Revista Informédica

Calendário de Eventos em Informática Médica


Congresso sobre Decisão Médica

Tempe, EUA, 14 a 17 de outubro de 1995

A XVII Reunião Anual da Society for Medical Decision Making (SMDM) será realizada no Hotel The Buttes, em Tempe, Phoeniz, Arizona, EUA, de 14 a 17 de outubro próximo. e tem por objetivo a apresentação de trabalhos científicos nas áreas de Inteligência Artificial, diagnóstico assistido por computador, sistemas especialistas, avaliação de sistemas de saúde e de qualidade de assistência, estratégias clínicas, cognição e atitudes, análise de custo-benefício e custo-efetividade, educação em sistemas de decisão médica, assuntos éticos e legais, metodologia para decisão médica, inclusive base de dados.avaliação de políticas de saúde e de tecnologias, teoria de utilidade, etc.

Informações: Society for Medical Decision Making, The George Washington University, Office of CME, 2300 K Street, NW, Washington, DC 20037, Tel. (001 202) 994-8829, fax 994-1791, Email: smdm-office@camis.stanford.edu.. 


XVIII Symposium on Computer Applications in Medical Care (SCAMC'95)

New Orleans, EUA, 28 de outubro a 1 de novembro de 1995.

Este é um dos maiores e mais concorridos congressos de Informática em Saúde do mundo. É realizado anualmente por diversas associações científicas e técnicas norte-americanas na área, como a American Medical Informatics Association e o IEEE, e se caracteriza pela alta qualidade científica e grande atualidade de temas. Tem também muitos cursos para iniciantes e avançados. O SCAMC deste ano será realizado em New Orleans, MO, de 28 de outubro a 1 de novembro. Simultaneamente, ocorre uma exibição de produtos de Informática em Saúde.

Informações e inscrições: AMIA - American Medical Informatics Association, 4915 St. Elmer Ave. 302, Bethesda, MD 20814, USA. Email: scamc95@amia1.amia.org


VII Curso de Verão de Informática em Saúde

Campinas, 7 a 22 de janeiro de 1996.

No período de 7 a 20 de janeiro de 1996, a Universidade Estadual de Campinas, através da sua Faculdade de Ciências Médicas e do Núcleo de Informática Biomédica, estará oferecendo um curso teórico-prático intensivo de capacitação docente em Informática Médica. O objetivo do curso é formar em maior profundidade pessoas que queiram se dedicar a montar cursos de Informática Médica para médico e estudantes, em facul-dades, hospitais, associações de classe, etc. Este curso é pioneiro na América Latina e no Brasil, e um dos primeiros do mundo. sendo coordenado pelo Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, criador da área de Informática Médica da UNICAMP e editor da revista Informédica. O curso será ministrado em tempo integral em um hotel-estância próximo a Campinas, onde será instalado um bem equipado laboratório didático. Além de repassar todo o know-how adquirido pela Unicamp na área de ensino de Informática Médica, o curso fornecerá aos participantes um "pacote" valioso de recursos didáticos e de informações especializadas, tais como um livro- texto sobre ensino de Informática Médica, um sistema computadorizado de ensino, e um conjunto de mais de 20 softwares médicos, desenvolvidos pioneiramente na Unicamp para ensinar as principais aplicações do computador aos estudantes de Medicina, Enfermagem, etc., para DOS e Windows. Os participantes aprenderão a utilizar estes softwares de forma prática. O curso já foi realizado seis vezes, sempre com grande sucesso, tendo formado mais de 80 pessoas. É necessário ter conhecimentos básicos de microinformática para participar do curso. O preço da taxa de inscrição é de 600 reais, e pode ser pago em até três vezes.

Informações: NIB/UNICAMP, a/c Dr. Paulo Marcondes Carvalho Jr.. Tel. (0192) 39-7130 e Fax (0192) 39-4717. Caixa Postal 6005, Campinas, SP 13081-970. Email: paulonib@turing.unicamp.br


Congresso Regional de Informática Médica

Córdoba, Argentina, 17-21 de junho de 1996

Este congresso tem como objetivo reunir especialistas em Informática Médica da América Latina e Caribe, e será realizado conjuntamente com o I Seminário Latinoamericano de Informática Médica na Escola Médica (20 a 21 de junho). O congresso está sendo organizado pelo Centro de Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Córdoba. As atividades principais do congresso serão: cursos precongresso, palestras de convidados nacionais e estrangeiros, painéis e simpósios sobre temas específicos, apresentação de comunicações liveres, demonstrações de software, e uma feira técnica. A data-limite para o envio de trabalhos é 28 de fevereiro de 1996.

Inscrições e informações: Prof. Sergio A. König, Centro de Informatica Medica, Universidad Catolica de Córdoba, Jacinto Rios 571, 5000 Córdoba, Argentina. Tel. (0054 51) 51-7299, Email: postmaster@nimcba.sld.ar


Congresso Europeu de Informática Médica

Copenhagen, Dinamarca, 19-22 de agosto de 1996.

O XIII International Congress on Medical Informatics (MIE'96) será promovido pela Federação Européia de Informática Médica, (EFMI/IMIA), que completará, durante o congresso, seu vigésimo aniversário de fundação. MIE'96 cobrirá todos os aspectos de Informática Médica. O programa científico constará de sessões plenárias, palestras, comunicações livres e posters, workshops e tutoriais. A data-limite para apresentação de trabalhos é 22 de janeiro de 1996.

Inscrições e informações: MIE 96, c/o DIS Congress Service, Copenhagen A/S, Herlev Ringvej 2C, 2730 Herlev, Denmark. 


I Curso Internacional de Neurociências Computacionais

São Paulo, outubro de 1995 e fevereiro a março de 1996

Neurociências Computacionais é um novo campo científico, que tem como objetivo o desenvolvimento de modelos matemáticos e computacionais realísticos de sistemas neurais biológicos. Este será o primeiro curso prático sobre o assunto, e tem como objetivo ensinar a metodologia específica da área, usando como exemplo o sistema GENESIS (General Neural Simulation System), desenvolvido no California Institute of Technology sob a liderança Dr. James Bower e colaboradores de vários países. O curso constará de duas partes: na primeira sessão, em outubro, o Dr. James Bower ensinará como instalar o sistema GENESIS e seus tutoriais computadorizados. Cada participante receberá uma cópia do sistema GENESIS (para Pcs e workstations RISC) bem como o livro "The Book of Genesis", para auto-estudo. Em fevereiro e março, a segunda sessão constará de 10 dias de aula com um corpo docente internacional do mais alto nível, e envolverá seminários teóricos bem como aulas práticas. O curso será promovido pelo Núcleo de Informática Biomédica, pela Rede Nacional de Pesquisa (CNPq) e pela Caltech.

Informações e inscrições: Prof. Renato M.E. Sabbatini, NIB/UNICAMP, Caixa Postal 6005, Campinas SP 13081-970, Campinas, SP. Fax (0192) 39-4717. Email: sabbatini@turing.unicamp.br.



A revista Informédica cessou sua publicação em outubro de 1995.
Veja também: Revistas Informática Médica e Intermedic

Voltar à HomePage Enviar email para o Editor 
Copyright (c) 1995 Renato M.E. Sabbatini