Escolhendo um Provedor InternetEstou querendo entrar na Internet. Entretanto, tenho muitas dúvidas com respeito a que provedor assinar, quais são os melhores, que serviços eles oferecem, preços, etc. Os provedores de serviços Internet variam muito no Brasil, em termos de preços, confiabilidade, desempenho e serviços oferecidos. Por isso, é preciso considerar simultaneamente muitos fatores antes de tomar uma decisão. Embora seja fácil mudar de provedor, você precisa considerar que irá mudar também a configuração de acesso no seu computador, o endereço de correio eletrônico, e, provavelmente, da sua home page, por isso o ideal é uma estabilidade de mais longo prazo. Além disso, embora você talvez queira no momento apenas um acesso básico, provavelmente suas necessidades aumentarão no futuro. Em primeiro lugar, você precisa decidir se pretende acessar a Internet somente na sua cidade, ou se pretende utilizar a partir de outras cidades, no Brasil, ou no exterior (quando estiver viajando). O motivo é que existem provedores que oferecem a possibilidade de acesso através de um número local (evitando o interurbano) em outras cidades além daquela onde você reside. Alguns provedores nacionais, como a Universo OnLine (www.uol.com.br) permitem acesso a centenas de cidades no Brasil e milhares no exterior, graças a convênios com grandes provedores internacionais. Pode ocorrer também que o seu provedor local tenha um número 800 ou 900 que permita o acesso de baixo custo de qualquer local no país. Eis aqui algumar perguntas que você pode fazer aos provedores que está selecionando, antes de decidir:
Finalmente, um elemento de decisão importante é a estrutura de preços. Existem muitas alternativas, sendo que várias planos podem ser oferecidos pelo mesmo provedor:
A escolha do melhor plano depende de quantas horas você pretende utilizar por mês. Em seguida você calcula qual seria o preço médio por hora (isso vale inclusive para a tarifa plana !). Escolha o que oferecer o melhor negócio, mas sempre contrabalançando com as respostas às perguntas acima. Uma relação de todos os provedores nacionais pode ser encontrada na revista Internet World, e também nos sites da Rede Nacional de Pesquisa e do Comitê Gestor da Internet Brasil. Backbone da Rede Nacional de Pesquisa em 1997 |
|
Renato M.E. Sabbatini
|
|
|