O objetivo deste módulo é apresentar uma visão
abrangente inicial das aplicações da informática na
educação médica, que servirá como uma base
para o detalhamento posterior de várias dessas aplicações.
Objetivos
Educacionais
Ao final deste módulo,
você será capaz de (para seu controle, marque os ítens
que julga já haver atingido):
-
Identificar as principais áreas
de aplicação do computador no ensino médico
-
Descrever sucintamente o desenvolvimento
histórico dessa área de aplicação no mundo
-
Identificar os fatores principais
envolvidos na tecnologia de ensino assistido por computador (computadores,
hardware, software, redes, etc.)
-
Indicar o melhor tipo de tecnologia
Inicialmente, leiam a bibliografia
recomendada. Quem tem poucos conhecimentos sobre hardware e software
deverá ler o Material Introdutório primeiro. Em seguida assistam
ao Show de Slides. Finalmente realizem o trabalho
proposto e enviem por email. Até o final da semana estará
disponível um
questionário
de autoavaliação, que vocês deverão responder.
Entrem no chat
no dia marcado para resolver dúvidas e questões sobre esse
módulo.
Material Introdutório:
Capítulos de Livro:
Leituras Suplementares:
-
American
Association of Medical Colleges
Site da principal organização norte-americana de
faculdades de medicina. Tem muitos grupos de estudo, inclusive em tecnologia
da informação, publicações e encontros.
-
Associação
Brasileira de Educação Médica
A principal organização dos educadores médicos
brasileiros, tem um site com muitas informações relativas
a projetos, documentos, revista, boletim, etc. Realiza um congresso anual.
Entidade formada basicamente por diretores das faculdades de medicina.
-
RAEM:Rede
de Apoio à Educação Médica
A RAEM é uma iniciativa da Associação Brasileira
de Educação Médica (ABEM), que tem como objetivo facilitar
os contatos entre instituições, pesquisadores, professores
e alunos nos assuntos de aducação médica e fomentar
a produção científica sobre educação
médica e áreas correlatas.
-
CINAEM:Comissão
Interinstitucional Nacional de Avaliação das Escolas Médicas
O projeto CINAEM reúne entidades representativas ligadas
à comunidade acadêmica, universitária e da classe médica;
com o objetivo principal de avaliar os componentes da qualidade para a
transformação da realidade revelada do ensino médico
no Brasil.
-
Conselho
Federal de Medicina
Tem muitas manifestações e publicações
a respeito dos problemas da educação médica no Brasil.
-
Federación
Panamericana de Facultades (Escuelas) de Medicina
A FEPAFEM é a organização confederativa que
reúne todas as associações de educação
médica do hemisfério.
-
Academia
Nacional de Medicina
Associação encarregada de definir para o governo
os parâmetros desejáveis da educação médica.
Data: Segunda-Feira,
9 de abril de 2001
Horário: 13:30-15:00
h
Local: Área
de Chat do Curso
Sala: FM-993.
Professor: Renato M.E.
Sabbatini
-
Responder por escrito as perguntas
no final do capítulo
do Shortliffe.
-
Responder por escrito as perguntas
do exame
da Columbia.
Envie o trabalho
por email para o professor.
Prazo para entrega: 12.Abril.1999
Responda ao questionário on-line de
avaliação deste módulo. o qual será usado
para compor a sua nota final.
Prazo para resposta: 19.Abril.1999 |