Vol. 1 No. 1 Jan/Fev 1998
Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato 

Ant Prox 

Editorial 

Informação para o Paciente 

<A HREF=

A Medicina já não é mais a mesma. O relacionamento médico-paciente tem passado por alterações extremamente importantes nos últimos anos, em função de uma série de fatores, mas eu acho que o principal deles é o fato de que as pessoas já não confiam cegamente nos médicos, como antes. As numerosas notícias que aparecem nos meios de comunicação sobre profissionais com sérios problemas de formação, os erros médicos, o caos da atenção médica pública, os abusos dos planos de saúde, etc., abalaram o papel meio divino e infalível que o médico assumia em relação aos seus pacientes. 

Outra tendência importante é um aumento no grau de informação dos pacientes sobre os seus problemas de saúde. Graças às revistas populares, à TV e, agora, à Internet, as pessoas estão cada vez mais bem informadas e têm condições de "enfrentar" o médico quando acham que alguma coisa não está correta. O ideal é que isso aumentasse cada vez mais, como acontece nos países mais desenvolvidos, pois o resultado é benéfico para todo mundo. Os americanos fizeram recentemente um estudo na Califórnia, em um sistema de saúde chamado Kaiser-Permanente, no qual descobriram que a cada 1 dólar que se gasta dando informação para o paciente, poupa-se 2,30 dólares em consultas, remédios e cirurgias desnecessárias ! 

Por isso, é sensacional constatar o sucesso de serviços de informação através da Internet, como o serviço "Pergunte ao Doutor", estabelecido desde novembro de 96 pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, dentro da revista "Saúde & Vida On-Line" (http://www.nib.unicamp.br/svol). Ele permite que qualquer pessoa que tenha acesso a correio eletrônico possa enviar perguntas sobre doenças, saúde e prevenção, a um corpo de dezenas de médicos das mais variadas especialidades, que, gratuitamente, prestam serviços de consultoria à revista. As perguntas mais interessantes, juntamente com as respostas, também são publicadas na revista "Saúde e Vida On-Line", e podem ser aproveitadas por pessoas que tenham dúvidas semelhantes. 

Chega a ser comovente acompanhar o diálogo entre as pessoas que estão usando o "Pergunte ao Doutor". São inúmeros os casos de pessoas que tiveram uma ajuda carinhosa e eficiente dos médicos que respondem, em alguns casos chegando até a marcar consultas pessoais.. É espantoso também ver como os médicos consultores dedicam gratuitamente seu tempo para responder e orientar os pacientes on-line. O "Pergunte ao Doutor" atende a pacientes de todo o país (e até do exterior), e seus consultores são realmente "virtuais" (eles estão localizados desde Porto Alegre até Recife, mas como usam o correio eletrônico, sua localização realmente é irrelevante, o que é uma inovação maravilhosa). Mas, o mais importante é que a maioria dos pacientes saiu da experiência com muito mais informação do que tinha antes, aumentando a qualidade de vida e a segurança das pessoas que têm problemas de saúde. A aprovação a esse tipo de serviço é geral. Tudo isso reacende nossa esperança no idealismo básico da Medicina. 

Topo  Renato M.E. Sabbatini
Editor Científico 
 

© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: