Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
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Iniciantes 

Colocando Informação Clínica na Internet 

Renato M.E. Sabbatini 

A Internet é a grande revolução no que diz respeito ao acesso à informação. Duplicando de tamanho a cada ano, ela representa, para muita genta, o maior repositório que existe para localização rápida de informações sobre praticamente todos os temas e assuntos. São mais de 100 milhões de documentos, disponíveis em mais de um milhão de computadores interligados. 

A Medicina não poderia estar for a dessa revolução. É cada vez maior o número de instituições (faculdades, bibliotecas, editoras, empresas, hospitais, clínicas, etc.) e profissionais que coloca informações disponíveis para a enorme massa de usuários da Internet. O volume de informações em saúde é um dos que mais crescem, e existem até mesmo muitos "sites" especializados que envolvem uma estratégia inteligente de marketing, como o famoso Hospital Virtual dos Hospital da Universidade de Iowa (veja Internet News neste número, à pg. 23), ou os "sites" Health O@sis, da Mayo Clinic e o InteliHealth, do Centro Médico da Universidade Johns Hopkins. No Brasil também tem ocorrido um grande crescimento dos "sites" médicos, exemplificados pelo Hospital Virtual Brasileiro, desenvolvido pelo Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, e muitos outros. Uma relação bastante completa pode ser achada no Catálogo Brasileiro de Internet em Medicina e Saúde, editado pela revista Intermedic

Neste artigo damos algumas informações básicas para os profissionais e instituições da área médica que desejam colocar informações médicas na Internet. 

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Por Que Publicar na WWW? 

Existem muitas aplicações possíveis para o que denominamos "presença na Internet", entre as quais: 
  • Montar uma home-page de sua clínica, consultório, laboratório ou hospital, fazendo uma espécie de "folheto eletrônico" de seus serviços e divulgando o seu currículo profissional. 
  • Divulgar informação médica para fins de educação de pacientes ou de atualização profissional; 
  • Publicar um boletim, livro, revista, etc. que já exista em papel, ou que seja exclusivamente on-line. 
Portanto, o "site" pode ter vários objetivos, que vão do comercial, ao puro e simples interesse de ter uma presença na Internet. Alguns "sites" médicos particulares combinam dois ou mais desses objetivos. 

Para um "site" profissional, existem muitas informações que podem ser colocadas: 

  • Descrição da clínica, de sua equipe e dos serviços prestados. Podem ser colocados horários de funcionamento, convênios atendidos, fotos das instalações e equipamentos, e até um mapa da localização, endereço, telefones, fax, email, etc. 
  • Curriculo profissional resumido dos profissionais de saúde da clínica. Podem ser colocadas cópias completas dos trabalhos científicos publicados pelos mesmos, ou vínculos para as revistas ou associações correspondentes; 
  • Listas de perguntas e respostas mais freqüentes (FAQ, ou Frequently Asked Questions), tanto sobre a clínica e sua equipe quanto sobre a prevenção, o diagnóstico, tratamento e prognóstico dos problemas de saúde afetos à especialidade praticada; 
  • Artigos completos, em linguagem adequada para leigos, sobre os tópicos acima; os quais podem existir na forma de uma revista ou boletim on-line, ou como textos isolados. Os artigos podem incluir fotos, desenhos, clipes de vídeo ou de áudio, etc., e referências para trabalhos mais aprofundados sobre o tema; 
  • Questionários interativos que podem ser respondidos pelos pacientes, para avaliação de riscos de saúde, da gravidade de sintomas e doenças, pesquisas de opinião, e até para uma avaliação epidemiológica da incidência de algumas doenças na população; 
  • Coleções de casos clínicos representativos, incluindo também imagens, exames, bibliografia, etc. Um recurso interessante é colocar problemas clínicos, que podem ser diagnosticados pelos colegas, e os resultados divulgados posteriormente no "site", com ou sem prêmios para os ganhadores 
  • Uma coleção de endereços ("links") interessantes, disponíveis na Internet. 
Algumas clínicas de diagnósticos e laboratórios já estão começando a disponibilizar resultados de exames na Internet, para acesso pelos pacientes e médicos que os solicitaram. Esta é uma aplicação fantástica, mas necessita ser realizada automaticamente, por programas especiais, e é um trabalho para especialistas em Informática. 
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Como Criar um Site na WWW 

Para criar um "site" na Internet, são necessárias duas coisas: desenvolver um conjunto de páginas, contendo texto, imagens, etc.; e um computador (servidor) onde disponibilizá-las para a Internet. 

