Revista de Informatica Medica
Vol. 2 No. 3 Mai/Jun 1999
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 

AntProx

Internet News  

  

Conselho Federal de Medicina (CFM) 

http://www.cfm.org.br/  

O site do CFM deseja proporcionar aos interessados em assuntos de ética o rápido acesso às informações de que dispõe, tais como aquelas sobre o Judicial (resoluções normativas, pareceres, código de ética), Mercosul (em que possibilita médicos discutirem a questão da saúde e a questão profissional), a TV Educativa (empresa especializada na produção de programação altamente segmentada destinada à atualização médico-científica e veiculada diariamente via para todo o Brasil), e Publicações, tais como o Jornal Medicina Clipping Saúde / Colunas e Revista Bioética.  
 

MedConnect 

http://www.healthatoz.com/media.htm  

É um site de educação e informação médica, o qual inclui educação médica continuada, artigos de revistas médicas, notícias atualizadas em medicina e saúde, e informações sobre empregos. O site oferece pesquisa livre no Medline permitindo o acesso aos artigos de revisão desta base de dados, e às novas atualizações. As revistas on-line são uma parte importante do Serviço de Informações MedConnect, sendo que foram criadas seis publicações on-line para serem enviados via tecnologia push. Além disso, baseando-se na premissa de que os médicos buscam algo mais do que informação, o site oferece uma interface interativa com o usuário através de chats e fóruns de discussão permitindo aos colegas do país e do mundo saberem a opinião de cada um, compartilharem idéias, e compararem experiências e resultados.  
 
 

Obstetric Ultrasound 

http://home.hkstar.com/~joewoo/joewoo2.html  

É um guia sobre ultrassom obstétrico, apresentando informações claras e concisas sobre o tema, tais como o histórico, uma descrição sobre esta tecnologia, quais os tipos, quando ele deve ser usado, aplicações clínicas, etc.; funcionando como um verdadeiro livro eletrônico sobre o assunto Oferece também uma lista de sites na Internet sobre o ultrassom obstétrico. Consagrado como um dos "Top 5% of all Web Sites", da Lycos, um prêmio de grande mérito para os melhores sites da Internet.  
 

Highlights in Liver Diseases 

http://www.highlights.wellweb.com/  

Site desenvolvido com base em um encontro científico realizado em 1999 em Chicago, pela Associação Americana Para o Estudo de Doenças do Fígado (AASLD). Nele são encontrados tópicos como transplante de fígado, cirrose hepática, hepatotoxicidade e hepatite viral. O site é dividido em quatro departamentos: o Highlighted, que apresenta relatos sobre os resumos apresentados no encontro; o Audio Coverage, que permite ouvir entrevistas com muitos líderes da pesquisa biomédica estudando a hepatite C; o News Service, um mecanismo automático de envio de messagens ao usuário com a opção de receber notícias sobre conferências em hepatite C, artrite, alergia, asma, cefaléia, doença cardíaca e saúde da mulher; e o Print Out, que seleciona versões impressas de todos os artigos apresentados neste website.  
 

The Interactive Patient 

http://medicus.marshall.edu/medicus.htm  

É um programa interativo disponibilizado na Web para médicos, residentes e estudantes médicos que permite ao usuário simular um encontro com o paciente. O programa apresenta um caso e o usuário tem que interagir com o paciente solicitando história adicional, exame físico, dados de laboratório e raios-X. O usuário pode fazer as questões em linguagem natural, como se estivesse conversando com um paciente de verdade, sem ajuda externa..Após este trabalho, o usuário é incentivado e submeter um diagnóstico e um plano de tratamento ao sistema baseado na informação obtida. Todas as respostas submetidas são avaliadas e um feedback é oferecido. Infelizmente apresenta somente um caso clínico até hoje, mas demonstra muito bem a capacidade da Internet para o ensino à distância.  
 
 

Topo  Silvia Helena Cardoso
Renato M.E. Sabbatini

 
© 1999 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: