Mapa
 

Curso de Pós-Graduação
Aplicações do Computador na Educação Médica

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Objetivo Geral:

Capacitar docentes de ensino superior a realizar o planejamento e coordenar o desenvolvimento de cursos baseados em tecnologia digital, especialmente cursos a distância baseados na Internet, com aplicações nas áreas básica e clínica. O curso pretende proporcionar os fundamentos teóricos, e a capacitação técnica necessária para entender o uso e aplicar as ferramentas computacionais, abordagens, etc., no contexto de trabalho com uma equipe multidisciplinar.

Objetivos Específicos

Ao final do curso o aluno será capaz de:
  1. Identificar e descrever sucintamente as principais áreas de aplicação da informática no ensino superior em ciências da saúde, dando exemplos de sites correspondentes às aplicações existentes na Internet, no Brasil e no mundo;
  2. Identificar e descrever as várias modalidades de ensino a distância, e como se diferenciam;
  3. Discutir as principais vantagens, desvantagens e obstáculos envolvidos na aplicação de computadores no ensino em saúde, principalmente na educação à distância baseada em tecnologia de redes e Internetç
  4. Descrever e discutir os principais elementos que embasam a pedagogia do ensino e da comunicação embasada em computadores, em suas aplicações em educação;
  5. Identificar e entender o princípio de funcionamento das principais ferramentas da Internet e da WWW, tais como correio eletrônico, listas e grupos de discussão, chats, hipermídia, áudio, vídeo, realidade virtual, video e teleconferência, etc., nas aplicações de desenvolvimento de cursos on-line ou de apoio a cursos presenciais;
  6. Selecionar as ferramentas de informática e de Internet mais adequadas para cada tipo de aplicação e de curso, quanto às suas aplicações didáticas; demonstrando conhecer sua aplicabilidade, vantagens, desvantagens e problemas referentes à implementação e uso;
  7. Demonstrar conhecimento quanto aos vários ambientes de aprendizagem e de gerenciamento de cursos on-line; e descrevendo de forma comparativa suas principais características, vantagens e desvantagens, etc.
  8. Realizar o planejamento completo de um curso on-line, incluindo seus objetivos gerais e específicos, ementa, etapas de desenvolvimento, recursos necessários, ferramentas a serem usadas,
  9. Desenvolver um curso modular on-line simples, baseado na Web, em algum tópico de ensino de saúde, sendo capaz de utilizar um ambiente de gerenciamento selecionado, e implementar as várias ferramentas disponíveis no mesmo, do começo ao fim.

[ Objetivos | Organização | Inscrição | Alunos | Programa | Recursos | Avaliação | FAQ | Email ]

© 1997 Universidade Estadual de Campinas
Atualizado em: 15.Maio.2001