Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 5 Set/Out 1998

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Educação Médica à Distância pela Internet

Silvia Helena Cardoso

O modelo educacional usado nas universidades tem permanecido estático e resistente a mudanças por muitas décadas. Os professores utilizam sempre os mesmos tipos de aulas e as mesmas abordagens educacionais, sem praticamente inová-las, e continuam a centralizar o aprendizado na figura do professor, que é o controlador e o agente de todo o processo instrucional.

Cada vez mais, este modelo tem se comprovado ser ineficaz frente às novas realidades do mercado de trabalho e do progresso do conhecimento.Mas algo está começando a mudar. Com o surgimento das novas tecnologias educacionais, como a Internet e o CD-ROM, a TV digital, etc., o sistema educacional gradativamente está mudando o seu foco, deslocando-o do ensino (instrução) para o aprendizado (centrado no aluno, que passa a ser chamado de aprendiz). Essa mudança se baseia em parte no desenvolvimento das teorias da modernas da aprendizagem, que mudaram a natureza da nossa percepção sobre como ocorre o aprendizado e qual é o papel do aprendiz. O conhecimento é considerado como uma ação e comunicaçào contruída socialmente envolvendo os aprendizes, enquanto o papel do professor é visto agora como o de um facilitador desse processo, ao invés de condutor único.

Tudo isso, evidentemente, vai ter um grande impacto sobre a educação médica, especialmente sobre a educação médica continuada. O enorme progresso da medicina nas últimas décadas passou a exigir que o médico e outros profissionais de saúde estudem continuamente, para se manter atualizados. Para ser um eterno aprendiz, o médico precisa ser capaz de aprendizado autônomo. A educação à distância, portanto, está necessariamente envolvida nesta evolução. Com a Internet, novos paradigmas têm aparecido, e suas surpreendentes possibilidades estão capturando a imaginação e interesse de educadores ao redor do mundo, levando-os a repensar a natureza do ensino e aprendizagem médica. Somente recentemente, educadores começaram a desafiar a adequação deste modelo para a aprendizagem e a entender quais são as bases tecnológicas necessárias para implementar o ensino à distância.

Neste pequeno artigo, procuramos dar uma noção básica sobre como colocar um curso interativo à distância na Internet, para aqueles que têm material educacional e desejam oferecê-lo Baseamo-nos em nossa recente experiência de projetar e implementar diversos cursos à distância na área da saúde, entre os quais um curso de metodologia científica, e outro de neurobiologia básica para clinicos, através do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP.

Tipos de Interação

Existem duas grandes vertentes para as diferentes tecnologias de ensino à distância, que dizem respeito ao parâmetro "tempo" no processo de ensino e aprendizado:

  • Tecnologias assíncrônicas: são aquelas nas quais o estudante e o professor não interagem em tempo real. Um bom exemplo é um show de slides, desenvolvido em PowerPoint e colocado na Internet, com ou sem a voz e a imagem do professor. O aluno assiste quando quiser, e não necessita da presença do professor. O correio eletrônico é outro exemplo, e este é interativo: o aluno faz e responde perguntas, envia dúvidas, recebe textos, envia trabalhos, enfim, interage com o professor. No ensino à distância existe um predomínio das tecnologas assincrônicas, pois elas permitem que o aluno progrida ao seu próprio ritmo, e recorra ao professor somente quando necessário. Além disso, permite o ensino de massa.
  • Tecnologias sincrônicas: neste caso ocorre uma interação em tempo real entre o professor e o aluno. As salas de "chat" (bate-papo eletrônico) e as videoconferências interativas são bons exemplos. São tecnologias mais complexas, e que limitam o aluno e o professor, tanto no tempo (têm data e hora marcada), quanto no tamanho da classe possível.

Cursos na WWW

Um curso à distância ministrado pela Internet pode usar muitas das funções disponíveis, como email, FTP, "chat", vídeo e áudio, etc. Normalmente, ele é implementado na forma de um conjunto de páginas de hipertexto (textos vinculados a outras páginas) disponíveis na World Wide Web, o qual dá acesso a sua estrutura e seqüenciamento.

