Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 
Ant Prox 
 
 
 

Intranet: a Tecnologia da
Internet em uma Rede Local
 

Renato M.E. Sabbatini  

O grande sucesso da Internet, e particularmente da World Wide Web (WWW) influenciou muita coisa na evolução da Informática nos últimos anos.  

Em primeiro lugar, o uso do hipertexto (documentos interligados através de vínculos, ou links) e a enorme facilidade de se criar, interligar e disponibilizar documentos multimídia (texto, gráficos, animações, etc.), democratizaram o acesso à informação através de redes de computadores. Em segundo lugar, criou-se uma gigantesca base de usuários, já familiarizados com conhecimentos básicos de Informática e de navegação na Internet. Finalmente, surgiram muitas ferramentas de software de custo zero ou pequeno, que permitem a qualquer organização ou empresa, sem muito esforço, "entrar na rede" e começar a acessar e colocar informação. O resultado inevitável foi a impressionante explosão na informação disponivel na Internet, que segundo consta, está dobrando de tamanho a cada três meses (dados do final de 1998).  

Assim, não demorou muito a surgir um novo conceito, que tem interessado um número cada vez maior de empresas, hospitais, faculdades e outras organizações interessadas em integrar informações e usuários: a intranet. Seu advento e disseminação promete operar uma revolução tão profunda para a vida organizacional quanto o aparecimento das primeiras redes locais de computadores, no final da década dos 80.  

E o que é uma intranet? Trata-se de um sistema de informação implementado em uma rede local, que utilizan a mesma tecnologia disponível para a Internet (FTP, Email, WWW, etc.). A intranet permite a disponibilização e a visualização de documentos multimídia, exatamente da mesma maneira que na Internet, com a diferença de que o servidor é exclusivo, o acesso é controlado por senhas, e a infraestrutura geralmente é uma rede de microcomputadores interna na empresa, interligados entre si por algum padrão de redes, como o Ethernet. Em outras palavras, a intranet é como se fosse uma "Internet particular", implementando a interatividade entre os participantes. Quando a intranet extrapola os limites geográficos da organização, e se estende a distâncias maiores (interligando filiais distantes, por exemplo), ela passa a ser denominada de extranet. Algumas intranets e extranets operam apoiadas na própria Internet: é uma maneira bastante barata de fazer as coisas, mas que exige acesso a um provedor exerno de serviços Internet.  

É um grande achado, sem dúvida. Da mesma forma que na Internet, uma intranet permite vários tipos de comunicação:  

Publicação: de um para muitos, disseminação de informação, "broadcasting")  

Transação: de um a um, mensagem unidirecional, como o email); e  

Diálogo: de um para um, ou de muitos para muitos, bidirecional, interativo (por exemplo, um "chat" ou lista de discussão).  

Essas formas de comunicação podem ainda assumir duas formas básicas: comunicações síncronas (as pessoas interagem entre si em tempo real, no mesmo instante, como em um "chat"), e assíncronas (existe um retardo de tempo variável na interação entre os participantes, como ocorre numa lista de discussão por email).  

As Bases da Intranet 

A intranet é baseada em quatro conceitos:  

Conectividade: a base de conexão dos computadores ligados através de uma rede, e que podem transferir qualquer tipo de informação digital entre si  

Heterogeneidade: diferentes tipos de computadores e sistemas operacionais podem ser conectados de forma transparente;  

Navegação: é possível passar de um documento a outro através de referências ou vínculos de hipertexto, que facilitam o acesso não linear aos documentos;  

 

Execução distribuída: determinadas tarefas de acesso ou manipulação na intranet só podem ocorrer graças à execução de programas aplicativos, que podem estar no servidor, ou nos microcomputadores que acessam a rede (também chamados de clientes, daí surgiu a expressão que caracteriza a arquitetura da intranet: cliente-servidor). A vantagem da intranet é que esses programas são ativados através da WWW, permitindo grande flexibilidade. Determinadas linguagens, como Java, assumiram grande importância no desenvolvimento de softwares aplicativos que obedecam os três conceitos anteriores.  

Características da Intranet 

A intranet obteve grande sucesso e rápida disseminação, devido a algumas características interessantes. O sistema de informação pode ser desenvolvido rapidamente, pode ser expandido facilmente, é fácil de usar e navegar, e pode implementar grande número de recursos sofisticados (áudio, vídeo, bancos de dados, formulários interativos, etc.).  

O software para implementar uma intranet geralmente é facilmente disponível e de baixo custo (muitos, como o famoso sistema LINUX, são freewares, ou seja, estão disponíveis a nenhum custo, através da própria Internet).  

Deste modo, o investimento inicial para montar uma intranet é relativamente baixo, e tem também um custo razoável de expansão e manutenção, pelo menos quando comparado com os custos de sistemas de redes locais dedicados (como a Novell). Como vantagens da intranet podemos citar ainda a maior atualidade da informação disponível, a maior variedade de formatos e tipos de informação, o uso mais eficiente dos recursos de informática da organização, etc. Como dissemos acima, uma das principais vantagens é a existência de uma cultura do usuário já acostumado com Internet, necessitando de um treinamento muito mais barato. Finalmente, é importante citar que a Internet utiliza as chamadas "arquiteturas abertas" (de domínio público, conhecidas por todos), o que lhe dá várias vantagens.  

A Intranet no Hospital 

Para exemplificarmos as aplicações da intranet na organização de saúde, vamos considerar um hospital. Usando o mesmo paradigma da WWW, podem ser disponibilizadas "home pages" na intranet com o seguinet conteúdo:  
 
  • Informações sobre a organização 
  • Informações sobre fornecedores 
  • Documentos, portarias, ofícios 
  • Informações sobre recursos humanos 
  • Estatísticas 
  • Manuais de procedimento, normas 
  • Cadastros, catálogos e tabelas 
  • Boletins internos, notícias 
  • Formulários interativos 
  • Agendas, calendários e eventos 
  • Guias, normas e orientações clínicas 
  • Material educacional, slides, apostilas, livros, programas, arquivos de casos didáticos 
  • Artigos de pesquisa, livros multimídia 
  • Bases de referência (por exemplo, medicamentos) 
  • Prontuários médicos com imagens 
  • Informações para pacientes 
 
 
Uma intranet permite implementar o registro médico multimídia, com texto, imagens, sons e vídeo. O exemplo mostra imagens do ECG e de cineangiocoronariografia.  

As Ferramentas da Intranet 

Para fazer funcionar uma intranet na organização, em primeiro lugar é preciso ter uma rede local funcionando. No servidor podem ser instalados diversos softwares que funcionam de acordo com o protocolo TCP/IP, que é o protocolo básico de comunicação da Internet. A rede local pode ter qualquer sistema operacional básico, como Windows NT, UNIX ou Novell, uma vez que todos esses têm a capacidade de implementar o TCP/IP como protocolo.  

Uma vez definida a rede TCP/IP (isso é feito por um especialista em redes), deve-se instalar os programas no servidor que vão operar os serviços básicos da intranet, tais como:  
 

  • Correio eletrônico (email) 
  • Grupos de distribuição (listserv) 
  • Transferência de arquivos (FTP) 
  • Navegação (gopher) 
  • Pesquisa (WAIS) 
  • Hipertexto, hipermídia (httpd) 
Existem livros especializados sobre a montagem de intranets, que geralmente são acompanhados de CD-ROMs com versões gratuitas de todos esses softwares. Uma dica interessante é adquirir o CD-ROM da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que contém um grande número de ferramentas de software para os servidores.  

Nos microcomputadores da rede (chamados de clientes) também precisam ser instalados os programas correspondentes aos instalados nos servidores. Deve ser sempre formada uma dupla cliente-servidor. Por exemplo, o programa cliente de hipertexto (WWW) é o Netscape ou o Internet Explorer. Ele se comunica com o programa servidor, que pode ser o Apache Web Server, o Netscape Server, o Microsoft Web Server, e assim por diante. Não precisam ser os dois da mesma empresa, pois existe geralmente bastante compatibilidade com os protocolos da Internet.  

 
Exemplo de registro médico multimídia com interface tipo WWW 

Existem algumas aplicações avançadas da intranet, que permitem o estabelecimento de serviços de "chat" (bate papo em tempo real), disponibilização de arquivos de áudio e de vídeo, videoconferência, colaboração à distância (workgroups), etc. São programas que obedecem a outros protocolos, como o IRC, RealAudio, InternetPhone, NetMeeting, CU-SeeMe, Lotus Notes, etc.  

Fases de Construção da Intranet 

Se você deseja implantar uma intranet em sua organização, o primeiro passo é o estabelecimento de um grupo de trabalho que vai fazer uma análise das necessidades e do fluxo de informação, a identificação das aplicações possíveis, a análise dos recursos de hardware e software necessários, etc. Nesta fase pode ser importanta contratar um consultor externo para ajudá-lo a fazer as coisas corretamente. Em seguida, deve ser realizada a montagem do servidor e dos clientes (hardware e software) e o teste completo do sistema. Geralmente recomendamos nesta fase inicial a identificação de um projeto-piloto, que permita o teste real do sistema e o aprendizado por parte de todos os envolvidos.  

Uma intranet deve sempre ter um responsável por sua criação e manutenção, que é chamado de webmasters. Geralmente existem dois webmasters: um webmaster técnico e outro de conteúdo. Devem ser identificados também todas as pessoas que irão contribuir com informações (autores de conteúdo), e que serão treinadas a contribuir autonomamente para alimentar a intranet.  

Problemas da Intranet 

Existem várias coisas que devem ser definidas se você deseja iniciar uma intranet. A primeira dela é: por onde começar? Não dá para implementar tudo de uma vez, assim você deve definir prioridades e prever como se dará o crescimento em usuários e conteúdo.  

O segundo problema potencial é criado pela coexistência de muitas marcas e tipos de computadores na organização. Isso não impossibilita, mas torna mais difícil o processo de implantação e manutenção. Também devem ser definidos parâmetros técnicos, como velocidade de acesso, capacidade de expansão, relação custo benefício, etc., dos recursos instalados.  

Como a intranet contém informação interna sobre a organização, muitas vezes sigilosa e de acesso restrito (e isso é particularmente importante se informações sobre pacientes estão na intranet), deve-se tomar especial cuidado com os aspectos de segurança interna e externa e proteção da privacidade das pessoas.  

Finalmente, é importante também ter planos para treinar e manter pessoal habilitado, e realizar manutenção e atualização contínuas no conteúdo da intranet, caso contrário ela perde rapidamente a utilidade e deixa de ser consultada.  

Para Saber Mais 

MedIntranet http://www.managedcaremag.com/medintranet.html 
Lista de discussão moderada para desenvolvedores de intranets e extranets na área da saúde. 
Topo 

O Autor

Renato M.E. Sabbatini é diretor do NIB/UNICAMP professor de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas  e editor das revistas Intermedic e Informática Médica. Email: renato@sabbatini.com 


 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: