Revista Informédica

Produtos e Serviços
SOFTWARE


Sistema de Informatização Total para Clínicas

MEDSARR é um sistema desenvolvido de forma altamente profissional por especialistas em Informática Médica, e que tem por objetivo informatizar completamente as seguintes atividades de consultórios, clínicas, serviços e ambulatórios em hospitais e centros de saúde. Possui os seguintes módulos: Foi desenvolvido para funcionar em microcomputadores compatíveis com a linha IBM-PC (XT, AT, 386/486), isolados ou ligados em rede local (do tipo Novell ou similar). Todos os módulos acima são totalmente integrados entre si, tornando desnecessária a entrada de dados redundantes. No modo de funcionamento em rede local, o sistema MEDSARR opera perfeitamente em modo multiusuário, ou seja, todos os terminais ligados à rede podem utilizar simultaneamente todos os arquivos do sistema, sem interferência mútua. O sistema MEDSARR foi desenvolvido na linguagem Clipper, de modo que tem seus arquivos perfeitamente compatíveis com produtos da mesma linha, como dBASE III, facilitando a integração com outros sistemas já existentes. É um sistema eficiente e rápido, e muito fácil de utilizar por pessoal administrativo e de saúde de nível médio, sendo totalmente controlado através de menus auto-explicativos. O treinamento necessário é reduzido ao mínimo. Todas as telas são coloridas, mas podem funcionar também em terminais monocromáticos multitonais, proporcionando agradável e funcional efeito, e facilitando o uso. Não apresenta limitações quanto ao tamanho da rede ou aos arquivos utilizados pelo sistema. Futuramente, disporá de uma integração completa com um subsistema de faturamento de convênios (sistema MEDFAT). Para os interessados em conhecer mais detalhes sobre o programa antes de adquirí-lo, existe um folheto específico mais extenso, e um disquete-demonstração, que podem ser solicitados. Vendas e informações: CCNI Consultoria e Projetos, R. Cubatão, 726, CEP 04013, São Paulo, SP, Tel. (011) 884-3211, Fax (011) 570-7851. 

Informatização de Consultórios

O sistema DoctorFlex é um sistema integrado para informatização de consultórios e clínicas médicas, que pode ser utilizado com computadores da linha IBM-PC isolados ou em rede local. Possui os seguintes módulos: agendamento, registro de pacientes, controles administrativos e financeiros, faturamento de convênios, estatística e pesquisa. Existem versões especiais para clínicas oftalmológicas e de ultrassonografia. A segurança do sistema é preservada através de acesso por senhas. O sistema foi desenvolvido pela IS - Information Science, e é comercializado pela Via Comercial, ambas de Curitiba, PR. Até o presente foram instalados 20 sistemas, cinco dos quais em rede. Contatos: Elizabeth Heinzelmann, fone (0474) 229459 (Joinville, SC). 

Software para Automação de Consultórios em Windows

Racimed for Windows é um software desenvolvido por uma equipe de médicos e analistas de sistemas especificamente para a classe médica. Em um ambiente gráfico Windows 3.1, com telas simples, o Racimed é fácil de operar e oferece completo controle no gerenciamento de clínicas e consultórios, desde a marcação de consultas e procedimentos, até o controle dos convênios, estoque de materiais e apoio na documentação médica do paciente, entre outros. O sistema trabalha em modo multiusuário, em rede, e permite a inclusão de várias especialidades e médicos trabalhando em uma mesma clínica. A ficha clínica é completa, com anamnese, exame físico, procedimentos adotados,diagnósticos e condutas, podendo ser adaptado conforme a especialidade médica. Permite também a inclusão de imagens (fotos e vídeo) e som. Possui total segurança de informações, com acesso controlado por usuário e por módulo do programa. O sistema inclui as principais fontes de referência para o trabalho médico diário, entre os quais o CID-9, e a tabela da AMB (ambas revisões). Além disso, possui um gerenciador de informações medicamentosas do tipo DEF (Dicionário de Especialidades Farmacêuticas), que pode ser informado pelo próprio usuário. Informações e vendas: Racional Sistemas, Rua Teodoro Sampaio, 744, Cj. 81, CEP 05406-000, São Paulo, SP. Tel. (011) 852-4022, Fax (011) 64-3092. 

Sistema de Informatização de Consultório para Windows

PersonalMed for Windows é um sistema baseado em microcomputadores da linha PC para informatização integrada de consultórios, que permite realizar o controle de agendamento, cadastramento de informações clínicas para o paciente, emissão personalizada de receituário e atestados, acesso ao CID e AMB completos, banco de dados sobre medicamentos, editor de textos e mala direta, realização de pesquisas estatísticas e cruzamento de dados. Tem tambem um módulo de curvas de crescumento, O sistema opera em modo monousuário ou multiusuário (em rede) e tem textos de auxílio on-line. A ficha clínica pode ser adaptada de acordo com a especialidade. Informações e vendas: Gens Sistemas de Informática Ltda., R. Vicente de Fontoura, 2630, Cj. 602, Porto Alegre, RS, Tel. (051) 332-5546. 

Sistema de Automação de Clínicas e Hospitais

Vita é um sistema multiusuário integrado, desenvolvido em Mumps, para automação de clínicas e hospitais, constituído de oito módulos, que controlam todas as funções necessárias à administração da organização assistencial. Os subsistemas podem ser implantados gradativamente, e são orientados a menus, em terminais de vídeo, contando também com textos de ajuda on-line. Os subsistemas são: admissão e alta, atendimento, faturamento, estoque e compras, contas a pagar e a receber, gerência geral, contabilidade e auditoria geral. O sistema de gerenciamento da assistência está centrado nos subsistemas de admissão e alta, com controle da recepção, do censo hospitalar (gestão de leitos e quartos), das funções de enfermagem e da governança. ; e no subsistema de atendimento, com controle das agendas médicas e ambulatórios. A estrutura de codificação adequada segue os padrões da AMB. Para instalar o sistema, o cliente deve dispor de plataforma compatível com Mumps (sistemas multiusuários, redes de microcomputadores, etc.), o interpretador Mumps IPSUM, o gerenciador de bancos de dados DBM-III e sistema de SPOOL. Informações e vendas: IPSUM, Rio de Janeiro, RJ. 

Gerenciamento do AIH em hospitais

A Kernel Informática, empresa de software médico-hospitalar de Curitiba, oferece um produto para informatização de hospitais, denominado SHIFI. Permite gerenciar todos os passos da coleta de dados e elaboração de boletins de internação hospitalar (AIH) exigidos pelos INAMPS, incluindo a geração de dados em disquete (tornada obrigatória recentemente). O SHIFI já foi instalado em mais de 50 hospitais em todo o Brasil, e está disponível para ampla gama de computadores, desde micros até computadores de grande porte. Informações: César F. Lima, Kernel Informática, R. Petit Carneiro, 768, Curitiba, PR, CEP 80240, Tel/fax (041) 244-1970. 

Gerenciamento de AIHs em Hospitais

A RGM do Brasil Informática, empresa que atua na área de software de faturamento hospitalar há mais de cinco anos, oferece o Sistema AIH para o faturamento de contas hospitalares junto ao SUS. O sistema substitui com várias vantagens o oferecido pelo DATASUS, já que realiza numerosas consistências em relação aos dados fornecidos, tornando virtualmente impossível a ocorrência de erros de faturamento. Além disto, baseado nas informações fornecidas, produz mais de 30 relatórios diferentes, utéis ao administrador, tais como pacientes que resultaram em prejuízo (uma vez que também permite a informação dos custos do hospital), desempenho de especialidades, setores, ou médicos, valor do ponto para médicos e serviços de apoio diagnóstico, honorários médicos e dos serviços de apoio, valores a serem recebidos, etc. O faturista também tem suas vantagens, já que pode utilizar códigos mais simples do que os utilizados pelo sistema da DATASUS para a digitação dos SADTs e também para a identificação dos profissionais (CRM em vez de CPF). A RGM também possui um sistema semelhante para o faturamento de contas ambulatoriais (FAST), independentemente da exigência legal para a sua utilização. Seus serviços incluem ainda plantões para retirada de dúvidas, tanto quanto a operação dos sistemas como quanto às normas legais a serem seguidas. Os vários sistemas instalados em todo o país processam atualmente mais de 120.000 AIHs por mês. Informações: Amedeu Souto, RGM do Brasil Informática, Av. Protásio Alves, 3446, Porto Alegre, RS, CEP 90410-007, Tel (051) 334-6988, Fax (051) 334-6153. 

Sistema de Informatização para Laboratórios

ESMERALDA é um sistema integrado de informatização de laboratórios clínicos desenvolvido para redes locais, pela empresa TCM Informática, de Florianópolis, SC. Permite atender laboratórios de pequeno, médio ou grande porte, implementando todas as funções principais de fluxo de trabalho, gestão de materiais e financeira. Os diversos módulos do sistema cobrem a recepção aos pacientes (impressão de comprovantes de coleta, orçamentação de exames, verificação e impressão de resultados, controle de entrega dos laudos e fluxo de caixa), secretaria (lançamento e impressão automática dos laudos, elaboração de estatísticas e listagens de controle), distribuição do material (mapas de trabalho, inclusão de requisições, controle de acabamento, etc.), controle de qualidade e gestão financeira (controle dos convênios, impressão das faturas, movimento do caixa, cobrança bancária). Um poderoso módulo de pesquisa científica e estatística permite que o próprio usuário defina os parâmetros a serem utilizados na análise da base de dados representada pelos exames realizados e armazenados no sistema.

Outra vantagem oferecida pela empresa é um sistema de atendimento on-line ao comprador do software, ou seja, utilizando um modem e uma linha telefônica, é possível o auxílio em caso de problemas. Informações e vendas: TCM Informática Ltda., Av. Rio Branco, 380, sala 1107, Florianópolis, SC, 88015-200. Tel./Fax: (0482) 22-2760. 


Software Integrado para Gestão do SAME

Enquanto o prontuário médico totalmente eletrônico não se torna realidade, é vantajoso utilizar sistemas computadorizados de apoio à gestão do Serviço de Arquivo Médico e Estatística do hospital. O sistema SoftMed possui módulos integrados para transcrição de registros médicos e gerenciamento de documentos, localização de prontuários retirados do SAME, gestão de pedidos de retirada de prontuários, controle de qualidade do registro médico e gestão do fluxo de informação clínica. O software é o líder entre os sistemas de informação em saúde baseados em microcomputadores PC, com mais de 600 hospitais instalados. Outros módulos opcionais oferecem interfaces para sistemas de ditado (voz digitalizada), autenticação eletrônica de assinaturas, envio automático de fax de documentos selecionados, e arquivamento rápido de informações. Informações e vendas: Innovative Health Systems, Tel. 001-800-695-4447. 

Sistema de Registro Médico Informatizado

O sistema MedTrac é um dos mais vendidos nos EUA para registrar informações clínicas de forma totalmente computadorizada, em consultórios e clínicas de qualquer porte. Ele permite fácil entrada de dados e processamento inteligente da informação. Oferece as seguintes características: Na nova versão do sistema (5.30), estão disponíveis módulos específicos para uso de modem para pedidos de raios-x, acompanhamento e estatística de absenteísmo (para medicina ocupacional) e sistema de apoio ao diagnóstico médico. Futuramente o MedTrac incluirá um módulo de personalização da anamnese para cada especialidade clínica.

O sistema MedTrac está disponível em versões para DOS e UNIX, a partir de US$ 795. Informações e vendas: Medicomp of Virginia, Inc, 14585 Avion Parkway, Suite 1000, Chantilly, VA 22021, USA. Tel. (001 703) 803-8080, Fax (011 703) 803-8235.


Sistema de Automação de Consultórios Médicos

O CIAMED é um software integrado, desenvolvido com o objetivo de automatizar ao máximo as funções de rotina de um consultório ou uma clínica. O sistema inclui os seguintes módulos: agenda, atendimento, administração, relatórios, estatísticas, cadastros e configuração. O módulo de estatística permite o cruzamento de informações de todos os bancos de dados do sistema. Possui, além disso, um poderoso gerador de relatórios, que permite criar e cadastrar qualquer tipo de relatório, tendo já cerca de 18 tipos pré-programados. O módulo administrativo inclui funções para faturamento de convênios. O CIAMED trabalha com 21 tipos diferentes de cadastros e arquivos, incluindo os dados clínicos (registro médico computadorizado), o Dicionário de Especialidades Farmacêuticas (DEF), a Classificação Internacional de Doenças, Versão 9 (CID) e a tabela da AMB para a especialidade desejada. O software é totalmente configurável de acordo com o equipamento disponível no usuário, incluindo cores, mouse, impressoras, relógio, agenda e senha de acesso. Algumas características técnicas do sistema facilitam sua operação, tais como telas de menus tipo "pull-down", operação em rede, textos de ajuda on-line (manual eletrônico na tela) e telas de pesquisa em todo o sistema. Para este ano, prevê-se o lançamento da versão para Windows .3.1, com recursos de multimídia, inclusive integração de imagens médicas,e sons aos arquivos. Periódicos e enciclopédias médicas em CD-ROM também poderão ser manipuladas e acessadas pelo sistema. Informações e vendas: Cia de Software, R. Amadeu da Luz, 100, Sala 303, Centro, Blumenau, SC 89010-160, Tel./fax (0473) 26-0959. 

HeartLab: Aprendendo A Ausculta Cardíaca

HeartLab é um software inovador para microcomputadores da linha Apple Macintosh, que usa simulação para ensinar a semiologia da ausculta cardíaca para estudantes de Medicina e Enfermagem. Utilizando o mouse, o estudante pode colocar a imagem de um estetoscópio em qualquer ponto da caixa torácica e o programa gera as bulhas cardíacas apropriadas para as condições específicas. Os sons, que incluem S1 e S2, murmúrios, estalidos e outras anormalidades para dezenas de doenças cardíacas preprogramadas no sistema, são reproduzidos através do altofalante do microcomputador, e mostrados também de forma gráfica na tela. Os sons podem ter sua intensidade absoluta e relativa alterada por programa, e o estudante pode selecionar diversas condições de ausculta, como a posição do paciente, grau de esforço, influência da respiração, etc. HeartLab opera nos modos de ensino, de revisão e de teste, sendo que neste último são gerados aleatoriamente problemas de ausculta para o estudante diagnosticar. Utilizando a tecnologia de hipertexto, diversos textos explicativos acompanham cada simulação, além de dar uma introdução à geração das bulhas cardíacas, fisiopatologia e mecanismos fisiológicos e anatômicos. O sistema foi desenvolvido pelo Dr. Bryan P. Bergeron, e é vendido pela editora William & Wilkins (Electronic Media), 428 East Preston Street, Baltimore, MD 21202, EUA. 

Software para Audiometria Ocupacional

Este programa possibilita a gestão dos exames audiométricos realizados no contexto da Medicina Ocupacional, utilizando um microcomputador PC compatível com a linha IBM, e sistema operacional MS-DOS. O programa é capaz de realizar as seguintes funções: O programa AUDIOMET é de fácil e ágil utilização, sendo totalmente auto-instrutivo. Os comandos de acionamento de suas diversas opções constam de menus, que o usuário pode consultar para escolhera função desejada. Não são necessários conhecimentos aprofundados de Informática para utilizá-lo, bastando conhecer a operação mais elementar de microcomputadores da linha IBM-PC. Acompanha manual completo e instruções para instalação. Informações e vendas: Dataquest Informática, Rua Roxo Moreira, 1450, Campinas SP 13083. Tel. (0192) 39-4168 (Rejane). 

Software para Diagnóstico em Cardiologia

O Centro de Cardiologia Não Invasiva (CCNI), de São Paulo, comercializa diretamente diversos softwares desenvolvidos pelos especialistas do Centro, para emissão de laudos em ecocardiografia, ergometria, eletrocardiografia e teste ergométrico. Desenvolvidos na linguagem Clipper, para microcomputadores compatíveis com a linha IBM-PC, os programas permitem a rápida e fácil elaboração, verificação e emissão de laudos em impressora comum ou laser, com alta qualidade final. Os resultados podem ser arquivados em disco, para re-emissão ou futura referência. Informações: CCNI, R. Cubatão, 726, 04013 São Paulo, SP, Tel. (011) 884-3211. 

Sistema para Processamento de Imagens em Neurociências

MCID (Microcomputer Imaging Device) é um sistema de hardware/software para microcomputadores de 16 bits compatíveis com PC/AT, capaz de realizar aquisição e processamento de diversos tipos de imagens histológicas e citológicas em neuroanatomia, neuroquímica, etc. Consta de uma placa de aquisição e armazenamento de imagens, com resolução 512 x 512 pixels, a 256 níveis de cinza, sobreposição de imagens e armazenamento de imagens múltiplas, uma camara de vídeo CCD da VSP Labs, um iluminador variável de precisão, e software integrado de análise de imagens. Entre as funções que o sistema pode realizar estão: morfometria, contagem de partículas, autoradiografia quantitativa, imunocitoquímica, utilização de glicose cerebral, síntese cerebral de proteínas, fluxo sanguíneo local e cinética de ligação de receptores. Informações e vendas: Imaging Research Inc., Brock University, St. Catharines, Ontario, L2S 3A1, Canada. Tel. 416-646-1033. 

Sistema de Ditado e Transcrição

O Voice System 4000 é um sistema centralizado de coleta e processamento de ditados para a área médica que elimina totalmente a necessidade de gravadores de fita cassete. O servidor central é baseado em um PC padrão, e usa uma interface especial para digitalização da voz. Todos os ditados são feitos diretamente pelo radiologista ou outro profissional médico em um microfone ligado ao seu microcomputador, que por sua vez faz parte da rede; ou um telefone. A voz é digitalizada diretamente e armazenada no disco central do sistema. Posteriormente, através de um software de gerenciamento, as datilógrafas podem controlar a escuta dos ditados, a transcrição direta, também ao computador e a impressão. Até 32 pessoas podem usar o sistema simultaneamente. A capacidade do sistema equivale a 208 horas de ditado. Informações: Philips Dictation Systems GmbH, Triester Strasse 64, 1101 Vienna, Austria (ou Philips do Brasil). 

Biblioteca de Software para Simulação em Ensino

CONDUIT é uma organização norteamericana sem fins lucrativos, afiliada à Universidade de Iowa, que publica software educacional desde 1971, para colégios e universidades. Seu acervo inclui atualmente mais de 100 programas em 13 áreas de ensino. Os autores do software da CONDUIT são professores universitários ou secundários com larga experiência na área, e grande cuidado é tomado com aspectos como padronização da interface com usuário, portabilidade do software, qualidade, etc. Existem versões de quase todos os programas para as linhas Apple e IBM/PC, sendo a distribuição realizada através de disquetes. Na área biológica os programas mais interessantes são: CATGEN e CATLAB (simulações da transmissão genética de pelagem em gatos); COEXIST e POPULATION GROWTH (dinâmica populacional); ECOLOGICAL MODELING (técnicas de modelagem de sistemas e processos ecológicos); ENZKIN (cinética enzimática); EVOLUT (evolução e seleção natural); LIFETABLES (tabelas atuariais e matriz de Leslie); LINKOVER (mapeamento genético); OSMOTIC PRESSURE (pressão osmótica); PREDATION (modelos predador-presa); BAFFLES e TRIBBLES (ensino do método científico em Biologia). Existe também grande número de programas em Física-Química, Química, Educação, Psicologia e Estatística, de interesse para a área biomédica. Os preços variam de US$ 40 a $ 75 por programa . Também de interesse geral são os pacotes DrillMaker ($ 75) e DrillShell ($ 50) que permitem a construção de programas de treino-e-prática em qualquer área. Informações e vendas: CONDUIT, The University of Iowa, Oakdale Campus, Iowa City, IA 52242, USA. 

Multimídia para Ensino Médico

O ensino médico individualizado pode ser grandemente incrementado com o uso de multimídia, que é o acesso computadorizado a textos, imagens e sons, organizados na forma de um sistema enciclopédico. A Faculdade de Odontologia de Montreal, através de seu Departamento de Anatomia (Prof. A. Demirjian), criou nos últimos seis anos um grande número de sistemas de multimídia interativa para microcomputadores das linhas Apple Macintosh e IBM-PC, nos idiomas francês e inglês, que estão disponíveis comercialmente. Os sistemas oferecidos cobrem os seguintes tópicos (odontologia, anatomia e dermatologia): Cada sistema envolve numerosas telas de texto, diagramas, fotos de peças anatômicas, lâminas histológicas e imagens médicas, em cores e em preto e branco; formando um livro de referência armazenado em CD-ROM ou disquetes HD. Os sistemas para IBM-PC utilizam o Windows 3.1 com o Multimidia Extension. Os preços variam de 30 a 400 dólares por sistema, e há desconto para maiores quantidades. Informações e vendas: Sonart, Inc., P.O. Box 103, T.M.R. Quebéc, Canadá H3P 3B8, Tel. (514) 343-6072, Fax (514) 343-2233, Email: multimed@medent.umontreal.ca 

Programa de Ensino em Citologia Cervical

Academy é um programa interativo para o treinamento de patologistas em citologia cervical. É composto de 14 módulos, cada um com 15 a 20 minutos de duração. Os módulos cobrem completamente todo o conhecimento necessário para aprender a colher e interpretar exames de citopatologia esfoliativa e por biópsia, incluindo centenas de imagens coloridas de lâminas histológicas, de alta resolução. As i-magens podem ser trabalhadas com o auxílio de um programa especial, que permite a sua ampliação. Informações e vendas: Life Sciences International (Europe) Ltd., 93-96 Chadwick Road, Astmoor, Runcorn, Cheshire, England WA7 1PR, Tel. (0044-928) 56-6611, Fax (0044-928) 56-5845. 

Sistema de Referências Médicas para Computadores de Bolso

A empresa Prolifix, dos EUA, lançou um pacote de software para o microcomputador "palmtop" da Hewlett-Packard, HP-45. O software, denominado PMR (Physician's Medical References) dá acesso praticamente instantâneo a uma grande gama de recursos de apoio à decisão e acesso à referências médicas básicas (literatura, medicamentos). O computador HP cabe no bolso de um paletó ou avental, pesa apenas 3 kg e opera com duas baterias comuns, e é compatível com o IBM-PC XT. O software adicionalmente embutido no computador inclui Lotus 1-2-3, um processador de textos, uma agenda eletrônica completa, com alarme, agendas de compromissos e de endereços/telefones. Informações e vendas: Prolifix. Tel. (001-913) 492-7300, e fax (001-913) 492-7396, EUA. 

Software de Auxílio à Codificação em CID-9 e AMB

MEDCOD é um programa, desenvolvido no Brasil, para ambiente Windows 3.1 e microcomputadores compatíveis IBM-PC AT 386/486, para auxílio semi-automático à codificação médica utilizando a Classificação Internacional de Doenças (Versão 9) para diagnósticos; e a classificação de procedimentos médicos da Associação Médica Brasileira (AMB). O sistema utiliza uma interface extremamente amistosa e fácil de aprender e usar, mesmo para usuários com poucos conhecimentos de informação. Para usar o MEDCOD, basta ter noções elementares de operação usando o Microsoft Windows 3.1. O sistema permite abrir um editor de textos, para redação de laudos e relatórios, e dá acesso, através de menus auxiliares, aos códigos do CID e da AMB. Estes podem ser pesquisados, bastando o usuário fornecer o código numérico, parte dele, ou a descrição por extenso, ou parte dela. O código e/ou descrição achados podem então ser transferidos para dentro do texto em redação. O texto redigido pode ser, posteriormente, gravado e/ou transferido para outros aplicativos Windows e DOS. A classificação do CID é completa, tem dígito de verificação, e inclui as categorias da OMS, gerais e inclusivas. Informações e vendas: CCNI Consultoria e Projetos, Rua Cubatão, 726, São Paulo, SP, Tel. (011) 884-3211 (Dr. Alexandre). 

Visualização 3D em Medicina

O sistema VoxelView, produzido nos EUA pela empresa Vital Images, Inc., é um software interativo de visualização tridimensional de altíssimo desempenho, ideal para aplicações em Biologia e Medicina. A técnica de visualização utilizada pelo VoxelView, denominada visualização volumétrica, representa objetos tridimensionais como coleções de pequenos cubos (voxels, ou elementos de volume). Cada voxel é uma amostra da imagem original, identificada por coordenadas x, y e z, e representando um valor de luminosidade e cor. Este método reduz o risco de distorções associadas com outros métodos geométricos de superfície, e assegura um excelente desempenho e clareza na visualização 3D. Entre os numerosos recursos disponíveis no software, estão: rotação e translação da imagem 3D, contraste por sombreamento variável, uso de até 16 milhões de cores, modelo de reflexão de luz, zoom, geração de opacidade e transparência, cortes 2D arbitrários através da estrutura, obtenção de pares estereoscópicos, tabelas de falsa-cor, segmentação e isolamento de regiões, etc. VoxelView pode ser executado em estações de trabalho Silicon Graphics IRIS-4D, mostrando excelente desempenho (uma imagem de 10 Mbytes é mostrada em menos de 10 segundos), graças aos algorítmos especialmente desenvolvidos. Os dados podem ser obtidos a partir de tomógrafos de CT, MRI, PET e SPECT, ultrasonógrafos, microscopia ótica convencional ou confocal, microscopia eletrônica e citometria de fluxo. Informações: Vital Images, Inc., 505 North 3rd Street, Fairfield, Iowa 52556, EUA, Tel. (001 515) 472-7726. 

Software para Processamento e Visualização de Imagens Médicas

O software IDL (Interactive Data Language) é um pacote geral de visualização científica, para computadores IBM-PC, Macintosh, PowerPC ou estações RISC, mas que tem todas as características necessárias para a visualização complexa e processamento de imagens médicas. O IDL começou a ser desenvolvido nos anos 70, pela empresa Research Systems, Inc., principalmente para o meio científico, e tem sido atualizado continuamente, como resultado das contribuições de milhares de usuários nas melhores empresas, universidades e centros de pesquisa do mundo. O IDL incorpora uma linguagem interativa de quarta geração, que permite a elaboração de uma solução completa de tratamento de imagens, de entrada de dados digitalizados, de análise numérico-estatística dos mesmos, e de visualização das i-magens processadas, utilizando uma interface gráfica. Desta forma,. é possível criar aplicativos específicos personalidados para qualquer área e com qualquer tipo de imagem médica, tais como tomografia, ressonância magnética, radiografia convencional, ultrassonografia, endoscopia, cateterismo, imagens microscópicas, etc. O software é capaz de ler praticamente todos os formatos de imagens existentes, tais como TIFF, PCX, GIF, BMP, PICT, JPEG, etc. Dispõe de amplas bi-bliotecas de funções numéricas e estatísticas,. e rotinas avançadas para visualização rápida e eficiente em duas e três dimensões. O próprio usuário pode desenvolver e personalizar sua interface gráfica, e o software se comunica facilmente com um grande número de softwares de bancos de dados e plani-lhas eletrônicas. Entre as funções de grande utilidade para processamento de imagens médicas, estão: manipulação do contrate e luminosidade, equalização de histogramas, ampliação, reconstrução tridimensional, colorização, remoção de chuviscos e imperfeições, subtração de imagens, etc. O sistema já foi usado com sucesso para desenvolver aplicativos próprios para clínicas e hospitais. Entre os muitos recursos disponíveis, existe a possibilidade do médico criar um laudo ou anotações sobrepostas na imagem, usando círculos, flechas, marcas, linhas, etc., sem afetar a imagem original. As imagens assim geradas podem ser copiadas para disquete ou enviadas por modem para colegas e alunos. Informações e vendas: SulSoft Serviços de Processamento de Dados, Rua São Luis, 1050, Gravataí, RS 94060-630, Tel./Fax (051) 488-2257. 

Software de Processamento de Imagens

Semper for Windows oferece acesso irrrestrito a cerca de 1000 funções de processamento de imagens biológicas de qualquer tipo, desde cortes histológicos até tomografias e ultrassonogramas, em um microcomputador tipo PC. Diversas imagens podem ser visualizadas simultaneamente na tela. O sistema permite ao usuário montar rapidamente soluções especializadas, simplesmente juntando as diversas funções necessárias. O software tem extensa ajuda (Help) para cada comando. Informações e vendas: Synoptics Ltd., 271 Cambridge Science Park, Milton Rd., Cambridge, CB4 4WE, UK, Tel. 0044-223-423223 e fax 0044-2223-420020. 

Sistema de Planejamento de Radioterapia

A Divisão de Sistemas Médicos da General Electric colocou à disposição dos radioterapeutas a sua mais nova estação computadorizada de planejamento, denominada Target 2. Baseada em uma estação RISC do tipo SUN SparcStation 10/30, de 86.1 MIPS, permite alta velocidade de cálculo e exibição. O software de planejamento permite o planejamento tridimensional e exibição de campos coplanares e não coplanares (opcionalmente), mapeamento de isodoses e cálculo de doses de radiação para vários tipos de equipamentos, bem como para braquiterapia. Pode utilizar diretamente as imagens de tomografia de CT e MR oriundas do paciente, e inclui tablete digitalizador de grande porte e impressora colorida. O programa executa sob o sistema OpenLook e X-Windows, em sistema o-peracional UNIX. É possível a instalação em redes e expansão para Target 2 Plus. Informações: GE Medical Systems, P.O. Box 414, Milwaukee, WI 53201, USA. 

Sistema Auxilia o Diagnóstico Diferencial em Cardiologia

No processo do diagnóstico médico, a prevalência da doença, e a especificidade e sensibilidade dos diversos sintomas e sinais são muito importantes para avaliar corretamente a importância dos achados clínicos. Diversos sistemas computadorizados de apoio ao diagnóstico, como o famoso QMR (Quick Medical Reference) utilizam esse fato para chegar mais rapidamente a uma determinada hipótese diagnóstica em presença de evidências clínicas. O programa CONSULTOR, desenvolvido em Clipper por professores do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará, coordenados pelo Prof. Pedro José Negreiros de Andrade, permite realizar diagnóstico diferencial em Cardiologia com grande facilidade, através da implementação prática desses conceitos um software para microcomputadores da linha IBM-PC. O sistema tem quatro bancos de dados principais: doenças (com 471 patologias), indicadores (com 1440 itens relacionados a sexo, idade, sintomas, dados laboratoriais e exame físico), correlações (com 6740 relações entre doenças e sintomas/sinais) e classificação de prevalência. Para cada correlação doença-sintoma é estabelecida uma pontuação positiva de 1 a 9, de acordo com a especificidade do achado. Achados de alta sensibilidade, se ausentes, implicam em uma pontuação negativa. O programa oferece ainda módulos de pesquisa por doença, por sintoma, indicação terapêutica e simulação (útil para ensino). O usuário pode modificar o banco de indicações terapêuticas. Em trabalho publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Vol. 60, nº 5, pg. 285-288, 1993), foi realizada uma avaliação do desempenho do sistema, quando comparado com o diagnóstico dado por estudantes e médicos. O sistema está disponível comercialmente (R. Tibúrcio Cavalcante, 1660, Apto. 901, CEP 60000, Fortaleza, CE). 

NEUROSIM II: Simulações Neurofisiológicas para o IBM PC/PS2

Este é um software especialmente projetado para uso no ensino de neurofisiologia celular básica. Consiste de 10 programas para microcomputadores compatíveis com a linha IBM-PC: PATCH (propriedades cinéticas de canais iônicos da membrana, com simulação realística de experimentos de "membrane patch clamp"), BURSTER e HH (simulam potenciais de ação de acordo com o modelo de Hodgkin-Huxley), SMALLNET (investiga as propriedades rítmicas de uma rede neural pequena), BIGNET (simula redes maiores, com até 50 neurônios interligados), LATERAL (inibição lateral), INKY (um neurônio com correntes de cálcio e de potássio transitório), GOLDMAN (calcula o potencial de repouso), CABLE (propriedades passivas de condução do axônio) e PSP (simula os potenciais pós-sinápticos). Informações e vendas: Biosoft, P.O. Box 10938, Ferguson, MO 63135, USA. Tel. (001 314) 524-8029, fax (001 314) 524-8129. 

Software de Domínio Público da UFRJ

O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro está distribuindo gratuitamente pacotes aplicativos desenvolvidos por sua equipe de analistas, para microcomputadores da linha IBM-PC. São softwares voltados para as mais diversas áreas, como Inteligência Artificial e Processamento de Imagens. De interesse para a área de Saúde: Informações e distribuição: Núcleo de Computação Eletrônica, Caixa Postal 2324, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20001. 

Sistema Informatizado de Nomenclatura Médica

SNOMED (Standard Nomenclature for Human and Veterinary Medicine) é reconhecido em todo o mundo como um dos mais avançados sistemas de classificação e nomenclatura em Medicina, abrangendo todas as áreas, inclusive Medicina Veterinária, com mais de 130.000 termos. A característica do sistema, desenvolvido pelo American College of Pathologists, é a classificação de uma entidade clínica em 11 eixos independentes e sistematizados: organismo, topografia, morfologia, doença/diagnóstico, função, agentes químicos, agentes físicos, contexto social, ocupação, procedimentos, e modificadores gerais. Essa forma, ao contrário da existente em sistemas hierarquizados de classificação, como o famoso CID (Classificação Internacional de Doenças), permite a busca e o acesso computadorizados por várias formas (por exemplo, todas as doenças do fígado). O novo SNOMED inclui referência cruzada para o CID-9-CM e CID-O (oncologia), e está disponível comercialmente em uma variedade de formatos, incluindo volumes impressos, fita magnética para computadores de grande porte, disquetes para microcomputadores da linha PC e Macintosh, e CD-ROM. A versão em português está sendo preparada pelo Serviço de Informática Médica do Hospital Israelita "Albert Einstein", em São Paulo, SP (Dr. Peter Rosemberg). Informações e vendas para a edição em inglês: American College of Pathologists, 325 Waukegan Road, Northfield, Ill., 60093-2750, USA, Tel. (001 708) 446-8800, Fax (001 708) 446-8807. 

Dicionário Médico Computadorizado

Para quem escreve artigos médicos em inglês, esta é um software indispensável. Consta do conhecido dicionário médico Stedman's, publicado pela William & Wilkins, mais o programa CustomMed, que é um corretor ortográfico especializado em Medicina. Em uma recente resenha na revista Medical Software Reviews (veja a seção Leia neste número), foi considerado o melhor produto do mercado. O dicionário e o corretor ortográfico funcionam em conjunto com os processadores de texto Microsoft Word e Word Perfect, para DOS, Windows e Macintosh. Cada verbete médico consta de uma descrição, raiz etimológica e pronúncia fonética. O dicionário inclui todos os termos médicos conhecidos, mais abreviações e acrônimos, nomes comerciais de drogas, etc., os quais são revistos freqüentemente. A empresa também oferece, separadamente, o software Correct Grammar Medical Edition, que faz correções gramaticais, usando regras específicas para redação médica. Informações e vendas: William & Wilkins Electronic Media, 428 East Preston St., Baltimore, MD 21202, USA, tel. (001 800) 527-5597. 

Sistema de Apoio ao Diagnóstico em Doenças Infecciosas

GIDEON é um software baseado em técnicas de Inteligência Artificial para microcomputadores da linha IBM-PC e compatíveis, com o objetivo de auxiliar o diagnóstico e o acesso à informação sobre doenças infecciosas. São cobertas todas as doenças tropicais e informações sobre sua microbiologia, epidemiologia, diagnóstico e tratamento. O software, que inclui também uma opção para instalação em rede, e é composto de quatro módulos: diagnóstico, epidemiologia, microbiologia e terapia. A base de conhecimentos incorpora 306 doenças, 556 espécies de bactérias e 137 agentes antibacterianos, antiparasíticos, antivirais e antifungais. Os dados foram obtidos de doenças que ocorrem em 205 países diferentes, e de todos os trabalhos já publicados sobre o assunto na literatura. A base de conhecimentos contém, ainda, cerca de 10.000 anotações sobre os aspectos de doenças infecciosas em cada país, as quais são acrescidas constantemente, e que são o resultado de 10 anos de colaboração entre especialistas, universidades e hospitais dos EUA e Israel, constituindo o grupo GIDEON (Global Infectious Diseases and Epidemiology Network). . A base de conhecimentos é atualizada a cada três meses, através de disquetes, enviados ao usuário registrado. O programa exige, como hardware mínimo, um PC 386 ou maior, com sistema operacional MS DOS 3.1 ou maior, 4 Mbytes de RAM e disco rígido (mínimo de 6 Mbytes livres). O alto grau de acurácia do software foi comprovado em um estudo de validação duplo-cego, abrangendo 495 pacientes, no qual GIDEON acertou 94 % dos diagnósticos. Informações e vendas: C.Y. Informatics, Suite 470, 16055 Ventura Blvd., Encino CA 91436, Tel: (818) 386-9713 Fax: (818) 906-0276, USA ou C.Y. Informatics International, 34 Keren Hayesod St., Ramat Hasharon, 47248 Israel, Tel: 972 3 549 1120 Fax: 972 3 549 2956. Email: blackman@math.tau.ac.il

