A Health On the Net é uma fundação sem fins lucrativos, sediada em Genebra, Suiça, e que tem como objetivos a implementação de projetos na Internet, telemedicina, etc., que beneficiem o campo de saúde. De seu corpo diretivo e consultivo fazem parte grandes nomes da Informática Médica, tais como os professores Donald B. Lindberg (presidente da US National Library of Medicine, e um dos pioneiros da Informática Médica nos EUA), Marion J. Ball (ex-presidente da International Medical Informatics Association), Jan van Bemmel (editor da revista Information Methods in Medicine e do IMIA Yearbook, e um dos pais da Informática Médica na Europa) e Jean-Raoul Scherrer (diretor de Informática do Hospital Universitário de Genebra e ex-presidente do congresso MEDINFO'92). O diretor executivo é Mark Selby. A fundação teve início em setembro de 1995, durante um congresso internacional intitulado "The Use of the Internet and World Wide Web for Telematics in Healthcare", e o site na WWW foi lançado em março de 1997. Com apenas um ano de vida, o site já era um grande sucesso, tendo alcançado 500.000 acessos acumulados, número este que alcançou 2.000.000 de acessos em 15 de abril de 1997.
O site tem os seguintes recursos de informação (Veja a Tela No. 1):
Uma característica interessante é que a informação pode ser acessada de acordo com a necessidade de grupos específicos de pessoas:
Embora não seja um dos melhores catálogos existentes, contendo listas de recursos em Medicina e Saúde na Internet (veja o artigo sobre Como Procurar Informação Médica na Internet, neste número de Intermedic), a HON implementou uma boa base de dados indexada e pesquisável através de palavras-chave, chamado MedHunt (Veja a Tela No. 2). A informação médica na Internet é achada semiautomaticamente por um mecanismo de busca chamado MARVIN (que significa Multi-Agent Retrieval Vagabond on Information Networks). MARVIN é um softbot, ou robô de software, um agente inteligente que realiza pesquisas em sites e documentos na WWW ligados especificamente a um determinado campo. A base de dados criada por MARVIN para a área de saúde e medicina é então indexada e pesquisada pelo MedHunt, um mecanismo de busca. A Fundação HON tem criado vários Hunts especializados, como o próprio MedHunt, o 2DHunt (que trabalha no tema de eletroforese bidimensional), HONHunt (um mecanismo apenas para o site da HON) e o ExPASyHunt (que indexa uma base de dados especializada, o Molecular Biology Server.
A base de dados do MedHunt tem uma característica interessante, bastante necessária nos dias de hoje, onde a autopublicação na Internet é um fato, e frente ao enorme volume de material disponibilizado. A base é dividida em dois tipos de documentos:
Uma terceira base de dados, futuramente, conterá apenas os sites que foram analisados por especialistas ( "peer-reviewed"), com um procedimento semelhante ao usado na aceitação de trabalhos para revistas científicas.
De modo a facilitar a busca no MedHunt através de palavras-chave predifinidas, foi criado um dicionário (tesauro) com cerca de 12.000 termos médicos, o que é muito bom para evitar sinonímias, que são a "praga" das buscas de texto livre. Outra coisa interessante é a seção de novidades
O formulário de busca do MedHunt está disponível através da revista Intermedic. Experimente fazer uma busca:
Cortesia da Health On the Net Foundation
Uma das iniciativas mais interessantes da Fundação HON foi a criação de um código de ética (HON Code of Conduct), com o objetivo de aumentar a qualidade da informação médica na Internet. Este código tem sido apoiado por grande número de instituições, entre as quais cerca de 44 empresas de seguro médico provenientes de 23 países, e é uma coisa muito necessária na Internet médica, devido à preocupação que tem sido criada entre os profissionais de saúde pelo grande número de informações aéticas, incorretas, fraudulentas, etc., sobre o tema, que estão disponíveis na Internet.
Os sites médicos que quiserem aderir ao Código de Ética da HON devem dar provas que estão implementando seus princípios, e podem colocar um ícone contendo o selo de adesão à sua home page.
A Fundação HON está de parabéns por esta excelente iniciativa, que esperamos ser imitada em outros países (o Hospital Virtual Brasileiro já tem um projeto sendo finalizado no sentido de criar um selo de qualidade e aderência ao código de conduta ética, em nível brasileiro, com o apoio da Associação Médica Brasileira).
Este é um dos melhores recursos da Health On the Net. É um subconjunto da base de dados de recursos da HON, contendo endereços de três importantes fontes de informação em medicina e saúde:
Newsgroups: grupos de notícias, distribuídos pelo sistema de Bulletin Board (UseNet) e que contêm mensagens individuais sobre os mais variados assuntos. Cada grupo recebe um nome, de acordo com uma hierarquia de categorias padronizadas (por exemplo, o grupo de noticias sobre AIDS é chamado de sci.med.aids). Em maio de 1997 a base da HON continha 367 grupos de notícias
Listas de distribuição: semelhante aos grupos de notícias, com a diferença que é distribuído pelo correio eletrônico, por um programa chamado listserv ou listproc. É necessário assinar, porém normalmente e gratuito e irrestrito. Em maio de 1997 existiam 410 ítens na base da HON;
FAQs: são documentos em forma de perguntas e respostas, versando sobre algum tema restrito. A HON lista 498 FAQs sobre medicina e saúde.
Pelo que se pode analizar do conteúdo da Health On The Net, este é um site com uma quantidade razoável de recursos, que não seja a ser monumental, como o MedWeb, mas que tem um bom potencial de implementar e demonstrar projetos de grande pioneirismo, benefício e utilidade para a Internet médica do futuro. Existem varios outros projetos em andamento na Fundação HON, que são demonstrados no site, mas que não revisaremos em detalhe neste momento. Um deles é o Global Hospital Project,, que tem por objetivo ajudar os hospitais que ainda não têm acesso à Internet, a implementar esse acesso e dar uma assessoria limitada e cursos para treinamento de profissionais de saúde nesses hospitais, no uso efetivo da Internet em saúde. Outro projeto é o Kids on the Internet, que tem um interessantissimo objetivo de fazer com que o acesso à Internet dentro dos hospitais e enfermarias pediátricas seja usado para intercomunicação e entretenimento pelas crianças; inclusive dando vazão à sua criatividade, colocando na Web os desenhos, poemas e cartas. Vários outros projetos de telemedicina, como o Video Care, também estão em andamento na Fundação HON.
O site da HON tende a se transformar em um misto de hospital virtual, biblioteca médica eletrônica, centro de pesquisa de novas tecnologias e servidor de bases de dados e de imagens na Internet. O conteúdo de informação é ainda pequeno, mas tem todo o potencial para crescer. As organizações e pessoas que apoiam esse recurso têm a maior credibilidade internacional possível, e envolvem muitos recursos financeiros. A facilidade de navegação pelo site é alta, e quase todas as páginas têm interesse entre médio e alto para um profissional de saúde interessado na Internet. Um ponto alto do site é a avaliação de qualidade de uma parte dos links listados na base de dados do MedHunt. Outro recurso muito interessante e completo é a base de dados sobre FAQs, listas de discussão e grupos de noticias.
É um site interessante para se acompanhar no futuro.
Publicação: Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas © 1997 Renato M.E. Sabbatini |
Apoio: |