É por isso que o produto que resenhamos aqui é especialmente entusiasmante, não só pelo escopo da obra, que é destinada realmente ao estudante de anatomia humana em nível muito detalhado; bem como pelo fato interessantissimo de ser o primeiro produto do gênero em CD-ROM da América Latina. Este Atlas Fotográfico foi criado por docentes do Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires (Dr. Luis N. Ferreira, Eduardo Teragni, Eduardo Pró e Valeria Forlizzi). Este CD-ROM, desenvolvido para sistemas compatíveis com Windows 3.1, contém mais de 900 imagens fotográficas de alta qualidade de preparações cadavéricas, radiografias, contrastes cavitários, ecografias, tomografias computadorizadas e de ressonância magnética. As preparações cadavéricas incluem dissecções sequenciais e em vários planos das distintas regiões topográficas, sendo cada estrutura indexada, rotulada e identificada nas imagens exibidas. A nomenclatura pode ser acessada de dois modos: pela Nomina Anatomica e pelo nome anatômico comum. Além disso, uma descrição de cada imagem é oferecida em texto e em voz (em castelhano). O software de acesso tem recursos de zoom (para ampliação digital das imagens, para visualizar mais detalhes), bem como diversas ferramentas de busca por região, título, estrutura ou palavra. O software é simples de se instalar, é bastante amigável e muito fácil de usar, não necessitando praticamente nenhum período de instrução. Isso faz a exploração do conteudo do CD-ROM ser muito agradável e rápido.
As imagens são muito bem adquiridas, todas com 256 cores, especialmente nas preparações cadavéricas, feitas com muito profissionalismo e com um destaque muito bom aos acidentes e estruturas anatômicas, o que sabidamente é muito difícil de se conseguir através de fotografias planas coloridas. A correlação com imagens médicas de vários tipos também é muito útil (e motivante para o aluno de primeiro ano, ao qual se costuma, em nossas escolas médicas, negar-se qualquer correlação da anatomia com aspectos médicos), embora o número de imagens não seja muito grande. Pode ser usado também para ilustrar aulas, seja através de fotografia direta da tela, ou simplesmente para se copiar i-magens para fins de produção de sistemas instrucionais de multimídia em medicina.
Em resumo, esta é uma obra extremamente útil para estudantes e profissionais, pois complementa de forma muito interessante e dinâmica os atlas anatômicos e cirúrgicos convencionais. Creio que este tipo de recurso eletrônico se tornará cada vez mais comum no futuro. O Atlas Fotográfico de Anatomia de nossos colegas bonairenses é um excelente produto, um dos melhores que já vi entre os CD-ROMs disponíveis nessa área, e se tornará uma obra de referência indispensável na estante de todos os estudantes e profissionais que têm um microcomputador multimídia (recomenda-se um PC 386 ou 486 com mínimo de 8 Mbytes de RAM, vídeo SVGA co-lorido e unidade de CD-ROM de velocidade dupla).
Informações e vendas: Weber Ferro Medios Interactivos, Rivadavia 2151, 11o. B. (1034) Buenos Aires, Argentina, Tel/Fax (0054 1) 952-0157.