Ensino Computadorizado de Terminologia Médica

O aprendizado de termos médicos, definições e como eles são formados a partir de suas raízes etimológicas é bastante facilitado com este programa tutorial baseado em microcomputadores da linha IBM-PC para Windows 3.1 (em inglês). Utilizando uma interface gráfica muito atraente e fácil de utilizar, o programa EduCode proporciona cerca de 60 horas de treinamento baseado em computador. Organizado de acordo com sistemas orgânicos, EduCode cobre 800 termos específicos nas seguintes áreas: sistema musculo-esquelético, sistema nervoso e órgãos sensoriais, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestivo, sistema urinário, sistema endócrino, sistema tegumentar, sistemas reprodutivos masculino e feminino, concepção, gravidez e parto. Cada capítulo começa com uma introdução ao sistema orgânico, seguido de instrução sobre as partes do mesmo, patologia, procedimentos, abreviaturas, etc., acompanhados de cerca de 1000 desenhos e ilustrações de alta qualidade. Caso o computador disponha de uma placa de áudio para multimídia, o programa pronuncia corretamente cada palavra apontada pelo usuário. O programa inclui testes de memorização para o usuário testar seu grau de proficiência em terminologia médica. Informações e vendas: MC Strategies, Inc., 4751 Best Road, Suite 120, Atlanta, GA 30337, EUA. 

Dicionário de Especialidades Farmacêuticas

A empresa argentina DIÓGENES S.A., especializada em software médico, oferece um software e banco de dados sobre medicamentos, chamado DPF Electrónico, contendo essencialmente a informação contida no nosso DEF (composição, posologia, indicações, efeitos colaterais, interações, contra-indicações, referências bibliográficas, etc.). Os diversos índices que fazem parte do banco de dados permitem ao usuário realizar buscas por substância farmacológica, composição química, indicação terapêutica, nome genérico e comercial de produtos, e fabricante. Um exemplo de pergunta que pode ser respondida em poucos segundos pelo DPF é: "que anti-inflamatório e analgésico contem carisoprodol e não contem dipirona ?". O DPF Electrónico está inteiramente redigido em espanhol e pode ser utilizado em qualquer microcomputador compatível com IBM PC XT ou superior, e monitores de vídeo Hércules, CGA ou superior. Suporta mouse e impressoras matriciais e laser. O sistema está em vias de ser representado no Brasil. Contatos diretos: Diógenes S.A., tel. 054-1-382-6600 (Buenos Aires, Argentina). 

Sistema Multimídia para Cirurgia Plástica

A empresa Updating, de São Paulo, SP, desenvolveu para cirurgiões plásticos o sistema WinShape, com objetivo de fornecer uma ferramenta multimídia de experimentação e documentação fotográfica pré/pós cirúrgica. O programa também incorpora algumas ferramentas de trabalho com as imagens, que permitem realizar medidas (distâncias, áreas e ângulos), recortar, copiar, mover, inverter, encolher ou expandir, sobrepor imagens, comparar, suavizar trechos de imagens, ajustar cores, desenhar, etc. Ferramentas morfológicas permitem deformar partes das imagens (por exemplo, nariz, sobrancelhas, pálpebras, linha de cabelo, queixo, lábios, seios, etc.), com a finalidade de prever modificações cirúrgicas. O sistema WinShape foi programado para microcomputadores IBM-PC sob o sistema Windows 3.1 e inclui um módulo próprio de captura de imagens true-color usando uma câmara de vídeo comum (VHS). As imagens podem ser arquivadas, recuperadas e impressas. Informações e vendas: UpCorp Distribuidora, Rua Diogo Vaz, 291, Cambuci, São Paulo, SP 01527-020, tel. (011) 277-8657 e fax 277-1431. 

LabView: Software de Aquisição e Processamento de Sinais Biológicos

LabView é um poderoso software para Windows 3.1, elaborado especificamente para auxiliar o processo de aquisição e conversão analógico-digital (A/D) de sinais de qualquer tipo. Possuindo uma interface fácil de usar e vários módulos interconectáveis, o LabView permite que o usuário configure praticamente qualquer tarefa ou sequencial de aquisição, processamento, exibição e armazenamento de sinais. Informações e vendas: National Instruments, 6504 Briddge Point Parkway, Austin, TX 78730-5039, USA, Tel. (001-512) 794-0100 e fax (001-512) 794-8411. 

Sistema para Informatização do Registro Médico na UTI

Emdek 2000 é um software integrado em UNIX, para estações RISC, desenvolvido pelo Grupo de Engenharia Médica da Siemens, com o objetivo de automatizar totalmente o registro médico de uma unidade de terapia intensiva. O sistema pode adquirir dados de monitorização diretamente dos instrumentos ligados ao paciente, ou através de interfaces com outros sistemas de informação hospitalar. O sistema Emdek 2000 automatiza totalmente o registro de dados de diagnóstico e terapia, planilhas de resultados de laboratório, dados de monitorização, anotações médicas e de enfermagem, e prescrições realizadas. Os resultados são apresentados em telas gráficas de alta resolução da estação de trabalho. Informações: Siemens AG Medical Engineering Group, EPL, Henkenstrasse 127, D-91052 Erlangen, Alemanha, ou com a Siemens do Brasil. 

Sistema de Ensino Baseado em Computador para Estudos Diagnósticos

O produto Diagnostic Ordering in Clinical Medicine é uma série de programs de computador com o objetivo de treinar o médico clínico na estratégia de solicitação de testes de laboratório e outros exames diagnósticos. Como parte de simulações de casos de pacientes, o computador apresenta a história de um caso, seguida de uma lista de estudos diagnósticos sugeridos, bem como um manual on-line de exames de laboratório. À medida que cada caso progride, o aluno deve revisar a história clínica, selecionar um diagnóstico diferencial inicial, solicitar testes e exames especializados, interpretar os resultados, selecionar outros testes e exames de seguimento, e assim por diante, até serem capazes de propor um diagnóstico final para o caso. Cada exercício inclui um teste de múltipla escolha opcional sobre o assunto relativo ao caso. Ao final do exercício, o estudante recebe uma nota de desempenho, baseado no conteúdo das hipóteses, na adequação dos exames solicitados, medidas de contenção de custos, e diagnóstico final. Uma discussão final detalhada encerra cada exercício. As seguintes áreas são coberas em módulos que podem ser comprados separadamente: hematologia, química analítica, microbiologia, imunologia, endocrinologia, cardiologia, doenças infecciosas, coagulação do sangue. Disponível para microcomputadores compatíveis com IBM-PC. Informações e vendas: Health Sciences Consortium, 201 Silver Cedar Court, Chapel Hill, NC 27514-1517, Tel, 001-919-942-8731, Fax 001-919-942-3689. 

Novo Iliad Inclui Orientação Terapêutica

A nova versão do sistema Iliad (4.2), um programa de auxílio à decisão médica em Medicina Interna, contendo uma base de conhecimento com 908 doenças, 1.509 síndromes e 11.900 sinais, sintomas e exames subsidiários, inclui a orientação terapêutica atualizada, depois de realizar o diagnóstico. Essa orientação abrange a terapia inicial, assim como a terapia secundária e de manutenção ou recorrência. Inclui também recomendações de interconsulta. O sistema, baseado em uma abordagem probabilística de apoio à decisão (teorema de Bayes), tem dados clínicos correspondentes a mais de 400.000 pacientes, coletados na Universidade de Utah, em Salt Lak City. Atualmente o sistema é distribuido em uma versão comercial, custando cerca de US$ 600, em CD-ROM. Disponível para Windows 3.1 (IBM-PC) ou MacIntosh. Versão demo disponível. Informações: Applied Medical Informatics, 295 Chipeta Way, Salt Lake City, Utah 84108, USA, Tel. (001 801) 584-3060. 

Software para Elaboração de Gráficos Científicos

A versão 2.2 do software Fig.P for Windows é o software mais completo do mercado, para a fácil criação, exibição e impressão de gráficos científicos em dezenas de variedades. A entrada de dados pode ser feita através do teclado, importada de planilhas eletrônicas e bancos de dados, como Excel ou dBASE, ou ainda por captação direta de instrumentos de registro digital, via interface RS-232C. Os gráficos criados podem ser facilmente exportados para qualquer outro programa em Windows. Inclui um graficador de equações e um ajustador estatístico (linear e não li-near) de curvas experimentais; calcula o valor de desconhecidos em curvas de ensaios, transforma dados de acordo com dezenas de funções, e mostra faixas de confiança em gráficos, bem como barras de desvio padrão. Todos os gráficos podem ser mostrados na tela (múltiplos gráficos por tela ou por página impressa) e manipulados graficamente, permitindo modificar e adicionar vários elementos, tais como eixos, cores, bordas, flechas, legendas, texto adicional, retângulos, círculos, etc. Inclui fontes TrueType, ATM, científicas, européias padronizadas e caracteres gregos e matemáticos. Preço: US$ 449, peça disco demo grátis. Informações e vendas: Biosoft, P.O. Box 10938, Ferguson, MO 63135, USA. 

Software para Desenho de Moléculas

O desenho tridimensional de moléculas de qualquer tipo é fácil de ser obtido com este software de baixo custo, o Molecules-3D, da empresa Molecular Arts Corp.. Os modelos moleculares podem ser especificados, cons-truídos, rotacionados, modificados e transferidos para outras aplicações do Windows 3.1. O sistema inclui uma biblioteca expandível pelo usuário de estruturas químicas mais comuns, contendo cerca de 100 compostos, um verificador de sintaxe molecular, um editor visual em 3D e um otimizador estrutural, assim como um sistema expert para orientar o usuário passo a passo em diagramas de Lewis. As imagens moleculares podem ser de três tipos. Existem versões para Macintosh e Windows 3.1. A versão 2.1 custa apenas US$ 30. Informações e vendas: Molecular Arts Corp., Hanover Corporate Center, 1532 East Katella Ave., Suite 1000, Anaheim, CA, 92805-6627, USA, Tl. (001 714) 634-8100, Fax 634-1999, email: info@molecules.com

Estação Clínica em Windows

A empresa Health Data Sciences Corp. (HDS), uma das líderes do mercado americano de automação hospitalar, oferece o seu novo produto ligado à linha Ulticare de automação clínica, o Ulticare Clinical Workstation. Este é um software que trabalha em conjunto com o sistema Ulticare, na forma de um microcomputador IBM-PC compatível, com Windows 3.1; desta forma proporcionando uma interface gráfica amplamente conhecida e de fácil utilização pelo profissional clínico (médicos e enfermeiras). O programa principal da nova estação é denominado Navigator, que dá acesso a um menu hierárquico de funções de informação no ambiente hospitalar, tais como admissão, transferência e alta de pacientes internados, censo hospitalar, serviços assistenciais, laboratório e outros serviços diagnósticos e terapêuticos, etc. Diversas janelas de acesso do Navigator podem ser abertas simultaneamente, e a informação de uma pode ser transferida facilmente para outra (por exemplo, um resultado de um exame diagnóstico pode ser arrastado até a janela do registro médico orientado ao problema, que caracteriza a abordagem do sistema Ulticare). O programa contém diversas funções e ícones padronizados que implementam essas possibilidades. Informações e vendas: HDS Copr., 268 W. Hospitality Lane, San Bernardino, CA 92408, USA, Tel. (001 909) 888-3282. 

Registro Médico para o Apple Newton

Pocket Doc é um software que permite implementar um registro médico completo em um computador portátil tipo MessagePad, da linha Apple Newton. Permite fazer anotações usando a interface PDA baseada em pena digital do Newton, para documentar exames, medicações, diagnósticos, condutas, faturamento, etc. Inclui uma base de 800 medicamentos mais comuns, com cálculo automático de dosagens. Permite enviar fax ou correio eletrônico, ou enviar dados por infravermelho para outros MessagePads na proximidade. Demo gratuito disponivel. Informações e vendas: Physix. 1720 Dryden, Suite 205, Houston, TX 77030, USA. Tel. (001 713) 797-1199, email: pocketdoc@physix.com.


A revista Informédica cessou sua publicação em outubro de 1995.
Veja também: Revistas Informática Médica e Intermedic

Voltar à HomePage Enviar email para o Editor 
Copyright (c) 1995 Renato M.E. Sabbatini