (Hypertext Markup Language), que é a linguagem de formatação usada para a Web, um programa para escanear e manipular imagens nos formatos GIF e JPG (os mais usados na Internet), e um programa para acesso e transferência de arquivos para o servidor, chamado FTP. No NIB usamos o Netscape 4.0 Composer, o PaintShop Pro e o WS FTP LE, respectivamente, todos para Windows 95, mas existem muitos outros como o Microsoft FrontPage, HotDog, FlexEd, etc.
  2. Um servidor ("host") ligado permanentemente à Internet, que disponha de espaço em disco e software servidor de WWW, o qual servirá para abrigar todo o material que você produzir, e disponibilizá-lo 24 horas por dia para os usuários da Internet. Atualmente, a maioria dos provedores de acesso proporciona espaço limitado gratuitamente, se a home-page não for comercial, ou aluga espaço por um preço bastante acessível. Existem também os " sites" como o www.geocities.com, que fornecem espaço e email gratuitamente.

FlexEd, um dos programas usados para formatação em linguagem HTML

Produzir a revista é relativamente fácil. Você faz isso em seu computador, e quando estiver pronta, carrega no seu espaço no servidor, usando o FTP. A qualquer momento você poderá alterar, adicionar material, etc., usando o mesmo procedimento. Depois é só divulgar o endereço na Internet (veja a Consultoria Técnica do número 1 de Intermedic).

Uma boa relação de softwares e cursos on-line sobre como elaborar publicações eletrônicas na Internet pode ser encontrada em. Todo o software necessário para um editor da WWW pode ser encontrado em TUCOWS (http://www.tucows.com). Recomendo também o livro "Electronic Publishing Unleashed", da editora americana Sams, que vem com um ótimo CD-ROM cheio de ferramentas de software para o editor.
 

Renato M.E. Sabbatini
Publicado em: 22/2/98

Contents Busca Indice Email In English Anterior Proximo



 
Publicação: 
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP  
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas  
© 1997 Renato M.E. Sabbatini 
Apoio: 
Searle do Brasil  
Searle do  
Brasil