O objetivo deste módulo é elaborar o conhecimento sobre
a Internet, suas tecnologias e serviços atuais, com a finalidade
de servir de embasamento para os módulos aplicativos subseqüentes.
Objetivos
Educacionais
Ao final deste módulo, você será capaz de (para seu
controle, marque os ítens que julga já haver atingido):
-
Demonstrar conhecimento sobre:
-
o que são redes de computadores e seus vários tipos,
-
o que é uma rede de comutação de pacotes e como funciona,
-
o que é a Internet, seu histórico e características
principais,
-
crescimento e distribuição nacional e mundial da Internet,
conectividade do Brasil com o exterior hoje.
-
o que é um protocolo, e quais são os principais tipos de
protocolos usados atualmente na Internet
-
O que é uma arquitetura cliente-servidor e como funciona,
-
Como funciona o email, o newsgroup, a lista de distribuição
(mailing list), o FTP, o TELNET e a WWW,
-
Como funciona o protocolo HTTP, o que é um endereço URL
-
O que é o HTML e como funciona o hipertexto
-
Realizar uma busca de dificuldade médica na Internet, usando os
catálogos e mecanismos de busca genéricos e especializados,
e na base de dados MEDLINE
-
Listar as principais aplicações da Internet na medicina clínica
e dar exemplos de 2 a 3 sites interessantes relativos a esses vários
tipos de aplicações
Os pré-requisitos essenciais para participar deste módulo
são: saber usar um "browser" da WWW, como o Netscape ou o Internet
Explorer, e conhecer os procedimentos básicos de acesso à
Internet.
Caso você não tenha ainda um conhecimento básico
sobre como funciona a Internet e quais são os seus serviços,
primeiro assista ao Show de Slides. Depois
leia o Material Introdutório e os Artigos On-Line da Bibliografia.
Um "Glossário da Internet", da Revista
Intermedic apresenta as definições dos termos mais comuns
presentes nessas tecnologias. Alguns desses artigos apresentam uma visão
geral das aplicações da Internet em Medicina, os quais você
também deverá ler, se não tem uma idéia mais
concreta a respeito.
Para aprender de uma forma mais sistemática os recursos principais
da Internet, recomenda-se também assistir ao Curso
On-Line.
Para sedimentar e testar seu conhecimento adquirido, realize os Trabalhos
Propostos e entregue-os por email ao professor antes do dia marcado
para o Chat, que poderá ser utilizado
para debater, tirar dúvidas e fazer questões ao professor
e aos colegas.
Finalmente, responda ao questionário de
avaliação.
Material introdutório:
Technology in Medical Education: Internet
Overview e Internet
Tools
Curso On-Line
Artigos On-Line:
Glossário
Quase todo os softwares mencionados
nas aulas deste módulo poderão ser baixados do site Tucows.
Você precisará
a marioria deles para as aulas práticas seguintes do curso. Abaixo
são recomendados os melhores. Todos os programas são freewares
para MS Windows 95/98. Depois de baixar os softwares, instale-os. Os plug-ins
Adobe Acrobat Reader, Microsoft Word 97 Viewer, Microsof PowerPoint 97
Viewer, RealPlayer 8 e ShockWave Flash deverão ser instalados também
no seu browser atual (IExplorer e/ou Netscape), para uso posterior durante
o curso.
Nota: os links acima
estão utilizando a versão espelho do Tucows residente no
provedor MPC BBS de Campinas. Os marcados
com * são
descarregados do site original (Microsot, Real.Com, etc.)
Data: Segunda-Feira, 14 de maio de 2001.
Horário: 13:30-15:30 h
Local: Área de Chat
Sala: FM-993.
Professor: Renato
M.E. Sabbatini
Procure na Internet exemplos relevantes de sites, listas de discussão
e outras ferramentas que tenham potencial educacional nas seguintes categorias:
· Casos clínicos
· Bases de imagens
· Revistas on-line
· Pesquisa bibliográfica
· Associações médicas
· Sistemas de apoio à decisão
· Bases de dados de medicamentos
· Bases de dados de doenças
· Notícias médicas
· Referatas médicas (Journal Clubs)
· Fóruns médicos on-line
Para cada ítem, dê o endereço do recurso, o nome,
uma breve descrição, qual a tecnologia da Internet utilizada,
e, em sua opinião, qual seria a utilidade para o aprendizado e o
ensino em medicina e saúde.
Envie
o trabalho por email para o professor.
Prazo para entrega: 28.Maio.2001.
Responda ao questionário on-line de
avaliação deste módulo. o qual será usado
para compor a sua nota final.
|