Vol. 1 No. 1 Jan/Fev 1998
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

Ant Prox 

 

Equipamentos

Sistema de Teste Ergométrico Cardiopulmonar 

O sistema Oxycon Alpha utiliza técnicas não invasivas computadorizadas para medir acuradamente o desempenho cardiovascular em exercício, fornecendo um método completo de diagnóstico diferencial em relação às funções do coração, pulmões, circulação e metabolismo. Entre os parâmetros registrados e medidos estão: trocas gasosas pulmonares por respiração externa, reserva ventilatória pulmonar, eletrocardiograma, frequencia respiratória, ajuste cardiovascular. Um software inteligente é usado para monitorar todos os sinais e auxilia o usuário a interpretar e relatar com grande facilidade os resultados de um exame. O exercício é realizado em bicicleta ergométrica, totalmente controlada pelo sistema.  

Informações e vendas: Erich Jaeger GmBH & Co. KG, Postfach 5846, 97008 Wuerzburg, Alemanha, Tel. (0049 9) 314-9720 e Fax (0049 9) 31-4972-46. WWW: 
http://www.jaeger-toennies.com/english/Cardiorespiratory/
OxyconAlpha/document.html 

  

Monitor Modular DX-2010

Este versátil equipamento serve para monitorizar em uma UTI diversos parâmetros fisiológicos como eletrocardiografia, oximetria, pressão invasiva e não-invasiva, capnografia e débito cardíaco. Apresenta também sistema de marcação de eventos e lembretes temporizados, evolução de todos os parâmetros de até 24 horas e operação facilitada através de menus de fichas. Sua configuração é feita através de simples colocação ou retirada dos módulos de parâmetros fisiológicos. A interligação é feita em rede (padrão Ethernet) com gerenciador central para monitoração e programação à distância. O monitor permite o compartilhamento de impressora para registro quando ligada à rede e tem capacidade para transmitir dados ao mundo exterior. O modelo DX-2010 tem uma capacidade de registro de todas as curvas e parâmetros acompanhados de identificação do paciente, hora e data dos registros e os registros são feitos em disquete, otimizando os procedimentos de arquivo e controle de documentos.  

Informações e vendas: Dixtal Tecnologia Ind. e Com. Ltda., R. Eng. Franscisco Pitta Brito, 703, São Paulo _ SP, Fone: (011) 548-4155, Fax: (011) 548-4883. http://www.dixtal.com.br

Topo 

Software

Treinamento em Citologia Cervical 

O sistema CytoFocus consta de uma base de dados de mais de 3.000 imagens digitalizadas de esfregaços vaginais e colposcopias, sequências de vídeo mostrando procedimentos laboratoriais, tratamentos cirúrgicos e clínicos em patologia cervical. Disponível para microcomputadores com sistema Windows 3.1 ou OS/2, o software de acesso apresenta fáceis comandos e uma interface visual de acesso a todas as imagens e textos. Veja uma imagem de exemplo. 

Informações e vendas: CellPath Ltd., PO Box 101, Hemel Hampstead, Herts, HP3 8QE, Inglaterra. Fax. (0044 1442) 252233. 
WWW: http://www.cix.co.uk/~cellpath/credits.htm 

Software de ECG para MS Windows 

O conhecido sistema CardioPerfect de ECG digital de repouso, fabricado pela empresa holandesa Cardio Control, agora dispõe de um software amigável de análise, impressão e armazenamento, baseado no sistema Microsoft Windows 3.1. Os ECGs digitalizados são armazenados em uma base de dados online que permite rápido e seguro acesso de até 150 mil pacientes. O software tem funções que permitem a recuperação de dados individuais, realização de medidas, assim como a pesquisa estatística. Pode ser integrado em rede. 

Informações e vendas: Cardio Control BV, Patrijsweg 72, Rijswijk, Holanda, Tel. (0031 70) 398-7277, Fax 398-7288, ou Cardio Perfect, Inc., 1870 The Exchange, Suite 150, Atlanta, GA 30039, USA, info@cardioperfect.com, Tel. 800-277-8544, 770-818-0074, 770-818-0075 (fax)
WWW: http://www.cardiocontrol.com 

Sistema para Análise de Cromossomas 

Cariotipagem automatizada e documentação totalmente digital de cariótipos microfotográficos podem ser conseguidos facilmente com esse programa da Advanced American Technology. O programa produz imagens de video a partir de imagens microscópicas, permitindo a magnificação das imagens, análise quantitativa e qualitativa, impressão, armazenamento de cópias de alta definição e envio de imagens por telefone. As imagens em metafase são processadas e analizadas. Um módulo de relatório permite combinar o laudo automatizado com as impressões do analista, e ambos podem ser arquivados digitalmente. A imagem digital apresenta muitas vantagens em relação ao sistema tradicional, tais como: economia de espaço, proteção contra alteração, cópias perfeitas, indexação digital para rápida recuperação. 

Informações e vendas: Advanced American Technology, 1020 S Raymond Avenue, Fullerton, CA 92631, USA. Tel. (001 714) 870-7857 e Fax (001 714) 870-8385.  

Sistema Modular de Saúde Pública 

O Hygia é um sistema que interliga todas as unidades de saúde de uma região através de uma rede ligada a um servidor, levando-a a novos patamares de eficiência e resolutividade. O sistema foi elaborado por uma equipe especializada em informática e saúde, com a colaboração de gerentes e especialistas de saúde pública. O Hygia possui módulos independentes de informação e registro de acordo com as categorias:  
  • Ambulatório: Inclui cadastro único do paciente, agendamento de consultas, prontuário eletrônico, criação e fichas próprias.· 
  • Laboratório: Definição de exames, controle de material, parâmetros para resultados, resultados no prontuário. 
  • Central de Leitos: Lista de ocupação de leitos, controle e distribuição de vagas, distribuição de AIHs. 
  • Medicamentos: Controle da farmácia/unidade, conversão: unidade de medida, controle de final de estoque. 
  • Disque saúde: Central de atendimento, controle de faltosos. 
  • Faturamento: Procedimentos ambulatoriais, procedimentos hospitalares, procedimentos não SUS. 
  • Vigilância e Saúde: Programas de saúde, rotina de vacina, busca ativa nas doenças. 
Informações e vendas: Techne Engenharia e Sistemas, Av. das Nações Unidas, 10989 - 15º andar, 04578-000 São Paulo SP,  Tel.: (011) 829-9233, Fax: (011) 829-7608
http://www.techne.com.br/hygia/hygia1.htm

Topo  Silvia Helena Cardoso  
Renato M.E. Sabbatini
 

© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: