O objetivo deste módulo é examinar e discutir as
premissas do processo ensino -aprendizagem, enfocando as principais teorias
de aprendizagem abordadas para a construção do conhecimento,
qual o modelo ideal a ser utilizado em EAD. e como esses recursos podem
ser utilizados especificamente para atingir aprendizagem a distância.
Também objetiva entender os tipos de aprendizagem, e quais são
os mais adequados para EAD, a importância dos estilos cognitivos
do aprendiz e as características dos aprendizes adultos..
Objetivos
Educacionais
Ao final deste módulo, você será capaz de (para seu
controle, marque os ítens que julga já haver atingido):
-
identificar as
habilidades básicas necessárias para ensinar a distância
-
conceituar o que
é pedagogia e quais as três principais abordagens pedagógicas
-
definir o que
é construtivismo e discutir o seu papel na EAD
-
distinguir qual
a abordagem pedagógica ideal para a EAD
-
avaliar o impacto
da explosão do conhecimento sobre a educação
-
discutir as tendências
futuras da educação para o trabalho
-
listar os fatores
envolvidos no velho e novo paradigmas da educação
-
identificar quais
as formas ideais de aprendizagem ideal em EAD
-
Compreender o
conceito de ferramental pedagógico e sua importância para
o desenvolvimento de EAD
-
Identificar quais
são os objetivos pedagógicos em EAD
-
Identificar os
estilos cognitivos de cada aprendiz
-
Demonstrar conhecer
as fases evolutivas do mecanismo básico de aprendizado
-
Identificar os
níveis de habilidades cognitivos para selecionar o método
de ensino em seu curso
-
Conhecer os tipos
de aprendizagem existentes para aplicá-las em cursos on-line
-
Listar as características
da pedagogia de ensino em adultos
-
Propor recursos
e ferramentas pedagógicas para contribuir para melhorar a EAD de
adultos
Em primeiro lugar, assista aos dois shows de slides,
na ordem indicada.
Em seguida, leia os capítulo do livro e os artigos on-line indicados
na Bibliografia, para ampliar e consolidar
o conhecimento adquirido. Visite também os sites
na Internet, para ter uma idéia mais profunda sobre os temas
da aula.
Artigos On-Line
-
Tecnologia
de Educação a Distância
Coordenação de Educação a
Distância da PUC-RJ. Parcialmente traduzida e adaptada do material
"Distance Education at
a Glance" da Universidade de Ohio. Leia os capítulos referentes
à Estratégias (estratégias de aprender, estratégias
de ensinar, eficácia da EAD, principais participantes da EAD. Estude
e medite, especialmente, sobre as características necessárias
dos aprendizes em EAD, pois não tratamos deste tópico em
profundidade nos shows de slides.
Referências Suplementares
Data: Segunda-Feira, 4 de junho de 2001.
Horário: 14:00-15:30 h
Local: Área de Chat
Sala: FM-993.
Professor: Renato M.E. Sabbatini
Após
terminar as leituras e refletir sobre os assuntos, sugerimos algumas questões
abaixo para serem discutidas no webfórum ou a escolha de uma tema
para ser escrito no formato de um ensaio:
-
Que estratégias
pedagógicas você usaria como professor para reduzir o isolamento
social dos alunos em um curso de EAD, e para aumentar a interação
entre eles em determinadas atividades do curso?
-
Como a EAD poderia
resolver a questão dos diferentes estilos cognitivos visualizador/verbalizador/analisador/sintetizador?
.
Envie o trabalho
por email para o professor.
Prazo para entrega:
Responda ao questionário on-line de
avaliação deste módulo. o qual será usado
para compor a sua nota final.
Prazo para resposta: |