Mapa

Curso de Pós -Graduação
Aplicações do Computador na Educação Médica


Módulo 5
 As Bases Pedagógicas da Educação a Distância

Objetivos

O objetivo deste módulo é examinar e discutir as premissas do processo ensino -aprendizagem, enfocando as principais teorias de aprendizagem abordadas para a construção do conhecimento, qual o modelo ideal a ser utilizado em EAD. e como esses recursos podem ser utilizados especificamente para atingir aprendizagem a distância. Também objetiva entender os tipos de aprendizagem, e quais são os mais adequados para EAD, a importância dos estilos cognitivos do aprendiz e as características dos aprendizes adultos.

Objetivos Educacionais

Ao final deste módulo, você será capaz de (para seu controle, marque os ítens que julga já haver atingido): 
  • identificar as habilidades básicas necessárias para ensinar a distância
  • conceituar o que é pedagogia e quais as três principais abordagens pedagógicas
  • definir o que é construtivismo e discutir o seu papel na EAD
  • distinguir qual a abordagem pedagógica ideal para a EAD
  • avaliar o impacto da explosão do conhecimento sobre a educação
  • discutir as tendências futuras da educação para o trabalho
  • listar os fatores envolvidos no velho e novo paradigmas da educação
  • identificar quais as formas ideais de aprendizagem ideal em EAD
  • Compreender o conceito de ferramental pedagógico e sua importância para o desenvolvimento de EAD
  • Identificar quais são os objetivos pedagógicos em EAD
  • Identificar os estilos cognitivos de cada aprendiz
  • Demonstrar conhecer as fases evolutivas do mecanismo básico de aprendizado
  • Identificar os níveis de habilidades cognitivos para selecionar o método de ensino em seu curso
  • Conhecer os tipos de aprendizagem existentes para aplicá-las em cursos on-line
  • Listar as características da pedagogia de ensino em adultos
  • Propor recursos e ferramentas pedagógicas para contribuir para melhorar a EAD de adultos
Roteiro

Em primeiro lugar, assista aos dois shows de slides, na ordem indicada.

Em seguida, leia os capítulo do livro e os artigos on-line indicados na Bibliografia, para ampliar e consolidar o conhecimento adquirido. Visite também os sites na Internet, para ter uma idéia mais profunda sobre os temas da aula. 

Bibliografia

Artigos On-Line

  • Tecnologia de Educação a Distância
    Coordenação de Educação a Distância da PUC-RJ. Parcialmente traduzida e adaptada do material "Distance Education at a Glance" da Universidade de Ohio. Leia os capítulos referentes à Estratégias (estratégias de aprender, estratégias de ensinar, eficácia da EAD, principais participantes da EAD. Estude e medite, especialmente, sobre as características necessárias dos aprendizes em EAD, pois não tratamos deste tópico em profundidade nos shows de slides.


Referências Suplementares

Show de Slides Sites na Internet Chat
 
  • Data: Segunda-Feira,  4 de junho de 2001.
  • Horário: 14:00-15:30 h
  • Local: Área de Chat 
  • Sala: FM-993.
  • Professor: Renato M.E. Sabbatini

  • Trabalhos

    Após terminar as leituras e refletir sobre os assuntos, sugerimos algumas questões abaixo para serem discutidas no webfórum ou a escolha de uma tema para ser escrito no formato de um ensaio:

    1. Que estratégias pedagógicas você usaria como professor para reduzir o isolamento social dos alunos em um curso de EAD, e para aumentar a interação entre eles em determinadas atividades do curso?
    2. Como a EAD poderia resolver a questão dos diferentes estilos cognitivos visualizador/verbalizador/analisador/sintetizador? . 
    Envie o trabalho por email para o professor
    Prazo para entrega: 

    Questionario

    Responda ao questionário on-line de avaliação deste módulo. o qual será usado 
    para compor a sua nota final. 
    Prazo para resposta: 


    [ Objetivos | Organização | Inscrição | Alunos | Programa | Recursos | Avaliação | FAQ | Email ]

    © 1997 Universidade Estadual de Campinas
    Atualizado em: 4.Abt.99