Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No. 2 Mar/Abr 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

AntProx

  

Um Servidor Próprio 

Pretendo montar em nossa escola de aperfeiçoamento profissional em ecocardiografia um servidor Internet próprio. Poderia me orientar como fazer isso sem gastar muito?  

Em primeiro lugar, antes de pensar em adquirir máquinas e software, é preciso que você entenda que um servidor ("host") que disponibiliza serviços Internet precisa estar disponível 24 horas por dia, 365 dias por semana. Assim, a conexão ao servidor mais próximo de sua escola deve ser permanente, usando uma linha telefônica privada (LP) ou conexão de rádio digital. Você pode contratar essa conexão com algum provedor comercial de sua cidade, ou com a própria Embratel. Essa é a parte mais cara da montagem de um servidor, pelo menos no Brasil. Os custos dependem da velocidade de conexão (que começa em 64 Kbits por segundo). 

Quanto ao computador e o software, geralmente o custo é mais barato, dependendo da capacidade de serviço que você tem em mente. Se ela não for muito grande (exclusivamente para os alunos da escola, por exemplo), basta ter um Pentium com velocidade de 200 a 300 MHz, e boa capacidade de memória e de disco. Você precisa comprar também um roteador, que é um equipamento que permite conectar uma rede local à Internet.  

O sistema operacional pode ser o Windows NT (da empresa Microsoft) ou o UNIX. Existem diversos sistemas UNIX que podem ser conseguidos de graça ou a baixo custo. Os especialistas consideram que ele é o ideal para montar um servidor Internet. O sistema operacional compatível com UNIX que tem passado por maior aceitação e disseminação (cerca de 13% dos servidores existentes no mundo) é o LINUX, que é de domínio público (existem várias versões disponíveis em www.zdnet.com/swlib/specials/linux/linuxlist.html), e que é relativamente fácil de instalar em um PC. Uma das versões (que pode ser descarregado da própria Internet ou através da compra de um CD-ROM) é acompanhada de cerca de 1500 softwares gratuitos! Entre estes está a maioria dos softwares específicos de serviço que você vai necessitar no seu servidor, tais como correio eletrônico, WWW, etc. O LINUX vem encontrando espetacular aceitação em todo o mundo, tendo sido recentemente adotado por grandes empresas como Hewlett-Packard, IBM, SUN, Silicon Graphics, Oracle, Lotus e outras. 

Um alerta, entretanto: se você não tem considerável experiência na instalação de sistemas operacionais e serviços Internet, o melhor a fazer é contratar um especialista que coloque tudo em funcionamento e depois dê manutenção e suporte. Sistemas operacionais e os softwares de servidores Internet costumam dar problemas com regularidade, e exigem um conhecimento muito especializado para serem corrigidos.  
 

Topo  Renato M.E. Sabbatini 

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: