Vol. 1 No. 1 Jan/Fev 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato

Ant Prox

Revista Saúde & Vida On-Line

http://www.nib.unicamp.br/svol/

Este é uma revista eletrônica e um recurso on-line para leigos que nasceu a partir da idéia de que todas as pessoas devem ter acesso às informações sobre saúde e bem estar. A revista ajuda o usuário a prevenir doenças através de informações bastante úteis, expressas de forma clara e objetiva, espalhadas pelas diversas seções da revista, com ênfase na saúde da mulher, do homem, dos filhos e até dos animais. O ponto-chave deste site é a interatividade do leitor com a equipe de profissionais especializados, através do serviço "Pergunte ao Doutor", o qual permite ao leitor tirar suas dúvidas sobre saúde e doença. Novos assuntos são introduzidos semanalmente e podem ser facilmente encontrados clicando sobre o ícone "Novidades" ou procurando-os através de um eficiente mecanismo de busca, necessário dada a notável complexidade de assuntos em diversas áreas da saúde. É produzida pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP.

Topo

Medstudents

http://www.medstudents.com.br/

Produzido por médicos e alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Medstudents é uma revista médica virtual em versão bilíngue (inglês-português) com o objetivo de levar até o usuário temas em medicina de forma didática. A revista é atualizada a cada três meses e apresenta diversas seções, tais como informações na área básica, que vem na forma de artigos científicos, casos clínicos, doenças raras, procedimentos médicos, imagens de casos. A revista conta também com o "Making Your Diagnosis", uma seção participativa de médicos leitores, os quais olham para imagens de casos clínicos apresentados nesta página e enviam seus diagnósticos e breves

comentários, os quais são publicados posteriormente. Em outra seção "Diagnóstico Rápido", é apresentado um estudo de caso ao leitor e uma pergunta com cinco respostas alternativa lhe é fornecida para que ele teste seus conhecimentos, mas a resposta está disponível na página seguinte. O Medstudents possui "Provas de Residência Médica", uma página com provas realizadas em vários anos, as quais permitem voce responder on-line e enviá-la aos responsáveis. Cada questão é somada ao total de questões realizadas.

Topo

Physician's Home Page (PHP)

http://php.silverplatter.com

PHP é um site interativo de educação e referência para profissionais médicos, de acesso pago. Ele possui o poderoso e conceituado mecanismo de busca SilverPlatter vinculando sites e jornais. Ele apresenta o Medline (3.800 revistas, 1996-1997), o AIDSline (desde 1980), BioethicsLine (códigos de ética profissional, doação de órgãos e transplante, eutanásia, aborto, direitos dos pacientes, etc, desde 1973), HealthStar e o MD Drugs (informações clínicas sobre drogas). Apresenta também publicações dinâmicas com texto completo e entrega de documentos em:

  • MD Digest - Artigos importantes das cinco melhores revistas. Este sistema tamb'me envia notícias de alerta instantânea via email.
  • MD Internet Library - Uma extensa coleção de recursos médicos com links para a Internet.
  • Virtual Symposium - Conferências on-line e aquisição de créditos; alta qualidade de audio, vídeos, slides, imagens e texto.
  • MD Opinion - Respostas de especialistas de membros do comitê editorial da PH, a questões de leitores.
  • First Look/Second Look - Ponto de serviço de recursos clínicos fornecendo informações práticas, e orientadas à ação para para uso durante encontros clínicos específicos.
  • WebMedLit - Índices de artigos correntes de mais de 15 dos grandes jornais médicos.
Topo

MD Consult

http://www.mdconsult.com

Há três anos, uma conceituada equipe de líderes em informação médica tem combinado esforços para disseminar através da Internet a informação de 50 das mais respeitadas sociedades e editoras médicas compiladas em um só ambiente virtual: o MD Consult. Este site é muito útil para responder questões médicas e manter o profissional médico atualizado. Seu ponto-chave é a biblioteca clínica, na qual são encontrados atualmente o Medline, 40 das melhores revistas médicas, os 40 melhores livros do ano, 32 conceituados livros de referência, e 400 manuais clínicos, todos em texto completo, além de informações sobre 45.000 medicamentos. Além disso, neste site são encontradas educação para pacientes, atualização médica diária, padronizada de acordo com os interesses do usuário, bem como grupos de discussão somente com médicos.

Topo Silvia Helena Cardoso
cardoso@nib.unicamp.br
http://nib.unicamp.br/~cardoso


© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: