Resenha de Software


BodyWorks em CD-ROM

Renato M.E. Sabbatini
Editor Científico renato@sabbatini.com


Revista Informédica, 2 (12), 17-18, 1995


O consagrado BodyWorks, um bom software para aprendizado de anatomia em nível elementar, agora está disponível em versão para CD-ROM, muito melhor e mais completo. Além disso, o novo software de acesso é executado sob o Windows 3.1, permitindo uma interface de usuário mais padronizada, de maior nitidez e de maior facilidade (embora a interface do BodyWorks para DOS já fosse bastante boa). A versão em CD-ROM do BodyWorks incorpora os seguintes recursos:

De maneira geral, o produto é de excelente qualidade, principalmente com respeito à parte visual. As ilustrações anatômicas foram feitas de forma profissional, o rigor científico e exatidão da nomenclatura são muito bons, embora se trate de um produto para leigos. Os textos associados às ilustrações são bastante simples, e fornecem apenas informações superficiais. As animações gráficas são muito bonitas e educativas, enquanto que as imagens médicas tem interesse apenas ilustrativo ou motivacional, não se constituindo em fonte considerável de informação adicional. Quanto aos textos sobre temas de saúde, são incompletos e superficiais, não se constituindo no ponto forte desse belo programa.

Em conclusão, o software BodyWorks se presta ao estudo ou base de dados de referência, para consulta, em nível de colegial ou de cursos superiores paramédicos. Entretanto, não tem detalhe suficiente que o permita utilizar em substituição a um dos clássicos atlas ou textos anatômicos usados nas escolas médicas, como o Gray ou o Testut. Pode ser bastante interessante para o profissional médico ter uma cópia deste CD-ROM no consultório, principalmente quando for explicar alguma doença ou procedimento para um paciente, ou para dar aulas para pessoal paramédico auxiliar.


Voltar à HomePage Voltar ao Índice de Resenhas Enviar email p/o Editor
Copyright (c) 1995 Renato M.E. Sabbatini