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Curso de Pós -Graduação
Aplicações do Computador na Educação Médica


Módulo 9
Simulações Biológicas

Objetivos

As simulações computadorizadas representam uma das aplicações mais interessantes e criativas da Informática no ensino médico. Existem dois tipos básicos de simulação:

  • biológica: geralmente baseada em modelos matemáticos de sistemas fisiológicos, bioquímicos, etc.
  • clínica: simulam a resolução de problemas clínicos, também chamado de "encontro com o paciente"
Existem também simulações mistas, ou seja, que envolvem clínica e fisiologia em um único programa, como nos simuladores de anestesia.

O objetivo deste módulo é estudar e compreender as simulações biológicas baseadas em modelos matemáticos e sua execução através de softwares de computador. Temos aqui duas categorias, que você conhecerá através do módulo:

  • programas "stand-alone" ou off-line. São softwares que terão que ser baixados através da Internet ou vem em CD-ROMs, disquetes, etc., e que são executados no computador local
  • programas distribuidos, disponíveis em Java, CGI ou então através de plug-ins especiais para o browser.
Pré-Requisitos: conhecimentos de matemática em nível de álgebra elementar. Desejável também conhecimentos básicos de cálculo diferencial e integral.

Objetivos Educacionais

Ao final deste módulo, você será capaz de (para seu controle, marque os ítens que julga já haver atingido): 
  1. Demonstrar conhecimento sobre os tipos básicos de simulação computadorizada usados no ensino
  2. Definir o que é modelagem (construção de modelos) e simulação e seu papel no método científico, descoberta e representação de novos conhecimentos, etc.
  3. Diferenciar e definir os diversos tipos de modelos que existem em ciência e como podem ser simulados por computador
  4. Definir e diagramar as etapas do processo de construção de um modelo e desenvolvimento de uma simulação no ensino
  5. Elencar as vantagens do uso da simulação no ensino
  6. Explicar o que é um modelo matemático de um processo dinâmico e como ele pode ser simulado em computador através da integração iterativa de equações de diferenças finitas; exemplificando com a construção completa de um modelo de regulação da glicemia pela insulina e produzindo um programa em BASIC para realizar a simulação com controle de parâmetros variáveis
  7. Desenvolver as equações de diferenças finitas para um modelo fisiológico proposto adicional
  8. Definir como a linguagem JAVAScript e JAVA pode ser usada para desenvolver e simular modelos de execução distribuída através da Internet; indicando como exemplos alguns modelos já disponíveis publicamente
  9. Discutir comparativamente as vantagens e desvantagens das diversas abordagens na produção de sistemas de simulação biológica para apoio ao ensino médico
Roteiro

Você deverá inicialmente ler a bibliografia recomendada. Recomenda-se também ler a bibliografia adicional, para aprofundamento.

Vários softwares de minha autoria e de outros autores exemplificam essas tecnologias e podem ser baixados. Você deverá utilizá-lo de modo a ganhar experiência com relação a características de projeto e implementação. É de domínio público. Além disso, serão usados para o trabalho prático a ser entregue.

Diversos sites na WWW deverão ser visitados e suas características de projeto, interatividade devem ser observadas. Os sites foram escolhidos de modo a exemplificar várias tecnologias para que você possa ter uma idéia do que já foi desenvolvido nesta área, 

Finalmente, realize o trabalho prático deste módulo, e procure responder ao questionário de auto-avaliação.

Se tiver alguma dúvida durante o estudo, escreva para o professor por email ou entre no mural eletrônico. Para esta aula haverá um "chat" virtual de discussão e resolução de dúvidas. Participe do chat apenas se tiver cumprido o programa mínimo de estudo deste módulo
Bibliografia
Material de base:

  • Cardoso, S.H: Utilizando Simulações no Ensino Médico. Revista Informática Médica, 1(4): 1998.
  • Livro recomendado: Physiological Simulation Using Microcomputers. C. Randall, Addison-Wesley, 1980. Este livro está esgotado. Pegar xerox do capítulo relevante com o professor.
Leituras adicionais: Outros recursos na Internet, particularmente sobre execução distribuída. Visite: Show de Slides

Audios e Videos

CD-ROMs

Sites na Internet

Em cada um desse sites, leia as instruções e o material de background, depois realize alguns experimentos de simulação interativa. 

  • The Eye Simulation Program.

  • Um programa desenvolvido em JAVA e Shockwave que simula o teste dos movimentos dos olhos e permite experimentos lesando nervos e músculos extrínsecos oculares. Necessita o plug-in do Shockwave.
  • The Nernst-Goldman Java Equation Simulator

  • Um programa em JAVA applet, exemplo de simulação estática interativa
  • The Nerve Action Potential Laboratory  

  • Um exemplo de um laboratório completo de simulação de modelos matemáticos dinâmicos, usando um plug-in especial para o browser (você precisará baixá-lo e instalá-lo primeiro).
  • Pharmacokinetics Calculator 

  • Um simulador gráfico de equações de distribuição de medicamentos em função do tempo (doses únicas ou múltiplas), desenvolvido em JAVA, pela Internet. 
Software
  • NEURON: A Neuronal Simulation Environment

  • Um programa de domínio público para simulação em neurofisiologia, com várias simulações didáticas já desenvolvidas. Para MS-DOS, Windows e Mac. 
  • SIMUL: Pacote com 10 simulações pelo NIB/UNICAMP 
  • GLICOSIM: Sistema para Windows de simulação dinâmica do controle da glicemia 
  • CARDSIM: Sistema para Windows de simulação estática da mecânica cardiovascular 
Chat
 
  • Data: Segunda-Feira,  28 de junho de 1999.
  • Horário: 14:00-15:30 h
  • Local: Área de Chat do Hospital Virtual Brasileiro
  • Sala: FM-993.
  • Professor: Renato M.E. Sabbatini

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    Trabalhos

    Faça um roteiro de experimentos em laboratório simulado propostos para uso pelos alunos dos programas EYE SIMULATOR, CARDSIM e GLICOSIM (como se fosse para uma aula prática real), com as questões resolvidas e exemplos de telas de resultados (capturadas em forma gráfica).
    Envie o trabalho por email para o professor
    Prazo para entrega: 12/7/99

    Questionario

    Responda ao questionário on-line de avaliação deste módulo. o qual será usado 
    para compor a sua nota final.
    Prazo para resposta:


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    Atualizado em: 24.Jun.99