Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No. 2 Mar/Abr 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

AntProx

Resenha  

Telemedicine: A Guide to Assessing Telecommunications in Health Care 

Marilyn J. Field (Ed.), Institute of Medicine, National Academy Press, Washington DC, EUA, 1996  

A telemedicina é um novo e excitante conceito, carregado de modismos, interesse e implicações econômicas e sociais. Embora muito utilizada em muitos países mais desenvolvidos, há bastante tempo, ainda é relativamente desconhecida e pouco utilizada em nosso meio. Por esse motivo, é extremamente importante o livro aqui resenhado, que é o resultado de um extenso trabalho encomendado pela National Library of Medicine, do Governo Federal norte-americano em 1996, com a finalidade de desenvolver um quadro referencial para a avaliação de programas de telemedicina. Foi criado um comitê pelo Institute of Medicine (IOM) da National Academy of Sciences, denominado Committee on Evaluating Clinical Applications of Telemedicine, presidido pelo Dr. John R. Ball, e contando com dez grandes especialistas na área.  

A telemedicina tem uma grande variedade de aplicações na assistência, educação, pesquisa e administração na área da saúde, e é definida pelos autores como "o uso de informação eletrônica e tecnologias de comunicação para prover e dar apoio à assistência à saúde, quando os participantes estão separados entre si geograficamente". A motivação do estudo, segundo os autores, é que para muitos tomadores de decisões, existe uma evidência incompleta do valor da telemedicina, especialmente em uma era de rápidas reformas no setor saúde e mudanças dramáticas na questão de seu financiamento.  

Os três primeiros capítulos procuram expor de forma sucinta e didática os fundamentos da tecnologia: o que é telemedicina, a sua evolução história e aplicações atuais, a infraestrutura técnica necessária, os fatores humanos, e a aceitação da telemedicina. Nos capítulos seguintes, os autores procuram examinar os aspectos de regulamentação e política institucional (programas governamentais, privacidade, confidencialidade e segurança, formas de pagamento, regulamentação de dispositivos médicos, credenciamento profissional e aspectos éticos, etc.); bem como um amplo quadro de referência para a avaliação objetiva da telemedicina (desenvolvimento histórico, metodologias, exemplos, planejamento, elementos da avaliação, controle de qualidade, acessibilidade e custo, etc.). Os resultados desses capítulos, embora tenha muitos elementos específicos para a situação norte-americana, podem ser úteis para a futura telemedicina brasileira.

O livro termina com um resumo dos principais achados decorrentes do trabalho do Comitê, conclusões gerais e recomendações para o governo americano, desenhando também uma perspectiva para o futuro. Como anexos, o livro contém exemplos de "grants" (auxílios financeiros) à telemedicina nos EUA, um glossário e abreviações mais usadas, e breves biografias dos membros do Comitê, assim como uma excelente bibliografia.  

Embora o número de publicações sobre telemedicina (e o número de sites na Internet) já seja bastante significativo, faltava um estudo integrado e de espírito crítico, que pudesse dar informações sólidas, baseadas em autoridade e sucintas sobre essa nova tecnologia. Ao nosso ver, esta obra vem preencher um importante lugar na bibliografia sobre telemedicina e é imprescindível para quem deseja encará-la de forma mais séria, buscando aplicações reais e elementos para decisão.  

Veja as resenhas de outros livros de Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual
 

Topo 
Silvia Helena Cardoso
Renato M.E. Sabbatini



 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: