Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 6 Nov/Dez 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato

Ant Prox

Produtos & Serviços

Equipamentos

PACS (Picture Archiving and Comunication System)

O PACS é um sistema que permite a transmissão de imagens médicas de um ponto a outro no hospital e que podem ser armazenadas em um computador. Ele pode veicular todas as modalidades de imagens por meio de aquisição modular, e possui um sistema de recuperação de imagens através de uma rede digital. Desta forma, a informação diagnóstica com imagens e registros pode ser adquirida,armazenada, recuperada, revisada e transmitida e impressa em qualquer local na rede. Este sistema foi elaborado para acomodar o fluxo do dia-a-dia do departamento, substituindo o arquivo departamental por um arquivo eletrônico baseado em em discos ópticos, bem como um armazenamento a longo prazo em discos DLT. Ele também conta com um sistema para digitalização de filmes convencionais. Um sistema de backup de uma base de dados paralela garante segurança total.

Informações: Agfa Gevaert NV, Septest 27, 2640 Mortsel, Belgium, Tel. +32-3-4447541 Fax + 32-3-4447495

Veja artigo sobre Processamento de Imagens

Render-Plan 3D

É um sistema de planejamento de tumores por radioterapia com uma plataforma única que pode acomodar vários ambientes clínicos e oferecer uma atualização técnica viável. Possui uma interface que oferece processamento em tempo real, renderização de volume 3D e gráficos 3D foto-realísticos. Todos os sistemas são executados em em workstations Silicon Graphics que são excepcionalmente rápidas e que usam um software Windows que é flexível e fácil de navegar. Através do padrão DICOM/RT, o sistema pode ser interfaceado a equipamentos de tomografia computadorizada e de ressonância magnética e permite o registro e a verificação de sistemas.

Informações: Precision Therapy, 2901 North East 185 th St, N. Miami, Fl 33180, USA, Tel 001-305-6828118 Fax 1- 305-6827919

Pathscan Enabler - Analisador de Imagens

Este é um novo meio de produzir imagens de alta resolução de secções transversais de lâminas, em cores e com alta luminosidade. Ele foi desenvolvido com base na dificuldade em se visualizar lâminas através de microscópios convencionais, que geralmente as mostra em baixa magnificação e em um campo restrito de visão, dificultando desta forma a identificação das características macroscópicas de uma imagem. O software suplanta este problema ao digitalizar (escanear) a lâmina microscópica com uma resolução de 27.000 dpi, produzindo uma imagem que pode ser visualizada, medida, manipulada e analisada em uma tela de PC. As áreas de interesse podem ser estudadas, aumentadas, inseridas em documentos, ou transmitidas pela Internet.

Informações: Bilaney Consultants Ltd, St Julians, Senenoaks, Kent TN15 ORX, UK, Fax 44-1732-450003


Software

Ergobyt

É um programa para computadores que controla esteira ergométrica com opção de criar um protocolo próprio. Com configuração mínima Pentium 100 Mhz com 8Mb de RAM, placa de vídeo ISA ou PCI. É compatível com redes em modo DOS, Windws Workgroups ou 95. Possui doze ou treze derivações na tela com opção de mudar V5 por CM5, sem modificar posição dos eletrodos e protocolos para esteira e laudo com cálculo de ST, Duplo Produto, Mets e VO2 max. Apresenta quatro formatos de impressão a escolher em Laser Jato, Jato de Tinta ou matricial. Permite também a elaboração de gráficos e banco de frases para preparar comentários e conclusão a ser implementado na versão 1.35 no prazo de 45 dias, sem custo adicional para quem adquirir ou já for usuário do sistema.

Informações: Cardiobyt - Comércio, Representação & Sistemas, Rua Paracuê, 166 - Sumarezinho, CEP 01257-050 - São Paulo/SP, TeleFax: (011)3862-6066 Fone: (011) 3871-5638, E-mail: sistemacardio@nutecnet.com.br

ConMed: Software para Consultórios

ConMed é um sistema gerenciador de consultórios médicos para Windows, que foi desenvolvido para facilitar o dia a dia do consultório médico, dispensando totalmente os papéis e fichários. O sistema controla e organiza desde o cadastramento do paciente até a emissão das receitas. O ConMed organiza o prontuários dos pacientes, administra agenda de consultas, controla receitas e gastos, permite pesquisa em prontuários, relacionando diagnósticos com tratamentos, idades, e emite laudos, receitas e orientações. Possui um manual de instruções claro e objetivo e utiliza tabelas de referência como CID, AMB, lista de remédios e CEP. Permite o máximo aproveitamento de seu arquivo de pacientes, como por exemplo, enviar cartas aos pacientes solicitando que façam um exame, ou confirmando um retorno. Além disso, gera gráficos e estatísticas de movimento de seu consultório, permitindo saber qual médico lhe indica mais pacientes, qual convênio é mais atendido, etc. e apresenta ferramentas úteis como calculadora, lista de endereços, controle, separatas.

Informações e vendas: Emasoft, Av. 9 de julho, 5593, São Paulo SP CEP 01407-913, Tel: (011) 3064 8581 Fax: 853 0598, Web site: http://www.emasoft.com.br

Topo

Silvia Helena Cardoso


© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: