Informédica

NOTÍCIAS
Brasil


Redes Neurais Que Fazem Prognósticos

Uma nova tecnologia desenvolvida no campo da Inteligência Artificial já está ajudando os médicos a fazerem prognósticos mais precisos sobre seus pacientes. Chamados de redes neurais artificiais, ou sistemas conexionistas, esses programas de computador imitam a maneira como o cérebro humano processa informações complexas, e são capazes de aprendizado. Uma rede neural artificial é formada de elementos individuais de processamento, interligados uns aos outros através de conexões e "sinapses". A rede como um todo é capaz de efetuar operações lógicas e matemáticas, com base na somatória das influências recebidas por cada elemento de processamento, exatamente como em uma rede neural biológica. Em um exemplo recente de utilização dessa tecnologia, os pesquisadores Paulo Felipe Jr., Renato M.E. Sabbatini e Renato G.G. Terzi, trabalhando no Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, "ensinaram" uma rede neural a analisar 30 variáveis fisiológicas e clínicas de pacientes críticos internados na UTI do Hospital das Clínicas, e prognosticar a incidência de óbito durante a internação. Para treinar a rede foram utilizados dados conhecidos (inclusive sobrevida/óbito) de cerca de 200 pacientes que passaram pela UTI. Ajustando automaticamente suas próprias sinapses de modo a diminuir o erro de classificação, depois de 45.000 ciclos de treinamento, a rede neural foi capaz de prever com 95 % de acurácia o que aconteceu com os pacientes. Testada com outra amostra de 100 pacientes (não utilizados para o treinamento), mesmo assim a rede foi capaz de acertar 75 % dos prognósticos, quase igualando a acurácia do método APACHE, amplamente utilizado em todas as UTI's, e que se baseia em um banco de dados de mais de 10.000 pacientes. Esta pesquisa, ao ser divulgada, causou grande interesse na comunidade internacional, pois foi a primeira vez que a tecnologia de redes neurais foi utilizada para esse propósito. Diversos projetos em todo o mundo estão utilizando redes neurais artificiais para auxílio ao diagnóstico, terapia e prognóstico. Outro trabalho do grupo de Campinas, em colaboração com o Centro de Cardiologia Não Invasiva, de São Paulo, utilizando a mesma tecnologia de redes neurais, e analisando 11 variáveis obtidas de exames ecocardiográficos doppler de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva dilatativa, foi possível obter uma acurácia de 86 % na previsão de óbito ou sobrevida nos 12 meses após a realização do exame. Nos Estados Unidos, um cardiologista clínico da Califórnia, William Baxt, causou sensação ao conseguir índices altíssimos de acurácia (mais de 95 %) ao utilizar redes neurais para diagnosticar infarto agudo do miocárdio (bem acima dos índices conseguidos pelos médicos).

As redes neurais artificiais tem a vantagem de analisar simultaneamente um número muito grande de variáveis, maior do que a mente humana é capaz de tratar. Com isso, conseguem descobrir correlações complexas entre variáveis, e são muito fáceis de usar no contexto clínico. Com sua capacidade de aprendizado, correspondem à aquisição de experiência clínica baseada no conhecimento de casos anteriores. Nos últimos cinco anos, mais de 500 trabalhos foram publicados sobre suas aplicações na Medicina e Biologia. Uma publicação didática do NIB/UNICAMP descreve como utilizar a metodologia das redes neurais em Medicina, e faz uma revisão bibliográfica sobre o assunto, e está disponível para os interessados. 


MEDINFO'95 Transferido para Vancouver

O VIII Congresso Mundial de Informática Médica (MEDINFO'95), que estava programado para ser realizado em setembro de 1995, em São Paulo (pela primeira vez em um país do hemisfério sul), foi cancelado pelos organizadores brasileiros, e seu controle devolvido à Associação Internacional de Informática Médica (IMIA), à qual o Brasil é filiado através da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). O motivo dado pela Comissão Organizadora brasileira foi a eterna falta de recursos e de apoio por parte das autoridades brasileiras.

Frente à crise financeira que assola o país, a Comissão julgou impossível a tarefa de amealhar 1,5 milhão de dólares, o custo estimado do Congresso até 1995 (sendo que a IMIA exigia a disponibilidade de cerca de US$ 300 mil até o final do ano). Através de carta dirigida à presidente da IMIA, a norte-americana Marion J. Ball, o presidente da Comissão Organizadora, Dr. Daniel Sigulem, diretor do Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina, comunicou em abril de 1993 a desistência brasileira.

Com isso foram anulados 8 anos de intenso trabalho realizado pelas diversas diretorias da SBIS, desde o primeiro congresso brasileiro de Informática em Saúde, em Campinas, em 1986, no sentido de tornar nosso país mais conhecido internacionalmente no cenário da Informática Médica; trabalho esse reconhecido pela IMIA ao outorgar, em 1991, o Congresso Mundial ao Brasil. Infelizmente, uma chance perdida, que dificilmente retornará ao país ainda neste século.

O Congresso será agora realizado em Vancouver, no Canadá, em julho de 1995, e será presidido pelos Drs. Kathryn Hannah e Steven A. Huesing. Oportunamente, a revista Informédica dará mais informações sobre a organização do congresso MEDINFO'95. 


