Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 5 Set/Out 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato

Ant Prox

Produtos & Serviços

Equipamentos

MedPac: Sistema para Telemedicina

É um sistema de teleconferência portátil que possui uma nova tecnologia de compressão, DVAs (Sistema de Aquisição de Vídeo Digital), que armazena e recupera arquivos de vídeo de alta resolução criados por imagens como ultrassons, leituras de ecocardiogramas e outras imagens complexas. Imagens grandes que normalmente levam três ou quatro dias para serem descarregadas, podem ser acessada em 15 minutos usando o sistema MedPac. Estes elementos contribuem conjuntamente para uma melhora no tempo do diagnóstico, supre o acesso não limitado aos especialistas e oferece melhor atenção médica. As imagens capturadas e transmitidas oferecem uma perfeita teleconferência para consulta ao vivo com especialistas. O sistema inclui videofone, com capacidade de conferência simultânea em multipontos nas redes LAN e WAN, registro de videoconferência, sistema de captura portátil, captura de DVA, e pacote de base de dados da intranet.

Informações e vendas: BG Evolution, A Division of the Bradford Group, Ltd, 4208 Six Forks Roads - Suite 350 - Raleigh, NC 27609, www.bradford-group.com

UTInamão

Este sistema, desenvolvido pela Dixtal Biomédica, padroniza os dados clínicos da UTI, fazendo com que todos os profissionais envolvidos possam compartilhar e transmitir as informações dos pacientes de uma forma eficaz, organizando-as em função do fluxo natural de trabalho. Com ele é possível consultar os dados dos pacientes em qualquer lugar mesmo fora do hospital. O sistema é de uso multidisciplinar, integrando hardware, software e aplicativos com o objetivo de proporcionar mais eficiência e maior qualidade às atividades em uma Unidade de Terapia Intensiva. A solução inova, ao propor uma forma compreensiva e otimizada de se fazer as assim chamadas evoluções clínicas diárias dos pacientes internados em uma UTI. O componentes de hardware incluem microcomputadores, impressora e computadores de mão (Palmtops), que se intercomunicam. As aplicações disponíveis cobrem atividades clínicas como planílha de controles para registro de dados do paciente, planilha de exames laboratoriais, módulos de cálculos sobre os parâmetros clínicos dos pacientes, evolução clínica do paciente, e prescrição médica. A UTI está disponível na mão do médico, uma vez que este pode colher, local ou remotamente, todas as informações correntes de seus pacientes internados e consultá-las onde e quando quiser, através do uso dos computadores.

Informações e vendas: Dixtal Biomédica, Tel. (011) 548-4155, fax (011) 548-4883. http://www.dixtal.com.br

Neurotec: EEG Digital

É um centro de desenvolvimento que produz tecnologia na área de neurofisiologia e neurologia clínica. A empresa possui uma gama de produtos computadorizados que podem realizar em um único computador os exames de EEG digital, mapeamento cerebral, vídeo EEG digital, monitor cerebral e polissonografia, sistema de potenciais evocados visuais auditivos, somatosensitivos e cognitivos com eletroneuromiografia. A Neurotec também desempenha atividades de pesquisa e apoio técnico nos equipamentos desemvolvidos, trabalho que vem trazendo como resultado uma série de publicações e produtos amplamente divulgados em todo o país.

Informações e vendas: Neurotec - Pesquisa e Desenvolvimento em Biomedicina, R. Cordilheira dos Andes, 200 Distrito Industrial - Cx Postal 98 - 37500-000 - Itajubá - MG, Tel/Fax: (035) 623-2500. Email: neurotec@neurotec.com.br. www.neurotec.com.br


Software

Software de Automação de Consultórios Médicos

O Personal Med 2.0 Plus!, é um software totalmente em Windows, desenvolvido para a informatização de clínicas e consultórios médicos. Ele possui vários recursos, tais como: ficha do paciente para 32 especialidades, histórico clínico e impressos de cada paciente, fotos e imagens, agenda de compromissos, controle financeiro, correio eletrónico, arquivo de medicamentos, cruzamento de dados com resultados estatísticos, etc. O software é dividido em módulos tais como: Ficha do Paciente contendo laudos, receitas, atestados e solicitações de exames, etc., Agenda para marcação de consultas e compromissos, Controle Financeiro, com cadastro do paciente, procedimento realizado, convênio e valor; Correio Eletrónico, Cadastro de Medicamentos, com mais de 1000 medicamentos já cadastrados; Impressão, que destina-se a impressão de documentos, tais como: atestados, laudos, receitas e solicitações de exames, Cruzamento de Dados, o qual é capaz de pesquisar dados em qualquer parte da ficha do paciente. Assistente Inteligente: Evita antecipadamente a ocorrência de erros através da orientação do usuário. Ensina passo-a-passo como corrigir erros eventualmente ocorridos na operação.

Informações e vendas:

Avaliação do Risco Cardiovascular

RiscCard 3.1 é um programa em Windows 95, com a finalidade de avaliar o risco cardiovascular de pacientes, de acordo com um conjunto de dados definido pelo Estudo Framingham de incidências de doenças cardiovasculares e com a avaliação padronizada da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O programa solicita dados de colesterol, HDL, LDL e glicemia, eletrocardiograma, estatura, peso, idade, pressão arterial e freqüência cardíaca. Faz também várias perguntas sobre o histórico pessoal e familiar e hábitos de vida. Um relatório padronizado lista todos os dados, assim como os resultados da avaliação. Vendas: NIB/UNICAMP. Caixa Postal 6005, Campinas SP 13081-970. Email: nuri@nib.unicamp.br.

Topo

Silvia Helena Cardoso
Renato M.E. Sabbatini


© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: