O objetivo deste módulo é conhecer uma das primeiras e
mais simples das aplicações do computador no ensino médico,
os questionários de avaliação, teste, e exame por
computador, como são variavelmente chamados..
Os questionários eletrônicos procuram imitar no computador
como um teste ou exame é ministrado ao aluno, com a vantagem de
poder dar e/ou pontuar a resposta fornecida pelo aluno, automaticamente,
bem como gravar ou enviar as respostas para o professor, para que ele possa
acompanhar o progresso dos alunos, e outros recursos adicionais, que permitem
a integração do questionário eletrônico interativo
aos outros materiais e atividades de um curso
As duas formas atuais de implementação destes recursos
didáticos eletrônicos interativos são:
-
meios magnéticos ou óticos removíveis (disquete, CD-ROM,
DVD, videodisco, etc.)
-
redes de computadores (WWW)
Nesta aula examinaremos as principais implementações, com
muitos exemplos.
Objetivos
Educacionais
Ao final deste módulo, você será capaz de (para seu
controle, marque os ítens que julga já haver atingido):
-
Entender e descrever as características e principais diferenças
entre os sistemas de avaliação formativa e somativa desenvolvidos
para os vários meios (execução de software local,
acesso através de rede)
-
Identificar e descrever os elementos básicos de organização
de um questionário eletrônico interativo: componentes, sequenciamento
do material, incorporação de elementos multimídia
e sua integração ao restante do material didático,
texto, navegabilidade e ergonomia, recursos auxiliares.
-
Planejar e desenvolver um questionário eletrônico simples
de avaliação formativa para oferta na forma de software ou
de um site na Internet.
-
Demonstrar ter conhecimento de como localizar coursewares médicos
deste tipo através da Internet, para fins de avaliação
e aquisição.
Você deverá inicialmente ler a bibliografia
recomendada e assistir ao show de slides
referentes à aula. Demonstrações e resenhas de alguns
CD-ROMs
estão disponíveis na Internet, e também deverão
ser lidos, para que você tome conhecimento de suas principais características.
Alguns softwares que permitem o desenvolvimento
de questionários de avaliação por computar exemplificam
asvárias tecnologias podem ser baixados e você deverá
utilizá-los de modo a ganhar experiência com relação
a características de projeto e implementação. Todos
são de domínio público.
Diversos sites na WWW deverão ser
visitados e suas características de projeto, interatividade, etc.
devem ser observadas. Os sites foram escolhidos de modo a exemplificar
tecnologias (HTML, CGI, e JAVA) e tipos (avaliação formativa
e somativa, com e sem imagens, feedback imediato ou processado). Para que
você possa ter uma idéia do que já foi desenvolvido
nesta área, colocamos também uma lista de recursos
na Internet, com exemplos interessantes de vários sites.
Finalmente, realize os trabalhos práticos
deste módulo, e procure responder ao questionário
de auto-avaliação.
Se tiver alguma dúvida durante o estudo, escreva
para o professor por email. Para esta aula haverá um "chat"
virtual de discussão e resolução de dúvidas.
Participe do chat apenas se tiver cumprido o programa mínimo de
estudo deste módulo.
-
Escreva um relatórios sucinto descrevendo cada um dos sites visitados,
fazendo uma comparação entre as metodologias e a utilidade
de cada um para o ensino on-line.
-
Desenvolva um questionário de avaliação formativa
em uma área médica de sua escolha, utilizando MEDTEST, ou
script JAVA, ou HTML simples. Mínimo de 10 questões.
Envie os trabalhos
como arquivos por email para o professor
com cada arquivo zipado contendo o resultado completo.
Data: Segunda-Feira, 31 de maio de 1999,
Horário: 14:00-15:30 h
Local: Área de
Chat do Hospital Virtual Brasileiro. Sala: FM-993.
Professor: Sabbatini
Responda ao questionário on-line de
avaliação deste módulo. o qual será usado para
compor a sua nota final. |