Intermedic: Revista de Internet e Medicina
Busca Indice Ajuda Email In English Anterior Proximo

Como Colaborar
com Intermedic

Intermedic: Revista de Internet e Medicina

[ Tipos | Estilo | Como Enviar | Aceitação ]


Tipos de Contribuições

A revista Intermedic aceita para publicação artigos e notas destinadas a qualquer uma de suas sessões:

Para comunicar a existência de um novo recurso que você deseja ver incluído no Catálogo Brasileiro de Recursos da Internet em Medicina e Saúde, por favor preencha o formulário on-line disponível naquela página.

 

Estilo de Redação

A revista Intermedic se destina a profissionais e estudantes interessados em utilizar a Internet na área de Medicina e Saúde, mas que nào são especialistas em Informática ou em Internet. Assim, a revista não aceita trabalhos de natureza técnica, comunicação de pesquisas ou novas tecnologias, que seriam mais adequadas para periódicos especializados.

Desta forma, os artigos devem ser escritos em linguagem clara e acessível para o não-especialista, principalmente quando forem artigos introdutórios voltados ao iniciante. A revista dispõe de um Glossário de Termos Técnicos em Internet, que o autor poderá referenciar através de um link de hipertexto, de acordo com as Instruções Adicionais para Autores em HTML. Veja os artigos já publicados na revista, como exemplos do estilo de redação a ser seguido.

Caso o autor em potencial tenha alguma dúvida sobre se um artigo é adequado para publicação, recomenda-se que, antes de escrevê-lo envie um email ou carta ao editor, contendo uma proposta de objetivos, temas a serem cobertos, estrutura de tópicos e audiência a que se destina primordialmente.

É importante lembrar também que a revista Intermedic é publicada tanto em forma impressa quanto em forma on-line, e que os estilos de apresentação são ligeiramente diferentes (na forma on-line, por exemplo, pode-se e deve-se fazer amplo uso dos links de texto, tanto internos, quanto externos (URLs), e que não há necessidade de escrever os endereços HTTP de forma explícita, como acontece com a versão impressa.

O editor da revista se reserva o direito de alterar a forma e o conteúdo dos artigos submetidos, com a finalidade de adequá-los ao estilo e formato das edições impressa e on-line. Caso essas modificações sejam extensas, o autor receberá uma cópia para sua concordância antes da publicação definitiva.

 

Como Enviar um Trabalho

A revista Intermedic aceita colaborações apenas quando submetidas em forma eletrônica, de acordo com os seguintes formatos:

A revista dará preferência aos artigos que forem enviados no último formato acima (HTML), e que sejam submetidos tanto em inglês quanto em português.

Caso o autor não tenha condições de submeter o artigo nos dois idiomas, a revista dará preferência aos artigos submetidos em inglês.

Para enviar o trabalho, poderão ser adotadas as seguintes vias, em ordem de preferência:

 

Aceitação

A editoria da revista Intermedic submeterá os artigos enviados por autores externos ao seu Corpo Editorial, formado por eminentes especialistas da área, que opinarão sobre a qualidade e adequação dos mesmos aos padrões de qualidade da revista.

Caso seja julgado necessário, um artigo poderá ser enviado de volta ao autor, para realização de modificações sugeridas pelo Corpo Editorial.

Os artigos aceitos pela revista Intermedic não são objeto de pagamento de honorários ou de direitos autorais, no entanto darão direito ao recebimento de um Certificado de Publicação oficial da Universidade Estadual de Campinas.

Os artigos publicados poderão ser citados em suas quatro versões (em inglês e português, nas edições impressa e on-line), para fins curriculares. O retardo de publicação depende de vários fatores, entre os quais a forma em que o artigo for submetido, a necessidade de alterações e a fila de trabalhos a serem publicadas, variando entre um a seis meses.


Capa Busca Indice Ajuda Email In English Anterior Proximo


Publicação:
Nucleo de Informatica Biomedica UNICAMP
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas

© 1997 Renato M.E. Sabbatini
Apoio:
Searle do Brasil