Biosintética Utiliza Informática em Telemarketing

A Laboratórios Biosintética, empresa farmacêutica nacional bem posicionada em diversos segmentos especializados da Medicina, foi o primeiro laboratório a utilizar o telemarketing para prestar serviços aos seus clientes, os 33 mil médicos cadastrados interessados em todo tipo de informação, desde simpósios e congressos, material promocional sobre medicamentos, pesquisas bibliográficas e resultados de trabalhos clínicos, e até reservas de passagens e hotéis. De modo a aumentar a produtividade e a eficiência do sistema, e reduzir custos, a Biosintética implantou um sistema de informatização, utilizando uma rede de computadores com sete terminais. Graças ao sistema de banco de dados, implementado com o software gerenciador de 4ª geração Oracle, constatou-se diminuição de 50% do volume de papel, redução dos estoques em 15%, e aumento na velocidade de atualização de informações e atendimento aos médicos através do Hot-Line (Discagem Direta Gratuita) pelo número 0800-151036. Segundo Henry Visconde, diretor da Biosintética, e Geraldo Mol, gerente de Informática da empresa, o sistema atende a cerca de 150 ligações diárias utilizando 8 operadoras na matriz em São Paulo, e perguntas e solicitações sobre a revista Informédica estão entre as mais procuradas atualmente (a Biosintética apoia integralmente a edição e distribuição da revista para 22.000 médicos, gratuitamente).

O próximo passo será interligar em uma única rede de comunicação remota as diversas filiais da Biosintética em outras cidades (Ribeirão Preto, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife). 


Informática Médica nas Redes Acadêmicas

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde implementou um fórum de intercomunicação entre todas as pessas interessadas no assunto, que tenham acesso a correio eletrônico das redes acadêmicas internacionais, tipo BITNET, INTERNET, ALTERNEX ou Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Esta lista de discussão, chamada SBIS-L, está hospedada nos computadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e é gerenciada pela secretaria da SBIS (atualmente na UNICAMP). Semanalmente, é transmitido automaticamente aos seus assinantes grande número de notícias interessantes e contatos entre os membros, do Brasil e do Exterior. Inclui também uma versão eletrônica do boletim de notícias da SBIS (Newsletter). Os assinantes da lista também podem se comunicar entre si através da lista, principalmente para conduzir discussões coletivas sobre algum assunto. Para assinar a lista mande uma mensagem ao destinatário mailserv@vortex.ufrgs.br (Internet) ou MAILSERV@BRUFRGS.BITNET (Bitnet), sem preencher a linha de assunto, e com o seguinte conteúdo: SUBSCRIBE SBIS-L. 

Editor de Informédica Recebe Prêmio

O Prof. Renato M.E. Sabbatini, editor científico da revista Informédica recebeu, em julho deste ano, o Prêmio "José Reis" de Divulgação Científica e Tecnológica de 1992, concedido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na categoria de Cientista. O prêmio reconhece o conjunto do trabalho do Prof. Sabbatini na divulgação científica para leigos nos últimos 12 anos, com mais de 400 artigos publicados em revistas e jornais de grande circulação, além da criação de várias publicações dedicadas à Informática para leigos, tais como a Enciclopédia Prática de Informática Abril, a série de fascículos INPUT (Editora Nova Cultural), e, na área da saúde, a Revista Brasileira de Informática em Saúde (1986) e a revista Informédica (1993), até hoje as únicas publicações do gênero na América Latina. O prêmio foi entregue em solenidade pública durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife. 

Centros de Assistência a Excepcionais Informatizam Operações

Duas das maiores entidades filantrópicas de assistência a excepcionais do Estado de São Paulo, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), com sede na cidade de São Paulo; e a AVAPE (Associação de Valorização e Assistência a Pessoa Excepcional), com diversos centros de atendimento em São Paulo, São Bernardo do Campo e Taubaté; estão conseguindo informatizar com sucesso suas atividades operacionais de atendimento ambulatorial. Baseados em redes locais (LANs) de microcomputadores, gerenciadas pelo conhecido sistema NetWare, da empresa norteamericana Novell, as duas entidades implantaram um software integrado multiusuário de grande capacidade operacional, e que permite informatizar totalmente os procedimentos de agendamento de consultas e exames; gerenciamento da recepção e cadastramento demográfico e clínico das informações sobre os pacientes, etc. O software, denominado MEDSARR (ver descrição em Informédica nº 1), foi desenvolvido pelo Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, da UNICAMP, e está disponível comercialmente através da empresa CCNI Consultoria e Projetos Ltda., responsável pela implantação e suporte técnico. As duas entidades, de valor reconhecido nacional e internacionalmente, atendem um grande contingente de excepcionais de todos os tipos, incluindo deficientes físicos e mentais, caracterizando-se por uma abordagem essencialmente multidisciplinar (ortopedia, neurologia, psicologia, psiquiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, etc.). Por esse motivo, as exigências sobre o sistema informatizado de agendamento foram muito grandes, devido ao alto número de exceções com relação à sua operação normal (possibilidade de agendamento múltiplo, conciliação seqüencial e de agendamento em grupo, bloqueio e desbloqueio de agendas, transferência de programação de agendamento, encaixe de horários extras, etc.), que foram resolvidas satisfatoriamente pelo software adotado. O setor ambulatorial da AACD, por exemplo, realiza cerca de 500 atendimentos por dia, e tem mais de 300 agendas individuais programadas no sistema.

O Hospital de Cirurgia Plástica Craniofacial da SOBRAPAR, uma sociedade dedicada à reabilitação, assistência, pesquisa e ensino na área de deformidades congênitas e adquiridas da face, localizada em Campinas, SP, será a próxima entidade a se informatizar utilizando o mesmo software, devido ao fato de ter características semelhantes de multidisciplinariedade. O Hospital da SOBRAPAR também contará com um poderoso software de gerenciamento clínico (internações) e administrativo, doado pela empresa Kernel, de Curitiba, PR, cuja implantação definitiva aguarda doação de uma rede baseada em workstation RISC 6000, pela empresa IBM Brasil. 


Disciplina de Informática Médica da UNICAMP Tem Novo Laboratório Didático

Com a finalidade de implementar cursos mais atualizados e integrados de Informática aplicada à Medicina para seus alunos de graduação e pós-graduação, a Disciplina de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (ligada ao Departamento de Genética Médica) renovou recentemente seu laboratório didático de microcomputadores, com o apoio do Plano Diretor de Informática da instituição. O novo laboratório conta com seis microcomputadores 386 DX, da empres Digital Equipment Corp., com monitor colorido SuperVGA e disco de 65 Mbytes, um microcomputador 486 DX com 120 Mbytes de disco, duas impressoras matriciais Olivetti de alta resolução gráfica e uma impressora laser Canon. Em futuro próximo, as máquinas serão integradas através de uma rede local tipo Ethernet, gerenciada pelo sistema Novell NetWare. Todas as máquinas dispõe do sistema Windows 3.1 e contarão com os aplicativos Word, Excel e Access, fornecidos pela empresa Microsoft, para finalidade de ensino das disciplinas de Informática Médica. Um novo manual de treinamento, inteiramente baseado em Windows, está sendo redigido. Além disso, de modo a introduzir os alunos ao novo mundo das redes de computadores, os equipamentos do laboratório serão conectados à rede da UNICAMP, utilizando fibras óticas de alta velocidade, uma das mais completas em entidades acadêmicas, na América Latina. A rede da Unicamp dispõe de um "cluster" com vários equipamentos Digital VAX, um supercomputador IBM-3090 e várias redes locais baseadas em workstations UNIX e IBM RISC 6000 (unindo cerca de 200 equipamentos). A UNICAMP também está conectada às redes acadêmicas Internet, Bitnet (internacionais) e Rede Nacional de Pesquisas, o que permitirá o ensino de novas técnicas de acesso à informação baseadas em correio eletrônico, pesquisa bibliográfica a bases de dados remotos (BIREME), etc. 

Quem é Quem na Informática em Saúde no Brasil

Em 1988, a SBIS editou e distribuiu, com grande sucesso, um anuário denominado "Quem é Quem em Informática em Saúde no Brasil", contendo informações sobre os principais grupos de pesquisa, desenvolvimento e ensino na área. A atual diretoria da SBIS pretende publicar uma nova edição, atualizada, desta útil obra. Alem das seções existentes na primeira edição, que eram uma descrição dos grupos de pesquisa, desenvolvimento e ensino, e a relação dos associados da SBIS, com endereço e telefone; a nova edição terá as seguintes secções, caracterizando-a como um verdadeiro anuário ("Yearbook"): A responsabilidade pela produção e edição deste volume, programado para impressão e distribuição no primeiro semestre de 1994, é da Secretaria da SBIS (Prof. Renato M.E. Sabbatini). Estamos contactando empresas que gostariam de apoiar a publicação com recursos financeiros. A SBIS gostaria de solicitar a todos os grupos e pessoas ativos em Informática em Saúde (pesquisa, desenvolvimento e ensino), que enviem informações segundo o formato abaixo (empresas tambem podem se inscrever): As pessoas fisicas (inclusive estudantes de PG) deverão enviar nome completo, titulação, endereço completo, inclusive telefone, fax, email e linha de trabalho. O prazo final para envio destas informações é 30 de março de 1994. Mais informações: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, Secretário da SBIS, Caixa Postal 6005, 13081-970 Campinas, SP, Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, Tel. (0192) 39-7130 Fax 39-4717 Telex 19-1150, Email: sabbatini@turing. unicamp.br 

Rede de Biologia Molecular e Biotecnologia

A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa na Agricultura), em colaboração com o CNPq, Ministério de Ciência e Tecnologia e Rede Nacional de Pesquisa (RNP) anunciaram o ano passado a formação de uma rede de intercâmbio de informações e serviós em biologia molecular e biotecnologia, baseada na rede acadêmica Internet. A informação é gerenciada pelo Centro Brasileiro de Recursos em Bioinformática (CBRB), localizado no CENARGEN, uma divisão da EMBRAPA. Entre as atividades da rede estão a distribuição de dados de bases de contendo seqüencias de DNA (GenBank) e proteínas, gerados em colaboração com o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), de Heidelberg; o acesso a computadores remotos para fins de consulta on-line a bases de dados, execução de softwares de engenharia genética, repositórios de software de domínio público, etc.; um sistema de teleconferência e correio eletrônico baseado em uma lista de discussão (BBRC-L); e treinamento de recursos humanos. Informações adicionais podem ser obtidas escrevendo para o endereço eletrônico bbrc@cenargen.embrapa.br , ou para o Dr. Goran Neshich, coordenador da rede, EMBRAPA/CENARGEN, Caixa Postal 02.372, 70879-970 Brasilia - DF, tel. 061 272-3212 e fax: 061 274-3212. 

UNIMED Terá Rede de Comunicações Via Satélite

A UNIMED, um sistema unificado de cooperativas médicas que abrange mais de 270 unidades autônomas de seguro e prestação de serviços médico-hospitalares, congregadas em 21 federações e uma confederação nacional, está terminando de implantar um dos mais ambiciosos projetos de informatização e integração de serviços de saúde do mundo. A UNIRED, uma rede telemática baseada na tecnologia VSAT de comunicação digital por satélite, interligará inicialmente todas as federações, em cujas sedes a IBM e a Villares, empresas detentoras da tecnologia, estão implantando antenas parabólicas bidirecionais. O projeto conceitual, que utiliza o protocolo de comunicações TCP/IP, foi elaborado pelos professores Álvaro Garcia Neto e Carlos Ruggiero, pesquisadores e consultores do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo, e é necessário para operacionalização do Plano Nacional de Assistência Médica, através do qual os segurados poderão receber serviços da UNIMED em todo o território nacional. No futuro, a UNIMED pretende integrar à UNIRED a maioria dos 65.000 médicos cooperativados, que poderão, assim, desfrutar de serviços de transferência eletrônica de fundos (pagamentos de faturamento), consulta à bancos de dados de pacientes, pesquisa bibliográfica, correio eletrônico, etc. Para tanto, a UNIMED Sistemas está montando um Centro de Informática Médica, voltado à orientação técnica, formação e suporte aos usuários médicos.

A UNIMED Sistemas é uma unidade da UNIMED do Brasil que tem como objetivos pesquisar, desenvolver, treinar, implantar e coordenar recursos tecnológicos na área de Informática para as empresas e coo-perativas do sistema UNIMED. Entre os produtos e atividades em desenvolvimento pela UNIMED Sistemas, estão o SIAMED Plus, um complexo e extenso sistema de automação administrativa e financeira de cooperativas médicas, e o SIAMED AC, um sistema de automação de consultórios e clínicas, que inclui registro médico, agendamento, faturamento, apoio à decisão médica e um módulo de comunicação, que permitirá aos seus usuários se conectarem on-line com a cooperativa médica aos quais estão filiados. Segundo seu presidente, Dr. Gui-lherme Cleber Marconi, "com o grande crescimento do número de UNIMEDs singulares e usuários, que são, hoje, mais de 8 milhões em todo o Brasil, concluímos que era necessário adquirir alta tecnologia para enferentar a realidade dos anos 90. Para a cooperativa médica, a implantação da rede privativa de comunicação de dados representará também sua interligação às redes internacionais de transmissão de dados, como a Internet e a Bitnet". 


UNICAMP Implanta Setor de Informática em Odontologia

O Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (NIB/UNICAMP), estabelecido e dirigido desde junho de 1983 pelo Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, tem por obetivos realizar pesquisas e desenvolvimento interdisciplinares em todos os campos relacionados com a Informática aplicada à Biologia e às Ciências da Saúde. Face à alta relevância que a Odontologia representa dentro destas áreas, foi criada em setembro de 1993 a área de Informática em Odontologia e Medicina Bucal, que já mantém contatos com pesquisadores de vários Estados do País, Estados Unidos, Suécia, França, Canadá e Israel. Entre suas linhas de pesquisa implantadas, foram iniciados projetos sobre bases de conhecimento e sistemas especialistas no auxílio ao diagnóstico de patologias orofaciais e aplicações de redes neurais no diagnóstico e terapêutica das artropatias da articulação temporomandibular. Coordenada pelo Dr. Cláudio Roberto Palombo, CD, esta área tem ainda como objetivos para o ano de 1994 a realização do I Simpósio Brasileiro de Informatica em Odontologia e Medicina Bucal, e a implantação de um importante repositório internacional de informações sobre publicações, softwares, produtos, etc. sobre a área, que estará disponível através da rede acadêmica internacional Internet. O setor tem como Professores Colaboradores, da disciplina de Patologia e de Semiologia Bucal da Pontificia Universidade Catolica de Campinas (PUCCAMP), os Profs. Mario Maccari Filho e Paulo de Freitas Guimarães, que também são coordenadores do recém-aprovado curso de Informática em Odontologia naquela Universidade. 

Rede de Computadores Interliga Universidades Brasileiras

Cerca de 30 mil cientistas e funcionários de 350 universidades e instituições de pesquisa brasileiras comunicam-se com o mundo inteiro por computador, gracas à RNP (Rede Nacional de Pesquisas), mantida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A RNP é associada à Internet, a super-rede criada pela Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que hoje congrega 18.500 redes, com cerca de 20 milhões de usuarios, em 137 paises. Entre os principais serviços oferecidos por essas redes estão o correio eletrônico, pelo qual uma pessoa troca mensagens com outra através do computador, e as listas de discussão, uma variação do correio eletrônico, que permite a um grupo de pessoas interessado num determinado assunto se juntar para discutí-lo por computador. Sempre que o assinante de uma lista de discussão põe uma mensagem no computador esta é transmitida para todos os assinantes daquela lista. Há milhares de listas de discussão em todo o mundo, tratando de assuntos que vão da jardinagem à biologia molecular., da dança à antropologia., da culinária à física de partículas. Apenas em assuntos ligados à Medicina e Saúde existem cerca de 100 listas de discussão, abrangendo desde AIDS até Psiquiatria. Um pesquisador americano, Lee Hancock, compilou uma "lista das listas", que contém todos os recursos disponíveis na Internet, nas áreas de Medicina e Saúde (uma cópia desta lista pode ser obtida no Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp). Outro serviço interessante da Internet é a ligação ponto-a-ponto entre dois computadores remotos, utilizando programas chamados de FTP (File Transfer Protocol) e TELNET. O FTP permite ao usuário copiar para seu microcomputador arquivos armazenados em outros computadores, em qualquer ponto da Internet. Por exemplo, o Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP mantém um diretório com dezenas de programas de computador de domínio público, nas mais variadas áreas da Medicina, que podem ser copiados gratuitamente através do FTP. Como o custo das ligações telefônicas é subsidiado pelo Governo Federal e - nos estados onde há redes locais - pelos governos estaduais, atualmente o acesso à RNP só é permitido a instituições voltadas para a pesquisa e à educação. Os cientistas podem até trabalhar com seus computadores em casa, mas tem que usar o endereço eletrônico da instituição em que trabalham e não podem ocupar a rede para fins comerciais. Até o final do ano, entretanto, a RNP deverá ser aberta à participação de organizações não-governamentais e empresas que têm departamentos de pesquisa. A UNIMED pretende também oferecer futuramente o acesso à rede Internet a todos os médicos cooperados, quando a Unired, sua poderosa rede própria via satélite que interliga as federações, estiver operacional, ainda este ano. Fonte: C & T Radiobrás, 139, abril de 1994. 

UFRJ Desenvolve Ultrassom Nacional

Um aparelho da ultra-sonografia simples custa mais de 20 mil dólares. Um bom computador pessoal custa cerca de 2 mil. Aparelhos de ultra-sonografia não são fabricados no Brasil, computadores são. Pensando nisso, pesquisadores da COPPE (Coordenação dos Programas de Pós-graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) decidiram enfrentar o desafio de adaptar um computador comum para fazê-lo funcionar como ultrassonógrafo em Medicina. Estão obtendo sucesso. Quando a pesquisa do Programa de Enge-nharia Biomédica da COPPE estiver concluída e seu produto industrializado, qualquer médico que tenha um computador poderá utilizá-lo para fazer exames de ultra-sonografia em seus pacientes, com a vantagem adicional de que o computador pode continuar a ser usado como tal. O projeto é financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (PADCT) e foi orçado em 150 mil dólares. Seu coordenador, o engenheiro João Carlos Machado, só depende da chegada de alguns circuitos integrados importados para montar o equipamento e testá-lo em hospitais, o que poderá acontecer até o final do ano. Em laboratório, segundo Machado, a idéia já provou que é viavel. O equipamento de ultra-sonografia possui um computador "dedicado", isto é, que foi projetado e construido exclusivamente para trabalhar com ultra-sonografia. O objetivo dos pesquisadores da COPPE é usar um microcomputador PC comum para fazer o mesmo trabalho. Para isso, foi projetada e construída uma interface eletronica entre os transdutores e o computador. Para se obter uma boa imagem, é preciso que a tela mostre no minimo 20 quadros por segundo e tenha 40 mil pixels (pontos que compõem uma imagem exibida numa tela de TV ou video). Em outras palavras, o equipamento tem que captar, processar e exibir 40 mil informações pelo menos 20 vezes por segundo. O trabalho da COPPE demonstrou como conseguir isso de forma menos cara. Fonte: C & T Radiobrás, 146, maio de 1994. 

UNICAMP Avança na Tecnologia de Ensino com Multimídia

Em convênio recentemente firmado entre a IBM Brasil e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a empresa doou à Universidade cerca de 900 microcomputadores 486 e Pentium de última geração, para montagem de laboratórios de ensino de graduação em todas as faculdades e institutos. As máquinas serão montadas em redes locais utilizando tecnologia IBM. Laboratórios especiais de multimídia contarão com computadores equipados com vídeo SuperVGA colorido, CD-ROM, placa de som estéreo e placa de aquisição de imagens. Com esse convênio, a UNICAMP pretende ter cursos de graduação apoiados pelas mais modernas técnicas de ensino assistido por computador. No Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, foi montado um Grupo de Aplicações de Multimidia em Medicina, liderado pelo Dr. Paulo Marcondes Carvalho Jr., que, recentemente, defendeu tese de mestrado em Engenharia Biomédica sobre o software HYPERCASE, por ele desenvolvido é um sistema baseado em Windows 3.1, que permite ao autor de hipermídia planejar completamente o sistema, usando a tecnologia CASE (Computer-Aided Software Engineering). O sistema HYPERCASE já foi utilizado com sucesso para planejar um tutorial multimídia sobre ecocardiografia, e está sendo utilizado também para planejar uma apresentação em multimídia em neurociências computacionais (um modelo de redes neurais no hipocampo), sob a orientação da Profa. Vera Maura Fernandes de Lima, médica e professora de engenharia biomédica da UNICAMP. Uma de suas vantagens é a utilização da tecnologia de programação orientada a objetos (OOP), o que permitiu incluir novos objetos típicos da Medicina, como sinais biológicos (ECG, bulhas cardíacas, etc.). Em outro projeto interessante, Goytá Fernandes Villela Jr., estudante de mestrado em engenharia biomédica e pesquisador do NIB, está desenvolvendo um sistema de autoria em Visual BASIC para o desenvolvimento de simulações clínicas usando multimídia. Este sistema utilizará o conceito de eventos determinados pelo tempo, de modo que uma simulação clínica evoluirá independentemente das respostas do aluno, o que confere maior realismo. Outros projetos em andamento do grupo de multimídia são um sistema de ensino e apoio à decisão médica em traumas encefálicos, a ser desenvolvido pela engenheira e especialista em Informática Médica, Maria Lúcia Azevedo Botelho, e um tutorial em Genética, a ser desenvolvido pela bióloga Roberta Mazzariol Volpe, sob a orientação da médica geneticista e pesquisadora associada do NIB, Denise Y. Janowitz. Pessoas interessadas em conhecer os projetos do NIB ou propor outros projetos inte-ressantes de multimídia em Medicina poderão se dirigir ao Dr. Paulo M. Carvalho Jr. (NIB/UNICAMP, Caixa Postal 6005, Campinas, SP 13081-970, tel., (011) 39-7130, fax 39-4717 e Email: paulonib@turing.unicamp.br