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Exemplo de uma home page para um curso virtual de neurobiologia

A implementação na WWW também tem a vantagem de dar acesso estruturado a recursos de multimídia. O curso deve ser dividido idealmente em módulos interdependentes, pois isso facilita o estudo. Cada módulo tem um conjunto de recursos on-line, tais como artigos, anotações de aula, revistas eletrônicas e livros multimídia, listas de sites da web, show de slides (com e sem narração), videoclips, softwares para download, simulações clínicas interativas e questionários interativos.

Transmissão de videos em RealVideo através da Internet

Além disso, a home-page deve conter um conjunto de objetivos gerais e educacionais, uma lista das avaliações obrigatórias e eletivas e uma descrição das atividades e recursos as quais é recomendável ao aprendiz acessar, enquanto ele estiver estudando o módulo. Uma lista dos professores e alunos, com links de acesso às suas home-pages pessoais e endereços de email completam o elenco de informações gerais sobre o curso.A interação com os tutores pode ser fornecida de forma assincrona, via links de email e uma lista de discussão ou newsgroups (grupos de notícias na Internet); e uma interface de uma sala virtual interativa baseada na web, onde as atividades sincrônicas podem ocorrer.

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Classe virtual interativa usando o NetMeeting.

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Show de slides em PowerPoint através da WWW

Controle do Aprendizado

O controle acadêmico pode ser realizado de diversas maneiras. Seu objetivo é aferir o aproveitamento do aluno, controlar as suas obrigações (entrega de trabalhos, completação dos módulos, freqüência nos chats, etc.) e geralmente é implementado através de programas (software), colocados no servidor onde está sediado o curso. Os estudantes podem ter acesso protegido por senha, e o programa de controle acadêmico mantém uma base de dados com todos os dados do progresso dos aprendizes e da avaliação, notas, etc. Os módulos podem ser organizados de acordo com uma árvore de precedência e a transição de um módulo a outro é permitida automaticamente (ou não), de acordo com os seus pré-requisitos.

Questionário interativo de avaliação na Internet, utilizando JavaScript

Recursos

Atualmente existem na Internet centenas de ferramentas de software que permitem a criação e gerenciamento de cursos pela WWW: editores de páginas em HTML, programas gráficos, módulos de "chat", grupos de notícias, questionários interativos e listas de discussão, programas de conversão de áudio e vídeo, etc. Recomendamos o livro de McCormack & Jones (1997) e o site correspondente, para uma lista de recursos e possibilidade de download dos softwares mais úteis.

Além disso, existem sistemas completos, como o WebCT, que permitem implementar de forma muito fácil todos os aspectos de um curso, provendo, inclusive, as ferramentas de controle acadêmico citadas acima.Em conclusão, as características técnicas e abordagens educacionais utilizadas nos cursos à distância através da Internet podem ser consideradas apropriadas e altamente efetivas para fornecer aprendizagem centrada no estudante via WWW, particularmente quando existem dificuldades de oferecer este curso a uma audiência ampla e geograficamente dispersa.

Referências

MacKenzie JD and Greenes RA. The World Wide Web: redefining medical education. JAMA 1997 Dec 3;278 (21): 1785-1786.

Zucker J, Chase H, Molholt P, Bean C, Kahn RM. A comprehensive strategy for designing a Web-based medical curriculum. Proc AMIA Annu Fall Symp 1996;:41-45.

Barnett GO. Information technology and medical education. J Am Med Inform Assoc 1995 Sep;2(5):285-295.

McCormack, C; Jones, D - Building a Web-Based Education System. Wiley, 1997.

Os Autores

Renato M.E. Sabbatini, PhD, é diretor do NIB/UNICAMP, professor de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas e editor das revistas Intermedic e Informática Médica. Email: renato@sabbatini.com

Silvia Helena Cardoso, PhD, é pesquisadora associada do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, onde dirige a área de educação à distância. É editora associada da revista Informática Médica e Intermedic, e editora-chefe da Revista Cérebro & Mente. http://nib.unicamp.br/~cardoso.

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© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

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