Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato 

Ant Prox 

Editorial 

A Explosão da Informação 

Com os computadores praticamente dentro das casas de quem quiser e puder tê-los, e o acesso a fontes maciças de informação, como os CD-ROMs e a Internet, já não são mais importantes os problemas de onde conseguir informação e como ter acesso a ela. O problema agora é o que fazer com tanta informação ! 

Tem muita gente que está ficando preocupada com esse "excesso" de informação, que torna dificilimo para qualquer pessoa, com suas limitações biológicas e de tempo, acompanhar. Alguns profissionais médicos sentem verdadeira repulsa pela Internet, por não querer se sentirem incomodados com a existância de tanta informação, que nunca vai conseguir ler. No entanto, os meios eletrônicos digitais não representam nenhuma novidade nesse aspecto. 

O volume de conhecimento acumulado vem subindo exponencialmente há pelo menos um século, com ou sem Internet e CD-ROMs. Estes são apenas dois novos veículos de disseminação de informação em grande parte já existente em outros meios. Um bom exemplo é dado pelas publicações periódicas científicas: no começo deste século, existiam apenas 10 revistas de circulação mundial. Em 1990, esse número tinha aumentado para 100 mil revistas, e até o final do século serão mais de 200 mil revistas ! Isso quer dizer que um médico, hoje, não consegue nem acompanhar sua sub-sub-sub-especialidade. A Internet torna as coisas mais aflitivas para nós, porque ela facilita muito o acesso à informação. 

No sistema tradicional, para localizar e obter uma cópia de um artigo publicado em uma revista que não existe aqui demora meses, se conseguir encontrar, e tem um alto. Entretanto, se ele estiver na Internet, consigo encontrá-lo em alguns minutos, e posso obter o artigo quase que instantaneamente, quase sempre de graça. Se tiver que pagar, custará bem menos do que a cópia em papel. Estão ficando cada vez mais comuns as bibliotecas gigantescas de artigos com acesso por assinatura, na Internet. Eu assino três serviços, todos excelentes: a Electric Library, que tem mais de 300 mil documentos, fotos, videos, etc (custo: 5 dolares por mês, a Microsoft Encarta Library (custa 45 dólares por ano, tem 1,2 milhão de artigos, e a Encyclopaedia Britannica, em versão completa, com texto e imagens, além de uma série de bancos de dados e artigos adicionais (custo: 80 dólares por ano). 

Realmente vale a pena, pois todos permitem a pesquisa usando-se palavras-chave, e dão resultados de forma muito rápida. Em todas existe muito material sobre medicina. Felizmente, a atual situação da Internet parece ser provisória. No futuro, esse gigantesco acervo de informação poderá ser acessado de forma cada vez mais inteligente e racional, diminuindo, e não aumentando, a confusão atual e a nossa sensação de impotência perante a verdadeira avalanche de informação. 

Entre as novas ferramentas que estarão disponíveis, teremos os softbots, ou "robôs inteligentes de software', que percorrerão automaticamente os documentos da Internet, para achar tudo o que nos interessar diretamente, trazendo de volta para o nosso computador, para exame posterior. Esses robôs serão capazes de aprender os temas e assuntos de nosso interesse, a partir de exemplos (um ou mais artigos, conjuntos de palavras-chave, etc.). A Internet e os CD-ROMs serão personalizados, ou seja, moldados de acordo com os nossos gostos e interesses, poupando o nosso tempo em buscas demoradas. 

Topo  Renato M.E. Sabbatini
Editor Científico
 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: