|
O Que São Livros MultimídiaSilvia Helena CardosoNos últimos anos, tem sido observados avanços notáveis no uso de computadores na publicação de informações biomédicas. Entre estes, tem ocorrido grande progresso nas formas de representação e de apresentação do conhecimento, por meio de sistemas de multimídia interativa, bem como no desenvolvimento de simulações realísticas baseadas em computador. Os sistemas multimídia permitem um acesso não linear ao conhecimento, através do hipertexto e estão se proliferando rapidamente, devido ao surgimento dos CD-ROMs e da Internet. Eles permitem novas formas de apresentação de informação que são impossíveis em livros convencionais, tais como animações gráficas, sons e simulações, bem como a automatização do diálogo entre o autor e o leitor (interatividade). A maturação tecnológica e a exploração comercial destas tecnologias têm permitido uma oportunidade sem precedentes para o aprendizado e a reciclagem individualizadas, à distância, e de baixo custo. Atualmente, são cada vez mais comuns os livros eletrônicos que integram imagens e textos em anatomia, radiodiagnóstico e outros. Estudos indicam que a multimídia e as múltiplas modalidades de representação, incluindo gráficos tridimensionais, sons e imagens em movimento têm permitido um excelente avanço na capacidade de aprendizagem nessas áreas. |
|
Avanços TecnológicosTrês desenvolvimentos tecnológicos ocorridos na última década deram grande impulso à atual explosão de sistemas multimídia, gráficos e interativos, na biomedicina. O primeiro deles foi a ampla disseminação das interfaces gráficas de usuários para microcomputadores (GUI), acompanhando progressos tecnológicos na área de vídeo de alta resolução, placas de som/imagem e dispositivos interativos, caracterizando a chamada geração WIMP (Windows, Icons, Mouse, Pulldown Menu). O segundo é representado pelos discos óticos, tais como o videodisco interativo (VDI), o CD-ROM e o CD-I (CD Interativo), que permitem armazenar grandes volumes de informação, tais como imagens, vídeos e clipes sonoros (e proximamente, o DVD, ou Digital Video Disc). O terceiro é o surgimento e a expansão das redes globais de computadores, tais como a Internet; principalmente através dos seus protocolos de multimídia interativa, tais como o HTTP (Hypertext Transfer Protocol), levando ao grande crescimento da World Wide Web (WWW).Livro multimídia em CD-ROM: The Mayo Clinic Family Health Book Estas rápidas transformações têm influenciado inúmeros aspectos do processo de publicação científica e educacional, criando novos conceitos. Assim, mesmo que durante algum tempo possam existir as formas clássicas de apresentação, como as revistas e os livros, a comunicação eletrônica, principalmente por sua capacidade e rapidez na busca e recuperação da informação, deve se impor gradativamente. Devido ao seu custo e limitações, prevê-se que no futuro o papel servirá apenas para tipos restritos e determinados de publicações e aplicações. |
||
VantagensO conceito de livro eletrônico é uma metáfora para construção, acesso e navegação através de complexas coleções de informação eletrônica que residem em sistemas baseados em computadores. Além disso, implementações físicas de livros eletrônicos podem oferecer muitas vantagens que não são possíveis com meios convencionais. Por exemplo, com a mídia eletrônica, novos tipos de livros se tornam possíveis. Da mesma forma, usando a informação móvel, é possível criar livros dinâmicos, portáteis, que podem ser acessados usando pequenos computadores portáteis como os notebooks. O uso da informação eletrônica é atrativo porque ela pode facilmente ser dividida e disseminada; ela também é fácil de ser atualizada. Acima de tudo, ela pode ser rápida e precisamente pesquisada, conduzindo, por meio disto a uma tomada de decisão mais eficiente e mais efetiva .Nos últimos cinco anos, notou-se um significativo interesse pelo desenvolvimento de livros eletrônicos. Naturalmente, portanto, inúmeros métodos para sua criação foram desenvolvidos. Os livros eletrônicos apresentam diversas vantagens em relação ao livros impressos em papel: Interatividade: Engaja o leitor em uma aprendizagem ativa por permitir a manipulação do texto e mídia apresentada através de ferramentas de navegação. Alguns autores sugerem que o aprendizado ativo causa mais prazer e aumenta a retenção de informação do material. Isto contrasta com os livros impressos que utilizam uma técnica de aprendizagem passiva; Multimídia: As múltiplas modalidades apresentadas (texto, imagens estáticas, animações gráficas, clipes de vídeo e de audio, etc.) aumentam a variedade de caminhos de codificação pelo leitor, aumentando por meio disto, a probabilidade de que o material será não somente aprendido, mas também subseqüentemente lembrado; Busca: O texto completo de um livro eletrônico pode ser rapidamente pesquisado, usando-se palavras chave extraídas do próprio texto. Obviamente, isto é impossível em um livro impresso. Modificabilidade: O texto e a mídia são armazenados separadamente e assim, o livro eletrônico pode ser rapidamente revisado e as mudanças feitas instantaneamente quando novas informações aparecem. Aproveitamento: O texto e a mídia no livro eletrônico podem ser usados para outros propósitos tais como criar rapidamente uma palestra, um artigo científico, um novo livro eletrônico, etc. |
||
Livros na InternetO surgimento de uma rede verdadeiramente global de comunicação digital através de computadores, como a Internet, representa uma profunda e duradoura revolução na tecnologia de representação, armazenamento e distribuição da informação científica, para fins de pesquisa e ensino (ver o artigo sobre "Internet em Medicina: Os Recursos", no número 1 da Revista "Informática Médica"). A transmissão rápida e barata de informação, o uso de servidores distribuídos multimídia (como a World Wide Web), o acesso global através de um sistema de endereçamento comum, a interatividade, a execução distribuída (como em JAVA) e a existência de índices eletrônicos, são facetas dessa revolução, que irão afetar grandemente as formas tradicionais de disseminação, como os livros e as revistas.Livro multimídia na WWW Particularmente, a educação à distância receberá um novo e poderoso impulso com a Internet. São recursos extremamente recentes, que ainda não penetraram com todo seu potencial nos estabelecimentos de ensino, mas que certamente criarão novas oportunidades de inovação e pesquisa tecnológica e pedagógica. |
||
RecursosÉ muito grande o número de recursos e funções que podem ser implementadas em um livro multimídia eletrônico. Alguns exemplos:Imagens bi- e tri-dimensionais, em reconstrução real, segmentada e desenhada, de regiões ou órgãos e de suas partes constituintes; Imagens histológicas e citológicas de baixa, média e alta ampliação (microscopia ótica, de contraste de fase, de varredura eletrônica, de microscopia eletrônica) dos tecidos;
|
||
Exemplo: AnatomiaComo exemplo dessa nova geração de livros interativos multimídia, existem diversos CD-ROMs no mercado, como The Netter's Human Anatomy Atlas, a série A.D.A.M (Animated Dissection Atlas of Anatomy), BodyWorks, Digital Anatomist, entre outros (veja o box). Alguns desses livros e atlas são destinados aos leigos e estudantes secundários, enquanto que outros têm como público alvo os estudantes e profissionais de biologia e saúde.Tela do CD-ROM "Atlas de Anatomia de Netter" Um grande projeto de publicação de livros multimídia em várias áreas da medicina é o projeto Slice of Life, desenvolvido pelas Universidades de Utah e Cornell, nos EUA, sob a liderança da Profa. Susan Stensaas, e que consiste em um videodisco contendo cerca de 54.000 imagens de todos os tipos (anatômicas, histológicas, patológicas, clínicas, etc), que foram utilizados por centenas de projetos para a construção de hiperlivros em várias áreas do conhecimento (por exemplo, HyperBrain, HyperHeart e outros).
Outro exemplo interessante de uma base eletrônica de imagens anatômicas muito utilizada é o Projeto Ser Humano Visível, desenvolvido pela National Library of Medicine, dos EUA. São imagens anatômicas de dois cadáveres hígidos, um masculino e outro feminino, secionados por congelamento a cada 1 mm (0,3 mm na mulher) em toda a extensão da cabeça, tronco e membros. As seções foram fotografadas e digitalizadas em alta resolução e em cores. Existem também imagens de tomografia computadorizada de raios-x e de ressonância magnética, tomadas no mesmo nível das seções por congelamento. A partir dessa imensa base de imagens (que contém aproximadamente 19.000 imagens, ocupando cerca de 60 gigabytes de disco), é possível realizar desde a exibição de seções planares de estruturas anatômicas, até reconstruções anatômicas bi- e tridimensionais, as quais são realizadas por softwares especiais. CD-ROM de ensino de anatomia baseado no Projeto Ser Humano Visível Um grande número de projetos de pesquisa, ensino e disseminação de informação anatômica foi desenvolvido utilizando a base do Visible Human em todo o mundo (os quais foram apresentados em um congresso específico, disponível em CD-ROM). Existem diversos atlas interativos em 2D e 3D em CD-ROMs e videodiscos, como o Digital Humans e outros, bem como "sites" na Internet que permitem a navegação através das seções e até solicitar vistas tridimensionais de qualquer parte do corpo. O Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas abriga um dos servidores das imagens da base do Ser Humano Visível, o único na América Latina, e tem desenvolvido alguns projetos de utilização das imagens para o ensino e a pesquisa, inclusive um atlas interativo a ser disponibilizado na Internet. |
||
Para Saber Mais
|
||
A AutoraA autora é psicobióloga, com doutorado pela USP e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, e pesquisadora associada do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas. É também Editora-Chefe da Revista "Cérebro & Mente" e Editora Associada das revistas Informática Médica e Intermedic |
||
|