Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
Sumario 
Indice 
Busca 
Ajuda 
Contato 
 

Ant Prox 

Resenha 

Cybermedicine: How Computing Empowers Doctors and Patients for Better Health Care 

Warner Slack, MD. Jossey-Bass Publishers, 224 pg., 1997, US$ 24.  

Este livro, escrito pelo Dr. Warner Slack, editor chefe da revista MD Computing, a renomada publicação oficial da American Medical Informatics Association, examina o papel dos computadores na Medicina e como eles estão dando maior poder aos pacientes, para que eles assumam uma responsabilidade maior pela sua saúde, e para os médicos e outros profissionais de saúde, ao dar acesso a uma gama muito mais ampla e profunda de conhecimento. Ao contrário do que se temia há uma década atrás, a Informática não desumaniza a relação médico-paciente, e contribui muito para a qualidade da assistência à saúde e dos dados e informações que fazem parte de uma maneira tão integral da prática médica. A Internet, em especial, tem contribuido enormemente para tornar a Medicina menos susceptível a falhas e erros, e para aproximar mais os pacientes e os profissionais de saúde. Ao facilitar o acesso do paciente à informação médica, inclusive nos seus níveis mais profissionais e profundos, a Internet tem alterado de formas imprevisíveis a relação médico-paciente. Slack argumenta que essas mudanças são altamente positivas, no que pese a insegurança e ceticismo que têm acometido os médicos.O autor não hesita em alertar, entretanto, que também existem perigos. O uso indiscriminado de computadores ligados em rede pode ameaçar a confidencialidade e os direitos do paciente, para usos questionáveis ou ilegais. Mas isso a própria tecnologia pode resolver de forma mais eficiente e completa do que as formas tradicionais, através da criptografia e outros recursos que já estão ao nosso alcance.  

O livro discute temas como: dando informação ao paciente, o diálogo paciente-computador, o computador em psicoterapia, o paciente on-line, computação no hospital e no consultório, o médico on-line, confidencialidade, barreiras à computação clínica. O livro é finalizado por uma boa bibliografia e recomendações de leitura para aprofundamento. O autor é uma das maiores autoridades americanas em Informática Médica e dirige um grupo de computação clinica na Universidade Harvard.  

"Cybermedicine" é um depoimento entusiasmado a favor do uso rotineiro e cada vez maior dos computadores, tanto por pacientes quanto por médicos, e tem muitos exemplos reais para oferecer a favor de seu argumento. Não é um livro técnico, mas fornece muito material para meditação e discussão. É um livro fundamental, e deve ser lido por todos os médicos interessados nessa revolução que veio para ficar.  

Veja as resenhas de outros livros de Informática Médica, Internet e Telemedicina na Livraria Virtual

Topo 
Renato M.E. Sabbatini 


 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: