Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 5 Set/Out 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato


Ant Prox

Internet News

UnimedVir - Escola Médica Virtual

http://www.carioca.br/unimedvir

É um sistema desenvolvido pela UNIMED em colaboração com a Faculdade Carioca, do Rio de Janeiro, que opera um ambiente eletrônico de comunicação educacional através da Internet e que permite participar e ministrar cursos, permutar informações e participar de grupos de interesse comum. O sistema conta com um auditório virtual (chat) para transmissão de conhecimentos por meio de conferencista, mediado por computador, via rede, e interconectado à platéia em tempo real, em qualquer parte do país; conta também com grupos de discussão, através de debates on-line, bem como cursos elaborados por uma equipe de especialistas através de textos, gráficos, fotos e vídeos, uma mídiateca que armazena livros, revistas, fotos e sites da Internet, e finalmente uma rede de especialistas para acesso de profissionais especializados para solucionar questões. É possível inscrever-se através de um cadastro on-line disponível no site.

The Health for All Network

http://www.healthforall.com

É um projeto internacional usando tecnologia intranet / ínternet que se conectará futuramente a hospitais, clínicas, consultórios médicos, farmácias, laboratórios, escolas médicas, bibliotecas, distribuidores de vendas e outras repartições de saúde. O objetivo é oferecer um acesso padronizado, em termos de linguagem e conteúdo, para apoiar estratégias clínicas, educacionais e outras necessidades do sistema de saúde das nações. Oferece acesso a 13 canais de informação: 1. Dados para tomada de decisão; 2. Biblioteca multimídia (sites selecionados na www, CD ROMs, etc); 3. Telemedicina (consultoria, teleradiologia, aprendizagema distância); 4. Educação Médica Interativa baseada em computador/Cursos de Treinamento da Equipe; 5. Sistema de aquisição pública eletrônica / logística / gestão de materiais; 6. Serviço de busca médica (internacional e específico de países); 7. Bancos Nacional de Dados (gestão/resultados / comparativos; 8. Programa Prioritário de Cuidados (priorização/ protocolos / acesso universal; 9. Aplicações Clínicas (oferecido pela Veterans Health Administration dos EUA; 10. Aplicações administrativas (idem); 11. Programas de serviços de saúde (monitorando e migrando de projetos de saúde); 12. Programa de gestão de doenças; 13. Hotline multilateral ("linkando" todas as facilidades médicas no planeta). Mais informações: Tel: 954-762-5613 fax: 954-762-5245, Fax: 954-762-5245, E-mail: healthforall@ yahoo.com

Cardio.net

http://www.cardio.net

É um site da Internet para apoio à conduta médica em doenças cardiovasculares e complicações de diabetes. O site é interativo e encoraja a disseminação de idéias em condutas cardiovasculares. O site apresentas várias seções "navegáveis". O From the Experts @cardio.net, é uma delas, onde um novo tema para discussão é apresentado a cada mês. Para fazer questões sobre o tópico, existe o Question the Experts@cardio .net. As respostas são publicadas no site e arquivadas para futura referência. O Clinical Challenge conta com a habilidade e conhecimento do usuário para resolver histórias de casos desafiadores. O usuário pode enviar opiniões sobre opções de tratamento e ver se é possível ele mesmo resolver o desafio. A On-line contém informações sobre publicações cardiovasculares relevantes, atualizadas regularmente. Images Direct se concentra em áreas chaves em condutas cardiovasculares. As imagens contidas nesta seção são desenhadas profissionalmente e podem ser descarregadas para criar slides educacionais. A página Congress Reports oferece revisões de encontros atuais. Se o usuário estiver procurando encontros futuros, ele consulta o Cardiology Explorer onde encontrará datas de congressos juntamente com links a sites relevantes. Foi desenvolvido também o Patient Information Resource. A página é subdividida em aspectos de condutas cardiovasculares, permitindo rápido acesso (para médicos ocupados).

Revista de Atualização Médica

http://www.uol.com.br/ram

É uma revista brasileira de atualização médica fundada em 1996, como uma publicação mensal eletrônica voltada à divulgação para o profissional de saúde de tópicos como: progressos na Medicina, pesquisas recentes na identificação e tratamento das doenças; medicamentos (remédios em destaque no Brasil, EUA e Europa); Tecnologia - novos métodos de diagnóstico de imagens e laboratório; Congressos - informes sobre reuniões de especialistas; e relação médico / paciente - valorizando o trabalho médico em benefício do paciente. Dirigida pelo Prof.Dr. José Knoplich, ex-presidente da Associação Paulista de Medicina.

Topo

Silvia Helena Cardoso


© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: