Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No.1  Jan/Fev 1999
 
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Um Cartão Inteligente para Tratamento de Diabéticos 

O Qualidiab é um interessante projeto europeu, liderado pelo Reino Unido, que utiliza um cartão inteligente ("smart card") do tamanho de um cartão de crédito comum. O cartão contém um microchip com ampla capacidade de memória, na qual são armazenados alguns dados essenciais relacionados ao paciente. Para ler o cartão utiliza-se um leitor especial, acoplado a um computador de qualquer tipo. O cartão inteligente permite ao paciente diabético levar consigo todas as informações vitais sobre sua doença e seu tratamento, tais como identificação, tipo e estágio da doença, complicações, e outras informações básicas que permitem a monitoração dos parâmetros chaves do tratamento a ser seguido (por exemplo, glicemia).  

Usando o leitor do cartão acoplado ao computador, as pessoas que interagem com o paciente ao longo da assistência precisam apenas inserir o cartão no aparelho leitor para acessar as informações mais recentes sobre o tratamento dos pacientes. Bancos de dados localizados em computadores remotos, contendo informações adicionais sobre o paciente, também podem ser acessados. O sistema permite o intercâmbio de dados entre profissionais envolvidos na assistência à saúde do paciente. Para análises estatísticas e epidemiológicas, por exemplo, a informação, dissociada do nome do paciente, é usada para compilar valores estatísticos na evolução das doenças O cartão GemXcos, usado com o sistema, foi projetado de modo a permitir o gerenciamento da base de dados e permitir o acesso aos dados atualizados sobre o paciente diabético às várias categorias de profissionais de saúde, com total segurança de dados. Diferentes profissionais têm acesso aos dados apropriados usando um código especial de acesso (por exemplo, as enfermeiras não têm acesso aos mesmos dados que os médicos e administradores). O leitor de cartão é compatível com os computadores e sistemas operacionais mais usados.  

Ver artigo em: 
Qualidiab Provides New Solution For Management And Treatment Of Diabetes 

Para mais informações: GemPlus Ltd, New Lane, Havant, Hants Po9 2NR, UK, Tel. +44-1705-486444, Fax + 44-1705-472081  

Robótica Revoluciona a Cirurgia Ortopédica 

Um novo projeto denominado CASPAR (Computed Assisted Surgical Planning And Robotics) promete revolucionar as cirurgias ortopédicas de implante de próteses. O uso de ferramentas assistidas por computador em ambientes cirúrgicos está gradualmente se movendo das estações de trabalho gráficas para sistemas robóticos que permitirão ao cirurgião realizar a intervenção com precisão nunca antes conseguida. O CASPAR foi desenvolvido para apoiar cirurgiões em planejamento de próteses de quadril. A implantação de uma prótese "virtual" pode ser realizada após realizar-se tomografias do joelho e do pélvis. O sistema seleciona a prótese apropriada na tela e a insere virtualmente no osso. O cirurgião pode então examinar a posição da prótese nos três planos antes da operação e pode otimizar a inserção de acordo com suas próprias preferências. Quando é comparada com técnicas convencionais, a precisão do ajuste entre entre a prótese e o osso é consideravelmente melhorado e o paciente pode aguentar todo o peso desta prótese implantada sem cola já no primeiro dia. A integração total da prótese no osso é acelerada e existe um efeito positivo na reabilitação para o paciente.  

Para mais informações: Orto Maquet, Kehler Strasse 31, 76 437 Rastatt, Alemanha, Fax- +49-7222-932709  

Treinamento em Ultrasonografia Conta com Simulador Computadorizado   

Um novo simulador de treinamento em ultrasom, denominado Ultrasim, permite o trabalho com equipamentos de Doppler espectral e imagens coloridas de fluxo. Desenvolvido em Israel, ele permite a capacitação de profissionais médicos na realização de exames desse tipo, sem a necessidade de usar pacientes reais. O simulador utiliza um hardware especial e software para fornecer imagens de ultrasom em tempo real, à medida que se simula o exame em um manequim. De modo a permitir ao médico uma experiência a mais realista possivel das imagens obtidas por varredura, o sistema usa dados de ultrassom de pacientes reais, e não animações geradas por computador.  

 

Os módulos educacionais disponíveis incluem procedimentos em ginecologia, obstetrícia e ultrassom abdominal. Módulos futuros incluirão a ecocardiografia e procedimentos transretal, endovaginal, transesofágico, de trauma e biópsia orientada por imagem. Um novo módulo vascular educacional foi introduzido recentemente. Ele contém 30 casos, incluindo exames normais e anormais da carótida e artérias vertebrais, mostrando os padrões de fluxo sanguíneo que ocorrem nos vasos maiores. Cada um dos casos contém uma descrição completa dos dados clínicos, inclusive imagens de ultrassom específicas do paciente, protocolos de exames, a história clínica do paciente, outros tipos de imagens, etc. Incluem também os objetivos educacionais, tarefas de aprendizado e uma discussão completa sobre cada caso. 

Mais informações: http://www.medsim.com/products/products.html. 

Novo Padrão Facilitará Intercâmbio de Dados sobre Pacientes 

O intercâmbio de dados clínicos entre diferentes componentes de um sistema informatizado, ou entre diferentes sistemas hospitalares, passará a ser muito mais fácil a partir de agora, com a adoção do padrão PIDS (Person Identification Service, ou Serviço de Identificação de Pessoa). O serviço de PIDS é usado por sistemas de informação hospitalar que precisam identificar os pacientes para acesso aos seus dados clínicos, administrativos e financeiros. Em muitos casos, um hospital pode ter vários sistemas de informatização departamental (por exemplo, radiologia, laboratório clínico, etc.) que foram desenvolvidos ou comprados em épocas distintas e com linguagens diferentes. Assim, é extremamente difícil integrar entre si as informações sobre um mesmo paciente, dispersas nestes vários sistemas. Em um sistema, o campo do nome do paciente pode se chamar NAME, ao passo que em outro, PATIENT, ou ainda F001, etc. O PIDS possibilita essa interoperacionalidade, ao definir um padrão comum, na forma de um "objeto" de software, que pode ser usado pelos diversos softwares que querem "conversar" entre si. Quem define os padrões é um corpo internacional chamado CORBAmed (Commom Request Broker Architecture - Medical). O CORBAmed faz parte de um outro corpo internacional de padrões, o OMG (Object Management Group). Outro padrão muito usado para esta finalidade é uma espécie de linguagem comum para transmissão de dados médicos em redes, chamada HL-7 (Health Level 7). O PIDS utiliza internamente o HL-7 versão 2.3. A especificação completa do PIDS está disponível na Internet no endereço http://www.omg.org/docs/corbamed/98-02-29.doc 

No congresso de informatização hospitalar HIMSS'98, realizado nos Estados Unidos, foi demonstrado o excelente funcionamento do PIDS, nos softwares hospitalares rodando nos estandes de diversos fabricantes. O desenvolvimento, e agora a utilização de PIDS, é um esforço internacional, com a participação de mais de quarenta organizações e indivíduos. O Brasil também já está incorporando o PIDS em um projeto de registro médico unificado que está sendo desenvolvido conjuntamente pela Escola Paulista de Medicina e pelo Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo.  

Como Avaliar a Qualidade da Multimídia para Ensino Médico? 

 

Pesquisadores do Instituto de Informática Médica da Universidade de Freiburg, na Alemanha, coordenados pelo Dr. Stefan Schulz, realizaram recentemente um interessante estudo com o objetivo de determinar quais são os critérios que permitem determinar a qualidade de um sistema de ensino médico baseado em multimídia. A motivação pelo trabalho veio da observação que os estudantes de medicina e médicos da Universidade não aceitavam bem os softwares disponibilizados no servidor do laboratório didático, e que havia resistências ao seu uso (apenas 2 a 3% dos alunos efetivamente utilizavam os softwares baseados em multimídia para estudar). O estudo chegou à conclusão que o motivo principal é que a maioria desses softwares deixava muito a desejar quanto à qualidade, facilidade e rapidez de uso, efetividade no ensino, etc. O trabalho levantou uma matriz de cerca 130 critérios para sistemas de ensino por computador e publicações eletrônicas em Medicina, cobrindo diversos aspectos, como conteúdo, software, meios, ergonomia, interface gráfica, diálogo e didática. Intitulado "Quality Criteria for Electronic Publications in Medicine", o trabalho está disponível no endereço http://www.imbi.uni-freiburg.de/medinf/kat_e.htm. A descrição sobre o servidor de softwares de ensino médico pode ser encontrada em http://www.imbi.uni-freiburg.de/medinf/schulz.dir/medinfo98. 

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Silvia Helena Cardoso  
Renato M.E. Sabbatini

 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
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