Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 
Ant Prox 
 
 

Comprando o Micro Ideal

Elenir Caramel, Teresa Sacchetta e Lucio Jorge Matias  
   

Na tentativa de auxiliá-lo na compra ou atualização do seu microcomputador, apresentamos aqui algumas sugestões e dicas sobre o que pode ser, hoje, o ideal para seu consultório ou mesmo para sua residência, tentando sempre levar em consideração a finalidade do equipamento. São alguns pontos básicos a serem considerados: garantia, assistência técnica, confiabilidade do fabricante, relação custo-benefício e capacidade de expansão ("upgrade"), o que muitas vezes pode ser o fator decisivo. Em função da rápida evolução da tecnologia, outra questão importante é se o equipamento não está com sua configuração defasada para as novas possibilidades que a informática oferece, o pode ocorrer em menos de um ano, atualmente.  
 

A questão da marca  

O ponto de partida para a compra de um micro é decidir se ele deve ter ou não uma marca conhecida. Micros com "grife" são fabricados integralmente por grandes empresas, como por exemplo a IBM, a Compaq, a Itautec, sendo geralmente mais caros. Já os sem grife são montados por empresas, chamadas de integradoras ou montadoras, que usam componentes de uma empresa e periféricos de outra, ou seja, aceitam peças de qualquer fabricante. Isto os torna mais flexíveis e barateia a atualização tecnológica periódica do micro. O usuário pode procurar pelo menor preço, não ficando restrito à empresa na qual comprou o micro. As modificações nos micros com grife podem ser mais caras, pois as peças que não são instaladas ou trocadas pelo próprio fabricante não têm a garantia do mesmo. Além disso, é possível um micro de grife apresentar um número restrito de "slots" (local onde se encaixam as placas), o que restringe sua expansão.  

As grifes têm um nome a zelar e por isso possuem um melhor controle de qualidade, com certificado de garantia ISO 9000, e tecnologia de ponta. O tempo de garantia é em geral maior (por volta de três anos para CPU e um ano para o monitor), e há melhores opções de financiamento. Atualmente, algumas integradoras passaram a oferecer garantia (de até dois anos para a CPU e seis meses para o disco rígido), além de oferecerem assistência técnica e até financiamento, como forma de atrair clientela. Procure sempre fazer negócio com pessoas da sua confiança, já que elas podem utilizar componentes de qualidade inferior, inclusive peças que não foram aprovadas pelo controle de qualidade.  

Quanto a comprar no contrabando, não recomendamos, pois corre-se o risco de as peças não sejam de boa qualidade, e de não terem sem garantia. Assim, muitas vezes o barato pode sair caro, além de ser ilegal (e perigoso ter um micro sem nota fiscal no consultório).  

É importante checar todos os componentes incluidos no preço, inclusive monitor, mouse e teclado. Em geral, os grandes fabricantes oferecem seus produtos em pacotes fechados, deixando poucas opções de escolha, enquanto que as montadoras permitem que você monte seu micro em função de seu gosto ou necessidade. Às vezes, num micro com grife o processador é excelente, há boa quantidade de memória RAM, mas o disco rígido é pequeno e a memória de vídeo é insuficiente. Pensando nisso, atualmente as grandes empresas vêm oferecendo um número de configurações diferentes, permitindo a escolha de um conjunto equilibrado.  
 

Definindo a máquina ideal  

Vamos definir agora algumas especificações importantes para a escolha do microcomputador, lembrando sempre que estas mudam muito rapidamente.  

Gabinete: de acordo com o espaço disponível você pode optar por um modelo minitorre (posicionado verticalmente ao lado do monitor) ou um do tipo monobloco (posicionado horizontalmente), sendo que este último ocupa um maior espaço na sua mesa. Quanto aos dispositivos de discos ("drives") , o de três polegadas é imprescindível, já que seu respectivo disquete é o mais utilizado atualmente.  

Monitor: um super VGA colorido com placa de vídeo de 2 a 4 megabytes (Mb) de memória interna melhora a velocidade de processamento de imagens, beneficiando radiologistas e patologistas, ou quem quer trabalhar com multimídia. Se não for o seu caso, uma de 1 Mb é suficiente, sendo aconselhável aquelas com possibilidade de expansão para 2 Mb. Embora as telas de 14' e 15' estejam de bom tamanho para atender às necessidades requeridas pela maioria, para o profissional que mexe com imagens é aconselhável um monitor de 17', que melhora a visualização das imagens. O preço deste monitor está começando a cair o suficiente para torná-lo uma alternativa viável.  

Placa-mãe: Esta é a placa de circuitos que contém a maioria dos componentes centrais do micro (processador, memórias, relógio, interfaces com periféricos, etc.). É importante também que ela possua de 6 a 8 pentes de expansão ("slots"), que são necessários para adicionar posteriormente outros periféricos.  

CPU: Este é o tipo de "chip" microprocessador usado pela máquina, e que é fundamental para definir o seu desempenho (CPU significa Central Processing Unit). As marcas principais são AMD, Cyrix e Intel. Os microprocessadores da linha Pentium da Intel são a opção praticamente obrigatória atualmente, por oferecerem melhor relação custo/benefício. A velocidade de processamento ("clock") é um parâmetro importante de escolha, em função do preço e das necessidades. Atualmente, começam em 300 MHz e vão até 500 MHz. As outras marcas preços inferiores aos da Intel, o que poderia representar uma redução dos custos na compra do microcomputador.  

