Para conectar um computador à linha telefônica é necessário utilizar um modem (que significa modulador-demodulador), o qual transforma as mensagens geradas pelo computador em sinais audíveis, que podem então ser carregados pela linha telefônica. A rede telefônica, evidentemente, pode transmitir sem degradação apenas quando a velocidade de transmissão não excede um certo valor. A velocidade de transmissão digital é medida pela unidade chamada baud (equivalente a 1 bit/segundo). As redes telefônicas brasileiras comuns, por exemplo, transmitem confortavelmente até cerca de 2.400 baud.
O uso das linhas telefônicas comuns pode ser feito de duas formas:
Quantos aos BBS: é facílimo contatar um desses serviços, e também é fácil estabelecer um por conta própria (o requisito essencial é ter um micro com disco Winchester e um modem auto-resposta). Dezenas de CBBS já operam em território nacional, alguns deles com milhares de usuários, como é o caso do Sampa, e milhares mais em outros países. O enorme desenvolvimento das redes de computadores nos Estados Unidos, particularmente através de serviços privados, tipo Tymnet, Telenet, Compuserve, The Source, etc., e a facilidade de se estabelecer serviços de BBS levaram, inevitavelmente, ao aparecimento de serviços similares orientados para a área de saúde. Houve uma verdadeira explosão no número de BBSs dedicados à área (mais de 200 nos Estados Unidos !). Alguns deles, a julgar pelo nome, são devotados a alguma subespecialidade, tais como pessoas interessadas em neurofibromatose. Outros são gerais, como o Black Bag BBS.
Para se contatar um BBS, basta saber o seu número telefônico e as características de comunicação a serem selecionadas para o modem. Essas geralmente são apenas quatro: velocidade (em bauds), número de bits, paridade (sim/não) e número de stop bits. Isso é apresentado como uma seqüência, por exemplo, 1200, 8, N, 1, que significa 1200 bauds, 8 bits, sem paridade, 1 stop bit.
Pelo que sabemos, existem apenas dois BBS especializados na área de Saúde no Brasil (experimente, por exemplo, o Cotton-Net BBS, (0123) 292898, padrão 8,N,1) mas espera-se para breve a criação de vários, inclusive um que será operado pela IBM Brasil. Através do sistema de correio eletrônico da Embratel (STM-400), disponível para assinantes do serviço RENPAC, é possível, também, acessar-se a MedNet, oferecido pela Faculdade de Medicina de Uberaba para médicos, e que implementa uma série de serviços.