Colocar uma home page em um servidor significa pouco, mesmo que seja um recurso extremamente valioso. Você estará competindo com milhões de outros documentos na WWW, e se você não fizer algo a respeito, sua home page será visitada muitas poucas vezes. Atualmente é necessário realizar uma verdadeira campanha de marketing para promover sua página. Eis aqui algumas dicas:
Primeiro, mande um email para os conhecidos, correspondentes, listas de discussão e newsgroups relevantes ao tema de sua home-page. Isso em geral dá resultado, embora você não deva abusar desse recurso.
Se o seu provedor de acesso tem um índice específico para as páginas abrigadas, registre seu endereço; Registre a sua home page ou site nos índices brasileiros principais, Cadê? (http://www. cade.com.br), e Surf, ex-Yaih? (http://www.surf.com.br), que aceitam submissões automáticas e incluem páginas pessoais (na categoria Entretenimentos/Pessoais). Elas vão aparecer na seção de novidades, depois de uns 4 a 5 dias, e entrar no catálogo, podendo também ser pesquisadas por palavras-chave;
Em seguida, registre nos catálogos mundiais genéricos, que são cerca de 200 (ou mais). Cada índice exige uma série de detalhes, que vão desde uma descrição detalhada, até o seu endereço (postal). O melhor é usar um serviço de submissão automática, dos quais existem dois tipos: os gratuitos e os pagos. Um dos melhores gratuitos é o Submit It! (http://www. submitit.com), de graça, usando um único formulário de entrada de dados, para 20 catálogos. Os sites de registro pago, por outro lado, oferecem serviços muito mais abrangentes, cujo preço vai depender do número de catálogos que você escolher. Geralmente fica entre 100 e 600 dólares por registro. Existem também softwares para Windows 3.1 ou 95, que automatizam o trabalho de submissão de links. Um dos mais conhecidos é o Site Promotion.
Outra coisa que você pode fazer por conta própria é “chamar a atenção” dos spiders, ou aranhas, como o HotBot (http://www. hotbot.com), Altavista (http://www. altavista.digital.com), WebCrawler (http://www.webcrawl.com), Lycos (http://www. lycos.com), etc. Esses são softwares que percorrem automaticamente a Internet, achando e indexando todas as páginas novas.
Finalmente, dependendo do assunto em que sua home page se enquadra, existem índices e catálogos bastante específicos. Existem centenas de sites sobre saúde. Nesse caso, raramente existem serviços de submissão automática de links, e você será obrigado a entrar um a um. Consulte o artigo deste número de Intermedic sobre "Como Localizar Informação Médica na Internet", para ter uma idéia dos índices mais relevantes em que você poderá registrar a sua página.
Renato M.E. Sabbatini
Publicação: Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas © 1997 Renato M.E. Sabbatini |
Apoio: Searle Farmacêutica Brasil |