SBIS Cresce e Diversifica

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) é a unica sociedade profissional brasileira que congrega os profissionais, professores, estudantes, pesquisadores e interessados em aplicações da Informática nas Ciencias da Saúde. Seu objetivo é promover e apoiar o desenvolvimento da Informática em Saúde no Brasil e facilitar o intercâmbio de informações entre as pessoas que trabalham ou têm inte-resse na área. A SBIS foi fundada em Campinas em 1986, durante o I Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que foi um grande sucesso, com mais de 500 participantes e mais de 100 trabalhos apresentados. Sua base de formação foi constituída pelos grupos de pesquisa, desenvolvimento e ensino em Informática em Saúde e-xistentes no país, entre os quais o Núcleo de Informática Médica da UFRGS (Porto Alegre), o Centro de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (São Paulo), o Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP (Campinas), o Coordenação de Informática Médica do InCor/USP (São Paulo), a Disciplina de Informática Médica da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo), a Divisão de Informática do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), e várias outras. A sociedade tem crescido em número de membros e está por trás, como instituição ou através de seus mais proeminentes membros, da grande maioria das publicações, trabalhos científicos, grupos de pesquisa e eventos realizados na área. Além disso, a SBIS representa oficialmente o Brasil na prestigiosa Associação Internacional de Informática Médica (IMIA), participando em seus numerosos eventos. Seus sucessivos presidentes, Roberto J. Rodrigues, Renato M.E. Sabbatini, Daniel Sigulem e Mariza K.Stumpf deram impulso a várias iniciativas de peso, que tem aumentado o prestígio dos pesquisadores brasileiros no Brasil e no exterior. A SBIS tem atualmente cerca de 200 associados, agrupados em quatro categorias: corporativos, titulares, aspirantes e estudantes.

A atual diretoria, constituída por Mariza Kluck Stumpf (Presidente), Peter A. Rosemberg (vice-presidente), Renato M.E. Sabbatini (secretário) e Jaime de Oliveira Ilha (tesoureiro), encerra seu termo de mandato em outubro deste ano, durante uma assembléia geral no IV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que será promovido pela sociedade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de 12 a 16 de outubro. Entre as propostas de renovação estão a de abrir mais a SBIS para médicos e outros profissionais que querem adquirir novos conhecimentos em Informática aplicada às Ciências da Saúde. Mais informações sobre a SBIS e como se associar a ela podem ser obtidas junto à secretaria (NIB/UNICAMP). 


UNICAMP Desenvolve Sistema de Apoio ao Diagnóstico Bucofacial

O grupo de Informática em Odontologia, sob a coordenação do Dr. Cláudio Roberto Palombo, do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, desenvolveu recentemente um sistema de apoio à decisão em Odontologia para microcomputadores da linha IBM-PC, denominado DIAGFACE. O sistema tem por objetivo auxiliar o dentista e o otorrinolaringologista no diagnóstico diferencial de cerca de 150 patologias orofaciais mais comumente encontradas na prática clínica em nosso meio. Sua característica fundamental é a estruturação de um flexível diálogo com o usuário, através de menus, palavras-chave e perguntas em linguagem natural, em torno de um extenso banco de conhecimento, que é constituído de registros relacionais e de uma coleção de regras de produção, utilizando técnicas de busca linear e de encadeamento direto e reverso. O programa tem quatro módulos que permitem que o usuário faça consultas de quatro maneiras: pelos sintomas; pela região; pela patologia; e por um sistema especialista baseado em regras. O sistema DIAGFACE existe em versões em inglês e português, e já está sendo testado com profissionais clínicos. Foi apresentado recentemente no Congresso Mundial de Física Médica e Engenharia Biomédica, no IV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, e no I Simpósio Brasileiro de Informática em Odontologia e Medicina Bucal, tendo encontrado grande interesse. 

Eleita Nova Diretoria da SBIS

Durante o IV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, realizado em Porto Alegre, de 12 a 16 de outubro de 1994, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde elegeu nova diretoria para o biênio 1994-1996. Foram eleitos: Umberto A. Tachinardi, da Coordenação de Informática do Instituto do Coração da USP (Presidente), Jaime de Oliveira Ilha, vice-coordenador do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, e editor associado de Informédica (Vice-Presidente), Cândido Pinto de Melo, diretor da Coordenação de Informática do InCor (Secretário Geral), e Lincoln de Assis Moura Jr., da mesma instituição (Tesoureiro). Exerceram a diretoria finda os Drs. Mariza Kluck Stumpf (Presidente), Peter A. Rosemberg (Vice-Presidente), Jaime de Oliveira Ilha (Secretário), e o Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, diretor do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e editor-chefe da revista Informédica (como secretário geral). O Dr. Sabbatini assumiu um cargo na Comissão Fiscal da nova diretoria. Durante a assembléia-geral da SBIS foi decidido também entregar ao Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP de organizar o próximo Congresso da sociedade, a ser realizado em 1996, e durante o qual serão comemorados os 10 anos de fundação da SBIS. A Sociedade tem atualmente 180 sócios pagantes, e ficará sediada permanentemente no Instituto do Coração da USP. 

IMIA Anuncia Bolsas para Estudantes Brasileiros

A International Medical Informatics Association (IMIA), através da Dra. Kathryn Hannah, sua vice-presidente eleita, e presidente do próximo Congresso Mundial de Informática Médica, a ser realizado em Vancouver, Canadá, em julho de 1995, anunciou a outorga de três bolsas de viagem para estudantes brasileiros de pós-graduação dedicados à área de Informática Médica, para comparecerem ao congresso. As bolsas, concedidas apenas para o Brasil, entre os mais de 50 membros nacionais da IMIA, cobrirão todas as despesas, inclusive viagem, estadia e taxas de inscrição no Congresso. A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) será a responsável pela seleção dos três estudantes que receberão as bolsas, mediante uma Comissão de Seleção especial, que oportunamente divulgará os critérios de escolha. Os interessados deverão contatar o novo presidente da SBIS, Dr. Umberto A. Tachinardi (Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar,44, 2o. andar, São Paulo, SP 05403, Tel. (011) 282-7766. 

Hygia, o Software da Saúde Pública

Diversas prefeituras do país estão utilizando um sistema denominado Hygias para gestão dos seus serviços na área de saúde. Desenvolvido pela empresa Techne, e fazendo parte de um sistema mais amplo de administração pública, denominado Archon, o Hygias foi concebido para suportar todas as atividades administrativas e de controle de uma rede ambulatorial, constituída por postos de saúde, pronto-socorros, hospitais e laboratórios. O sistema automatiza um grande número de atividades administrativas relacionadas com o cadastramento de prontuários de pacientes, exames de saúde, programas de vacinação, programas de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, faturas SUS, etc. O sistema opera de forma centralizada, ou seja, com base em um único banco de dados, contendo os prontuários dos pacientes de toda a rede. Assim, qualquer unidade de saúde pode ter acesso aos dados de um paciente, onde quer que ele seja atendido. O paciente é atendido uma única vez, e a ele são agregados todos os dados oriundos dos atendimentos nos postos, laboratórios e hospitais. Entre os módulos disponíveis no Hygia, está um eficiente sistema de agendamento centralizado, via telefone (disque-saúde, ou central de agendamento), que racionaliza a operação do sistema de saúde. O re-gistro das informações clínicas é feito através de um prontuário individual, fichas de atendimento ambulatorial, e uma ficha complementar, que pode ser definida de acordo com as necessidades da especialidade de saúde (odontologia, ginecologia, etc.). Outra ficha contém um resumo do prontuário, com os dados mais importantes. O sistema Hygia representa um importante progresso na informatização da saúde pública no Brasil. 

APM Monta BBS Médico

A Associação Paulista de Medicina (APM), a maior associação estadual da classe médica, que congrega cerca de 20.000 associados, está modernizando os seus serviços profissionais e educacio-nais aos associados, usando intensamente os recursos da Informática. Entre os planos da APM, dirigida pelo Prof. Dr. José Knoplich, está o oferecimento de cursos regulares de Informática para os médicos, seus funcionários e familiares, a informatização das regionais e entidades associadas, através do estabelecimento de uma rede de computadores, etc. Como parte desses esforços, a APM inaugurou, no final de 1994, um BBS (<W0>Bulletin Board System) exclusivo para médicos. O BBS da APM opera na capital de São Paulo, sob a supervisão da empresa OnLine Micro, e consiste de um poderoso microcomputador Pentium, com quase 4 gigabytes de disco, e 12 linhas telefônicas simultâneas. Qualquer médico (não é necessário ser sócio da APM e nem residir no estado) pode acessar o BBS através de um microcomputador PC comum, dotado de modem de 2400 bauds, padrão Hayes. Basta fazer o modem do computador discar o número (011) 885-4545, e o resto será conduzido automaticamente através de um sofisticado programa gerenciador de BBS implantado pela OnLine Micro. Segundo o gerente do sistema, engenheiro Antonio Carlos Buarque de Gusmão, o BBS oferece um grande leque de serviços ao usuário, entre os quais fóruns de discussão clínica em científica em várias áreas da Medicina, edições eletrônicas das revistas da APM, notícias de eventos e congressos médicos, atualização médica, software de domínio público que pode ser copiado para sua própria máquina pelo usuário, etc. Entre os softwares oferecidos estão mais de 150 programas aplicativos específicos para Medicina, para IBM-PC, fornecidos pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, e que são os mesmos disponíveis através da Internet. Unidades de CD-ROM, disponíveis on-line, também permitem o acesso e cópia de dezenas de milhares de sharewares e freewares dos depositórios SIMTEL-20 e CICA, entre outros, nas mais variadas áreas. Em acordo com a APM, a revista Informédica também estará disponível em formato eletrônico no BBS da APM. Informações: Tel. (011) 885-6738. 

NIB Será Novo Centro Nacional em Saúde da Internet

O Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (NIB) foi escolhido pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), um órgão do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do Ministério de Ciência e Tecnologia, para sediar o novo centro temático em Medicina e Saúde da Internet brasileira. Internet é a maior rede de computadores do mundo, abrangendo mais de 100 paises, mais de 4 milhões de computadores interligados, e cerca de 30 milhões de usuários. No Brasil, a Internet, coordenada pela RNP, possui cerca de 50.000 usuários e tem 2.000 instituições interligadas, praticamente todas na área acadêmica. O NIB será responsável pela manutenção e expansão dos serviços de fornecimento de informação para a área de Medicina e Saúde, através de nodos próprios, que estarão disponíveis para toda e qualquer pessoa ou instituição que tiver acesso à rede Internet. Entre eles estarão: correio eletrônico, fóruns e listas de discussão nas mais variadas especialidades das Ciências da Saúde, repositórios de software médicos de domínio público, bancos de dados bibliográficos e clínicos, coleções de imagens para ensino das Ciências da Saúde, simulações clínicas, recursos de multimídia através da WWW (World Wide Web), etc. O NIB também se responsabilizará por ministrar cursos para profissionais da área da saúde interessados em utilizar a Internet. O diretor do NIB, e editor científico da revista Informédica, Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, será o coordenador temático da RNP nessa área. Uma edição eletrônica da revista estará disponível na rede. Os Laboratórios Biosintética estarão apoiando esse esforço, e serão responsáveis pelo gerenciamento de uma série de serviços gratuitos prestados à classe médica atualmente, através do seu telemarketing, que também serão feitos através da rede Internet. Médicos interessados em conseguir acesso à Internet poderão fazê-lo através de diversas instituições, tais como a Associação Paulista de Medicina (APM), a UNIMED, e a própria Embratel, que anunciou recentemente a disponibilidade da Internet comercial no Brasil. 

UFSC Desenvolve Sistema para Facilitar Análise do EEG

O Grupo de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveu um sistema para computador que auxilia o neurologista a detectar e interpretar sinais eletroencefalográficos. O programa, baseado em técnicas de Inteligência Artificial, utiliza um sistema digital de EEG, que evita a aquisição de um polígrafo multicanais (eletroencefalógrafo). Consta de um microcomputador, interfaces de conversão de sinais, e um software que permite visualizar na tela e na impressora as ondas do EEG. Utilizando redes neurais artificiais, é possível fazer o software indicar com grande exatidão onde se encontram anormalidades nos traçados, como sincronização e ondas indicadoras de epilepsia. O sistema é de baixo custo, e servirá também para analisar automaticamente a polisonografia (registro de EEG, EMG e EOG de longa duração, durante o sono). Foi desenvolvido pelos engenheiros Alexandre Coimbra e Guido D'Angelo, sob a orientação do Prof.Dr. José Marino Neto. 

Internet Cria Grupo em Medicina e Saúde

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), o órgão coordenador da Internet no Brasil, vinculado ao CNPq/Ministério de Ciência e Tecnologia; anunciou a criação de um Grupo Temático (GT) especialmente dedicado às aplicações da Internet às áreas biológicas, de medicina e saúde, e afins. O Grupo Temático tem como objetivo principal incrementar o numero de aplicações disponíveis na Internet no Brasil, nessas áreas, bem como incentivar o uso cada vez maior da rede pelos seus integrantes (indivíduos e entidades). Para tal, entre outras coisas, promoverá direta ou indiretamente, diversas atividades, tais como:
  • Servir como catalisador de novas iniciativas no uso da Internet em aplicações em Medicina e Saúde (listas de discussão sobre tópicos científicos, técnicos e administrativos, em qualquer área das ciências biológicas, medicas e da saúde; repositórios de softwares, bases de dados, documentos, etc., edição de boletins, revistas, livros e outros documentos eletrónicos distribuídos pela rede; abertura de GOPHERS, paginas de WWW e outros recursos similares, projetos inovadores de pesquisa e desenvolvimento sobre usos da Internet na área, tais como: telemedicina, educação a distancia, teleconferencias, integração entre entidades de saúde, novas aplicações da Informática e da Telepática na área, etc.; eventos específicos na área de interface entre redes e ciências medicas, biológicas e da saúde (congressos, simpósios, workshops, cursos, etc.), organizar bancos de imagens e de textos, tutoriais, Hospital Virtual, etc., para apoio a atividades educacionais básicas e continuadas em Biologia, Medicina e Saúde.
  • Como uma de suas atividades iniciais, o GTMS abriu uma lista de discussão (mailing list), denominada MEDSAUDE-L. O objetivo de MEDSAUDE-L é colocar em contato todas as pessoas e instituições interessadas nas aplicações da Internet nas Ciências da Saúde (Medicina, Odontologia, Enfermagem, Medicina Vete-rinária, Ciências Biomédicas, Farmácia, Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia e outras ciências biomédicas aliadas, puras e aplicadas.). MEDSAUDE-L divulgará aos seus assinantes informações atualizadas sobre os recursos e-xistentes em Medicina e Saúde na Internet, tanto em nível nacional quanto internacional. O endereço para solicitar automaticamente a assinatura é: listproc@server.nib.unicamp.br. Envie uma mensagem com a linha de Subject em branco e a seguinte linha no corpo da mensagem: SUBSCRIBE MEDSAUDE-L Seu Nome Completo (Sigla da Instituição)

    O GTMS está estruturado em três níveis:

    O GTMS está fazendo uma convocação, a todos os interessados em aplicações da Internet nas áreas biológicas, de medicina e de saúde, em qualquer nível (indivíduos, grupos, entidades, associações, etc.), que tenham projetos em andamento ou em fase de planejamento, ou que tenham idéias de projetos dentro do escopo do GTMS, que entrem em contato com o GTMS, escrevendo uma breve descrição quanto aos objetivos e resultados já alcançados (se for o caso). Estamos especialmente interessados em projetos oriundos dos seguintes setores de atividade: O endereço da Internet para enviar essas informações é: medsaude-l@server.nib.unicamp.br. Grupo Temático em Medicina e Saúde (GTMS/RNP), A/C: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini (Coordenador), Núcleo de Informática Biomédica, Universidade Estadual de Campinas, Caixa Postal 6005, Campinas, SP, CEP 13081-970, Brasil, FAX: (0192) 39-4717. Email: renato@sabbatini.com.


    A revista Informédica cessou sua publicação em outubro de 1995.
    Veja também: Revistas Informática Médica e Intermedic

    Voltar à HomePage Enviar email para o Editor 
    Copyright (c) 1995 Renato M.E. Sabbatini