Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998

Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato


Ant Prox

Acontece

Cursos

Cursos Introdutórios de Informática para Profissionais de Saúde

Campinas, UNICAMP, agosto-novembro de 1998.

A Disciplina de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, em colaboração com o Núcleo de Informática Biomédica da mesma Universidade irá oferecer uma série de cursos introdutórios de Informática aplicada à Medicina para profissionais de saúde, em nível de extensão e de pós-graduação. Qualquer pessoa portadora de um diploma de curso superior pode participar do curso como aluno especial.

FM-991: Introdução à Microinformática para Usuários em Saúde: curso elementar de operação de microcomputadores, utilização dos programas do Windows 95 e Microsoft Office 97, com aplicações em saúde, pesquisa bibliográfica, navegação na Internet e organização e análise de dados de pesquisa em computador. Todas as terças-feiras, das 9 as 12 horas.

Introdução à Programação em HTML: curso de extensão de curta duração, com o objetivo de ensinar o uso de ferramentas de software para elaboração e publicação de home pages na WWW.

Introdução à Programação em Java para Bancos de Dados: curso avançado com o objetivo de ensinar técnicas de desenvolvimento de uso de bancos de dados através da Internet.

Informações e inscrições: Tel. (019) 788-7130 e email: renato@sabbatini.com


Congressos

MedInfo'98

Seul, Coréia do Sul, 8 a 22 de Agosto de 1998

Este é o congresso oficial da International Medical Informatic Association realizado a cada três anos e terá o tema "Rede de Saúde Global: Uma Visão para o Próximo Milênio". O MedInfo'98 é direcionado para especialistas em informática médica, pesquisadores e educadores, etc.O congresso conterá sessões plenárias, painéis e workshops, posters tradicionais e posters eletrônicos, trabalhos de revisão e opinião. As sessões paralelas contarão com os seguintes temas: Comunicação e Padrões, Interação Homem-Computador, Dispositivos Periféricos, Representação do Conhecimento, Recuperação da Informação, Apoio à Decisão, Registro Eletrônico do Paciente, Sistema de Informação Hospitalar, Aspectos do Cuidado do Paciente, Processamento de Sinais, Sistemas de Gerenciamento de Imagens, Robótica e Realidade Virtual, Bioinformática, Educação e Treinamento, Avaliação, Segurança e Confiabilidade. Haverá também uma exposição técnica em paralelo.

Informações e inscrições: Medinfo'98 Secretariat, 3 fl. Yongmoon Bldg., 150-2 Wonnam-Dong, Chongro-Ku, Seoul 110-450, Korea, Tel : 822-763-7762, Fax : 822-763-7763, E-mail: pco@ medinfo.or.kr.
WWW: http://clinquery.bih.harvard.edu/medinfo/Default.htm.

Computers in Cardiology'98

Cleveland, Ohio, 13-16 de setembro de 1998

Esta é o 25o. congresso internacional de uma série cujo objetivo é discutir as aplicações da Informática na cardiologia clínica e na pesquisa cardiovascular, encorajando discussões interdisciplinares entre médicos, engenheiros, físicos, matemáticos, cientistas da computação, etc. Entre os tópicos cobertos estão: processamento de sinais e imagens (ECG, eletrofisiologia cardíaca, mapeamento, simulação e modelagem fisiológica, ecocardiografia, angiografia, MRI, PET e cardiologia nuclear,), mecânica cardiovascular, dispositivos implantáveis, informática médica, sistemas inteligentes, aplicações no ensino.

Informações e inscrições: Computers in Cardiology 1998, Continuing Education, TT-31, Cleveland Clinic Foundation, 9500 Euclid Avenue, Cleveland, Ohio 44195, Tel. (216) 444-5696 Fax: (216) 445-9406. E-mail: cic98@cesmtp.ccf.org. WWW: http://www.ccf.org/ed/cic98/

IV Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde

Curitiba, PR, 18-23 de outubro de 1998

O IV FNCTS é um evento conjunto promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e Sociedade Brasileira de Físicos em Medicina, com o objetivode destacar, discutir, divulgar e expandir os principais aspectos de aplicação da Engenharia, da Física e da Informática nas áreas das ciências ligadas à Saúde, congregando os pesquisadores destas áreas num só evento científico. O temário científico engloba todas as aplicações nas áreas da Saúde, tais como sistemas de informação em saúde, uso da Internet na Saúde, engenharia biomédica, informática biomédica, física médica, radioproteção, sistemas inteligentes, telemedicina, aplicações na pesquisa e no ensino, etc.

Informações e inscrições: Secretaria IV FNCTS, Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Av. Sete de Setembro, 3165, A/C DIFIP, CEP 80230-901- Curitiba - PR, Email: fncts98@cpgei.cefetpr.br, http://corvo.cpgei.cefetpr.br/~fncts98/

Topo Silvia Helena Cardoso
Renato M.E. Sabbatini



© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica
Universidade Estadual de Campinas
Campinas, Brasil

Apoio: