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Um
Cartão Inteligente para Tratamento de Diabéticos
O
Qualidiab é um interessante projeto europeu, liderado pelo Reino
Unido, que utiliza um cartão inteligente ("smart card") do
tamanho de um cartão de crédito comum. O cartão contém
um microchip com ampla capacidade de memória, na qual são
armazenados alguns dados essenciais relacionados ao paciente. Para ler
o cartão utiliza-se um leitor especial, acoplado a um computador
de qualquer tipo. O cartão inteligente permite ao paciente diabético
levar consigo todas as informações vitais sobre sua doença
e seu tratamento, tais como identificação, tipo e estágio
da doença, complicações, e outras informações
básicas que permitem a monitoração dos parâmetros
chaves do tratamento a ser seguido (por exemplo, glicemia).
Usando
o leitor do cartão acoplado ao computador, as pessoas que interagem
com o paciente ao longo da assistência precisam apenas inserir o
cartão no aparelho leitor para acessar as informações
mais recentes sobre o tratamento dos pacientes. Bancos de dados localizados
em computadores remotos, contendo informações adicionais
sobre o paciente, também podem ser acessados. O sistema permite
o intercâmbio de dados entre profissionais envolvidos na assistência
à saúde do paciente. Para análises estatísticas
e epidemiológicas, por exemplo, a informação, dissociada
do nome do paciente, é usada para compilar valores estatísticos
na evolução das doenças O cartão GemXcos, usado
com o sistema, foi projetado de modo a permitir o gerenciamento da base
de dados e permitir o acesso aos dados atualizados sobre o paciente diabético
às várias categorias de profissionais de saúde, com
total segurança de dados. Diferentes profissionais têm acesso
aos dados apropriados usando um código especial de acesso (por exemplo,
as enfermeiras não têm acesso aos mesmos dados que os médicos
e administradores). O leitor de cartão é compatível
com os computadores e sistemas operacionais mais usados.
Ver artigo em:
Qualidiab
Provides New Solution For Management And Treatment Of Diabetes
Para mais informações:
GemPlus Ltd, New Lane, Havant, Hants Po9 2NR, UK, Tel. +44-1705-486444,
Fax + 44-1705-472081

Robótica Revoluciona
a Cirurgia Ortopédica
Um novo projeto denominado CASPAR (Computed
Assisted Surgical Planning And Robotics) promete revolucionar as cirurgias
ortopédicas de implante de próteses. O uso de ferramentas
assistidas por computador em ambientes cirúrgicos está gradualmente
se movendo das estações de trabalho gráficas para
sistemas robóticos que permitirão ao cirurgião realizar
a intervenção com precisão nunca antes conseguida.
O CASPAR foi desenvolvido para apoiar cirurgiões em planejamento
de próteses de quadril. A implantação de uma prótese
"virtual" pode ser realizada após realizar-se tomografias do joelho
e do pélvis. O sistema seleciona a prótese apropriada na
tela e a insere virtualmente no osso. O cirurgião pode então
examinar a posição da prótese nos três planos
antes da operação e pode otimizar a inserção
de acordo com suas próprias preferências. Quando é
comparada com técnicas convencionais, a precisão do ajuste
entre entre a prótese e o osso é consideravelmente melhorado
e o paciente pode aguentar todo o peso desta prótese implantada
sem cola já no primeiro dia. A integração total da
prótese no osso é acelerada e existe um efeito positivo na
reabilitação para o paciente.
Para mais informações:
Orto Maquet, Kehler Strasse 31, 76 437 Rastatt, Alemanha, Fax- +49-7222-932709
Treinamento
em Ultrasonografia Conta com Simulador Computadorizado
Um
novo simulador de treinamento em ultrasom, denominado Ultrasim, permite
o trabalho com equipamentos de Doppler espectral e imagens coloridas de
fluxo. Desenvolvido em Israel, ele permite a capacitação
de profissionais médicos na realização de exames desse
tipo, sem a necessidade de usar pacientes reais. O simulador utiliza um
hardware especial e software para fornecer imagens de ultrasom em tempo
real, à medida que se simula o exame em um manequim. De modo a permitir
ao médico uma experiência a mais realista possivel das imagens
obtidas por varredura, o sistema usa dados de ultrassom de pacientes reais,
e não animações geradas por computador.
Os módulos educacionais disponíveis
incluem procedimentos em ginecologia, obstetrícia e ultrassom abdominal.
Módulos futuros incluirão a ecocardiografia e procedimentos
transretal, endovaginal, transesofágico, de trauma e biópsia
orientada por imagem. Um novo módulo vascular educacional foi introduzido
recentemente. Ele contém 30 casos, incluindo exames normais e anormais
da carótida e artérias vertebrais, mostrando os padrões
de fluxo sanguíneo que ocorrem nos vasos maiores. Cada um dos casos
contém uma descrição completa dos dados clínicos,
inclusive imagens de ultrassom específicas do paciente, protocolos
de exames, a história clínica do paciente, outros tipos de
imagens, etc. Incluem também os objetivos educacionais, tarefas
de aprendizado e uma discussão completa sobre cada caso.
Mais informações: http://www.medsim.com/products/products.html.
Novo
Padrão Facilitará Intercâmbio de Dados sobre Pacientes
O intercâmbio de dados clínicos
entre diferentes componentes de um sistema informatizado, ou entre diferentes
sistemas hospitalares, passará a ser muito mais fácil a partir
de agora, com a adoção do padrão PIDS (Person Identification
Service, ou Serviço de Identificação de Pessoa).
O serviço de PIDS é usado por sistemas de informação
hospitalar que precisam identificar os pacientes para acesso aos seus dados
clínicos, administrativos e financeiros. Em muitos casos, um hospital
pode ter vários sistemas de informatização departamental
(por exemplo, radiologia, laboratório clínico, etc.) que
foram desenvolvidos ou comprados em épocas distintas e com linguagens
diferentes. Assim, é extremamente difícil integrar entre
si as informações sobre um mesmo paciente, dispersas nestes
vários sistemas. Em um sistema, o campo do nome do paciente pode
se chamar NAME, ao passo que em outro, PATIENT, ou ainda F001, etc. O PIDS
possibilita essa interoperacionalidade, ao definir um padrão comum,
na forma de um "objeto" de software, que pode ser usado pelos diversos
softwares que querem "conversar" entre si. Quem define os padrões
é um corpo internacional chamado CORBAmed (Commom Request Broker
Architecture - Medical). O CORBAmed faz parte de um outro corpo internacional
de padrões, o OMG (Object Management Group). Outro padrão
muito usado para esta finalidade é uma espécie de linguagem
comum para transmissão de dados médicos em redes, chamada
HL-7 (Health Level 7). O PIDS utiliza internamente o HL-7 versão
2.3. A especificação completa do PIDS está disponível
na Internet no endereço http://www.omg.org/docs/corbamed/98-02-29.doc.
No congresso de informatização
hospitalar HIMSS'98, realizado nos Estados Unidos, foi demonstrado o excelente
funcionamento do PIDS, nos softwares hospitalares rodando nos estandes
de diversos fabricantes. O desenvolvimento, e agora a utilização
de PIDS, é um esforço internacional, com a participação
de mais de quarenta organizações e indivíduos. O Brasil
também já está incorporando o PIDS em um projeto de
registro médico unificado que está sendo desenvolvido conjuntamente
pela Escola Paulista de Medicina e pelo Hospital das Clínicas da
USP, em São Paulo.
Como
Avaliar a Qualidade da Multimídia para Ensino Médico?
Pesquisadores do Instituto de Informática
Médica da Universidade de Freiburg, na Alemanha, coordenados pelo
Dr. Stefan Schulz, realizaram recentemente um interessante estudo com o
objetivo de determinar quais são os critérios que permitem
determinar a qualidade de um sistema de ensino médico baseado em
multimídia. A motivação pelo trabalho veio da observação
que os estudantes de medicina e médicos da Universidade não
aceitavam bem os softwares disponibilizados no servidor do laboratório
didático, e que havia resistências ao seu uso (apenas 2 a
3% dos alunos efetivamente utilizavam os softwares baseados em multimídia
para estudar). O estudo chegou à conclusão que o motivo principal
é que a maioria desses softwares deixava muito a desejar quanto
à qualidade, facilidade e rapidez de uso, efetividade no ensino,
etc. O trabalho levantou uma matriz de cerca 130 critérios para
sistemas de ensino por computador e publicações eletrônicas
em Medicina, cobrindo diversos aspectos, como conteúdo, software,
meios, ergonomia, interface gráfica, diálogo e didática.
Intitulado "Quality Criteria for Electronic Publications in Medicine",
o trabalho está disponível no endereço http://www.imbi.uni-freiburg.de/medinf/kat_e.htm.
A descrição sobre o servidor de softwares de ensino médico
pode ser encontrada em http://www.imbi.uni-freiburg.de/medinf/schulz.dir/medinfo98. |