Memória RAM: É a memória central, de acesso eletrônico, também um ponto fundamental na definição do desempenho do micro, tanto em velocidade quanto em capacidade. Atualmente, vale apenas comprar o micro com uma capacidade inicial de 16 Mb, mas recomendamos uma de 32 Mb. Isto vai depender do quanto você quiser gastar, pois quanto maior a memória RAM, melhor. Verifique também se o PC tem capacidade de expansão da RAM, necessária para uma atualização.  

Disco rígido (Winchester): um mínimo de 3.2 Gb de capacidade é recomendável, mas já existem drives, com preços razoáveis, de 4.5 e 10 Gb. A interface de controle também é importante, pois define a velocidade de acesso ao disco. Procure um disco que utilize a interface Enhanced IDE para aumentar o desempenho e reduzir o custo.  

Zip Drive: esta é uma alternativa barata para ter backup (fazer cópias de segurança do conteúdo importante do seu disco rígido), bem como para transporte de arquivos muito grandes. Esse dispositivo funciona como um disquete, tendo porém uma velocidade de acesso de disco e capacidade de armazenamento bastante superior, utilizando discos de 100 Mb a 350 Mb. Um outro modelo,, chamado Jazz, tem a capacidade de até 1 Gb. O drive conecta-se à saída paralela de qualquer PC, o que o torna portátil, podendo inclusive ser usado para o transporte de dados entre seu consultório e sua residência.  

CD-ROM e placa de som: Praticamente todos os micros, atualmente, já vêm com o kit de multimídia instalado, que inclui uma placa de som de 32 ou 64 bits (esta última permite som estereofônico de alta fidelidade), microfone, caixas de som estereofônico e um drive de CD-ROM. Para este último, quanto maior a velocidade melhor, que é definida em termos de número de vezes da velocidade padrão. Atualmente os drives de 24 e 32 vezes são os ideais. Se o micro que você escolheu não tem, seria bom comprar um kit para instalação, mas recomendamos que a mesma seja feita por um profissional experimentado. A marca mais conhecida é a Creative.  

CD-R: permite gravar um CD-ROM, com capacidade de 660 Mb, esta é uma boa opção para quem deseja gravar grandes quantidades de dados para preservação permanente (bancos de imagens, por exemplo), os gravadores CD-R funcionam para a leitura e gravação, mas geralmente são mais lentos que o CD-ROM só de leitura. Os CD-Rs mais baratos gravam apenas uma vez, mas já existem CD-R regraváveis. Procure comprar uma boa marca, como a Hewlett-Packard, para não ter problemas.  

Impressora: se você necessitar de impressos coloridos em seu consultório, a impressora mais adequada seria a de jato de tinta ou de bolhas de tinta, coloridas. Há basicamente dois tipos: a impressora na qual só pode haver um cartucho de tinta de cada vez, e para imprimir colorido é necessário trocá-lo. São impressoras menores e mais baratas, por exemplo a HP Deskjet 400 a Canon BJC 240. O segundo tipo de jato de tinta é aquele na qual convivem os cartuchos preto e colorido, entre elas destacamos a HP Deskjet 692C e 870CXi e a EPSON Stylus COLOR 400, 600 e 800 ou ainda a Canon BJC 4200. Caso contrário, uma impressora laser de baixo custo pode ser útil, uma vez que não borra com água e apresenta uma qualidade de impressão melhor. Boas opções são: HP Laserjet 5L ou Itautec IS Laser Win/4.  

Fax-modem: o modem é um dispositivo importante para acesso à Internet, ou para uma conexão remota direta entre sua residência e o seu consultório, cooperativa médica ou hospital. É uma placa interna, geralmente, que permite acesso de voz, fax e rede. É indicado um modelo com velocidade de transmissão mínima de 28.800 bits por segundo, além de compressão de dados e correção de erro no hardware, mas a esta altura já é recomendável ter um fax-modem mais veloz (de 36 ou 52 Kbps). Uma marca bastante conhecida é a USRobotic, sendo outra boa opção a Motorola.  

Placa de rede: Não é importante ter, se você pretende ter apenas um computador em casa ou no consultório. Se tiver mais de um, é fortemente recomendado que você implante uma mini-rede local, pois isso permitirá não só a intercomunicação entre os micros, mas também o compartilhamento de recursos (uma ou mais impressoras, zip-drive, CD-R, e até modem), barateando a instalação total. O sistema operacional Windows 95/98 permite a fácil instalação de uma rede local desse tipo. Você vai precisar apenas de uma placa de rede padrão Ethernet base 10 (10 Mb/s) para cada micro, que custa bem pouco atualmente. Vai precisar também de uma quantidade suficiente de cabo coaxial e terminais de conexão, que são baratos e podem ser encontrados facilmente. Recomendamos que você chame um profissional para instalar a rede e deixar ela funcionando perfeitamente.  
 
 

Topo 

Os Autores

Os autores são médicos e residentes em Informática Médica pela FMUSP. Email para correspondência: leninha@regra.com.br 

Agradecimentos

Os artigos desta edição, de autoria de Del Fiol, Matias, Caramel e Sachetto, foram gentilmente cedidos para publicação e adaptados a partir das duas primeiras referências acima, originalmente publicados na Internet através do Jornal de Informática Médica, da empresa Saúde & Bytes e do site Saúde Total (http://www.saude total.com.br). O copyright pertence aos autores,conforme indicado. Adaptação e editoração realizada por Renato M.E. Sabbatini. Nossos agradecimentos pela colaboração  

 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: