Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 6 Nov/Dez 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato

Ant Prox

Leia

Revistas

Journal of Medical Internet Research

Esta é a primeira revista internacional especificamente destinada à publicação de artigos científicos em todos os aspectos da pesquisa, informação e comunicação no campo da saúde, usando a Internet, intranets e tecnologias relacionadas. Será publicada a partir de dezembro, em versões on-line (com texto integral) e impressa (com resumos e artigos mais importantes). O editor é Gunther Eysenbach, MD.

Informações: email: editor@yi.com. Site: http://www.symposion.com/jmir/.


CD-ROMs

Primary Care Core Curriculum

Criado há mais de doze anos, o Core Curriculum é um currículo básico de atualização em conhecimentos médicos usando multimidia, endereçado às necessidades da atenção primária de saúde. Os tópicos são escolhidos por médicos clínicos e professores da área de atenção primária, através de um levantamento que oferece um protocolo clínico para o desenvolvimento de currículo. Ele é dividido em 9 CD ROMs com módulos sobre doenças infecciosas, ginecologia, pés e calcanhar, dermatologia, medicina cardiovascular, ortopedia/medicina do esporte, endocrinologia, neurologia, e hematologia/oncologia; em um total de 36 horas de educação médica continuara. Ele inclui também, acesso a bases de dados médicas tais como Medline, HealthStar, AIDLINES, MD Drugs e BioethicsLine, bem como links para artigos completos com opção de pedidos e acesso a mais de 23 revistas médicos.

Informações: Silver Platter, Tel. (001) 617-244-0284n ou http://php.silverplatter.com

Atlas Colorido e Sinopse de Dermatologia Clínica

É um atlas em CD ROM com texto completo e ilustrações com um sistema de fácil uso e recuperação e com mecanismos de busca rápida para apresentação de sintomas, região corporal, imagem, zoom, revisão de tratamento, e formação do diagnóstico procurado. Poderá ser testado gratuitamente por 30 dias. Preço para Windows ou Macintosh é de US$ 79.00.

Informações: McGraw Hill Companies, P.O Box 182615, Columbus, OH 43 272-7046, Fax: 212-512-2252.

Ver descrição

Opera Plus: Atlas de Patologia Oral

Este CD-ROM, elaborado pelo Dr. Charles Halstead, professor emérito da Universidade de Virginia, EUA, é a mais completa obra de referência eletrônica para medicina e odontologia. Tem uma base de dados com mais de 600 patologias totalmente descritas da região oral, cabeça e pescoço, e mais de 1.800 imagens de patologias, inclusive muitas radiografias. As patologias podem ser localizadas por sinais e sintomas, grupos de doenças, local, cor, aparência macroscópica e radiográfica, etc. O software de acesso é de uso intuitivo e fácil e não requer experiência prévia com computadores.

Informações: Arc Mesa Educators - Tel 001-800-597-6372, Fax 001-850-385-0055 or email kfranklin@arcslide.com (Ken Franklin).


Livros

An Internet Guide for the Medical Professional

Michael Hogarth e David Hutchinson, 2nd Edition, New Wind Publ., 1996, ISBN 0-9651412-0-9

Segunda edição, renovada e ampliada, tem por objetivo mostrar para o médico iniciante em computação como começar e o que existe de interessante e de qualidade na Internet em matéria de Medicina. O livro é dividido em três partes: Descobrindo a Internet, Recursos Médicos na Internet, e Apêndices e Glossário. Tem também uma lista de mais de 700 sites na WWW, listas de discussão e grupos de notícias em Medicina. A edição também está disponível (sem ilustrações) na Internet (http://new windpub.com/medguide/table.htm).

Topo Silvia Helena Cardoso
Renato M.E. Sabbatini



© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: