Resenha de Software
BodyWorks em CD-ROM
Revista Informédica, 2 (12), 17-18, 1995
O consagrado BodyWorks, um bom software para aprendizado de anatomia em nível elementar, agora está disponível em versão para CD-ROM, muito melhor e mais completo. Além disso, o novo software de acesso é executado sob o Windows 3.1, permitindo uma interface de usuário mais padronizada, de maior nitidez e de maior facilidade (embora a interface do BodyWorks para DOS já fosse bastante boa). A versão em CD-ROM do BodyWorks incorpora os seguintes recursos:
- Uma interface de exploração de ilustrações anatômicas, em variados graus de detalhe. Como no BodyWorks para DOS, inicialmente aparece a ilustração de um ser humano em vista frontal, só que nesta versão aparece uma ilustração extremamente bem feita de um esqueleto completo. Na barra de ícones na parte superior da tela, pode-se ter acesso às imagens dos seguintes sistemas: muscular, cardiovascular, respiratório, nervoso, gastrointestinal, linfático, endócrino e reprodutivo. Ao lado da imagem anatômica, aparece uma lista de nomes de identificação dos nomes das estruturas presentes. Clicando-se uma vez o mouse em qualquer parte da imagem principal do corpo humano, o sistema traça uma linha da estrutura apontada até o rótulo (nome) correspondente. Inversamente, pode-se clicar o mouse sobre um nome, e a linha é traçada até a estrutura. Simultaneamente, aparece um texto explicativo sobre a estrutura escolhida, em uma janela no canto inferior esquerdo da tela. Determinadas estruturas podem ser mostradas com mais detalhes: basta clicar-se o mouse duas vezes sobre o nome ou sobre a estrutura, e o sistema automaticamente mostrará a ilustração anatômica em mais detalhe. Outra maneira de explorar a base de dados anatômica é procurar por palavra-chave. Digita-se parte do nome procurado, e todos os conceitos relacionados, em ordem alfabética, aparecem em uma lista, na tela. Basta clicar-se no nome desejado para remeter à ilustração correspondente;
- Imagens tridimensionais de órgãos e animações gráficas. Estes recursos, que não existem na versão para DOS, ou existem em número muito limitado (apenas 3 animações), estão presentes em grande quantidade. Determinados partes do corpo e órgãos, como o crânio, cérebro, coração, fígado, baço, rins, intestinos, estômago, mão, pé, etc., aparecem em espetaculares gráficos tridimensionais, que podem ser girados, aumentados, diminuidos, etc., com o auxílio de botões de controle semelhantes aos de um joystick moderno. Assim, o estudante tem uma visão topográfica tridimensional que dificilmente algum texto de anatomia poderá fornecer. As animações gráficas também são variadas e muito bem feitas, podendo-se visualizar um esqueleto completo em marcha, os movimentos de várias articulações, o funcionamento da bomba do coração, etc.
- Imagens médicas e vídeos: associados a alguns tópicos, existem imagens médicas, como tomografias, ultrassons, deglutição e movimentações de articulações em fluoroscopia de raios X, imagens microscópicas (como a de um vídeo que mostra a fecundação de um óvulo), e outros filmes, como um, impressionante, que mostra um parto natural completo, com narração.
- Temas de saúde: embora não seja o objetivo principal do BodyWorks, como na versão para DOS, existe u menu específico que dá acesso a diversas informações sobre saúde e doença, tais como dieta, exercício, as doenças mais comuns e sua prevenção, AIDS, fumo, stress, etc. Textos curtos associados, fornecem um material de leitura abreviado, associado a diversas imagens, a maioria delas fazendo parte do banco de ilustrações anatômicas.
- Questionário para auto-teste: um divertido e interessante questionário de múltipla escolha, pode ser acionado para o estudante testar seus conhecimentos. Algumas perguntas são bem fáceis, e outras muito difíceis, mesmo para um estudante de medicina bem informado. Normalmente, nestas questões, são apresentadas imagens anatômicas, histológicas e citológicas, e o estudante deve identificar a estrutura apontada (mais ou menos como as famosas "gincanas" de anatomia das escolas médicas brasileiras). O sistema mantém uma pontuação, baseada no índice de acerto e velocidade das respostas.
De maneira geral, o produto é de excelente qualidade, principalmente com respeito à parte visual. As ilustrações anatômicas foram feitas de forma profissional, o rigor científico e exatidão da nomenclatura são muito bons, embora se trate de um produto para leigos. Os textos associados às ilustrações são bastante simples, e fornecem apenas informações superficiais. As animações gráficas são muito bonitas e educativas, enquanto que as imagens médicas tem interesse apenas ilustrativo ou motivacional, não se constituindo em fonte considerável de informação adicional. Quanto aos textos sobre temas de saúde, são incompletos e superficiais, não se constituindo no ponto forte desse belo programa.
Em conclusão, o software BodyWorks se presta ao estudo ou base de dados de referência, para consulta, em nível de colegial ou de cursos superiores paramédicos. Entretanto, não tem detalhe suficiente que o permita utilizar em substituição a um dos clássicos atlas ou textos anatômicos usados nas escolas médicas, como o Gray ou o Testut. Pode ser bastante interessante para o profissional médico ter uma cópia deste CD-ROM no consultório, principalmente quando for explicar alguma doença ou procedimento para um paciente, ou para dar aulas para pessoal paramédico auxiliar.
Voltar à HomePage
Voltar ao Índice de Resenhas
Enviar email p/o Editor
Copyright (c) 1995 Renato M.E. Sabbatini