O conjunto de páginas é denominado comumente de "home page", e precisa ser desenvolvido usando um conjunto de normas e padrões próprios da WWW, que são os formatos de arquivos de texto, imagens, sons e vídeos que ela aceita, e o uso da linguagem chamada HTML (HyperText Markup Language) para formatação visual e marcação dos elementos que compõe uma página. O ponto de partida de um "site" é sempre um arquivo com a extensão HTM ou HTML, que contém indicadores para outras páginas, documentos, imagens, etc., e que são chamados de "vínculos" (em inglês "links"). O que os caracteriza é que, ao clicar o mouse sobre eles, o servidor envia para o usuário outro conjunto de informações, que pode estar no mesmo servidor ou em qualquer outro ponto da Internet. 

Assim, deve-se inicialmente planejar muito bem como será a estrutura do "site", ou seja, o que será oferecido, quais serão os arquivos utilizados, como eles se interligarão através de menus ou ícones com "links", etc. Outro aspecto importante é o "design" gráfico, ou seja, a disposição da tela, a estética, enfim, que pode ser a mais simples possível, ou muito sofisticada e bonita, dependendo do que você quiser atingir. 

Só depois disso tudo é que se parte para o desenvolvimento. Este pode ser realizado de várias maneiras: você pode aprender a fazer isso (o que não é muito difícil, se tiver as ferramentas adequadas), lendo um livro, fazendo um curso (que pode ser on-line) e visitando alguns "sites" para copiar exemplos interessantes. Outra alternativa é contratar um desenvolvedor "free-lance" de "sites" ou uma empresa especializada, cujo custo vai variar muito em função da capacidade técnica e de "design" deles, bem como do volume e a complexidade do material que você quer colocar. 

Ferramentas de Trabalho 

Se você vai montar um "site" relativamente simples, felizmente não é necessário conhecer o HTML. Você pode usar um dos vários softwares editores de HTML que utilizam a "filosofia WYSIWYG" ou What You See Is What You Get, ou seja, o que você está fazendo na tela, é como vai aparecer na versão final na Internet. Esses programas permitem que você insira texto, imagens, escolha o estilo de apresentação (tipos, tamanhos e cores de letras, alinhamento de textos, recursos de realce, como negrito e itálico, etc.), crie listas, tabelas e quadros, coloque vínculos para outros documentos, imagens ou "sites", etc. O resultado é visualizado imediatamente, e, ao gravar o arquivo, o programa gera automaticamente o documento em HTML. Existem vários programas com essa capacidade. Os mais conhecidos são o editor interno do programa Netscape 3.0 Gold ou 4 ("Composer"), o Microsoft FrontPage e outros. 

Tela do editor FlexEd. À esquerda o resultado final, e à direita o código em HTML 

Para trabalhos mais complexos, ou quando surgem problemas especiais de formatação, o ideal é utilizar um editor de HTML que permita trabalhar diretamente com o código-fonte. Entre os mais conhecidos estão o HTML Editor, o FlexEd,o HotMetal e o HotDog. Eles ajudam bastante, inserindo automaticamente os comandos da linguagem por você, e visualizando o resultado dos mesmos. No entanto, é necessário saber a linguagem, e para isso você vai precisar ter um livro de referência, ou um software do tipo HTML Reference, que pode ser consultado. 

Para colocar imagens e gráficos em suas páginas, você vai precisar de alguns recursos adicionais. Botões, flechinhas, ícones, barras de separação, padrões de fundo, etc., estáticos ou animados, podem ser achados gratuitamente em um grande número de "sites" na Internet. Um dos melhores é o Microsoft Gallery, muito fácil de usar, que também inclui "clip-arts" (desenhos), fotos, sons e vídeos. Existem também CD-ROMs baratos com milhares de recursos desse tipo. 

Se você quiser colocar imagens próprias, no entanto, é necessário ter alguns programas de desenho e de processamento de imagens, como o Aldus PhotoShop, Corel PhotoPaint e Draw, etc. (os programas que vêm com o Windows como o PhotoEditor, não são bons para isso). Eles permitem criar seus próprios ícones, botões e fundos, bem como escanear imagens, ajustar seu tamanho, cor, luminosidade e contraste, colocar efeitos especiais, e gravar em qualquer formato ou converter entre vários formatos. Um ótimo programa de domínio público com todas essas funções é o PaintShop Pro 4, que pode ser descarregado da Internet. Ele inclui um programa de gerenciamento de coleções de imagens, chamado PaintShop Browser, de muita utilidade quando você tem muitas imagens armazenadas em disco. 

Finalmente, para criar ou modificar imagens gráficas animadas (chamadas de GIFs animados), é interessante ter um programa especial, como o GIF Construction Set. Uma fonte interessante para todos os softwares de domínio público necessários para um criador de "sites" é o TUCOWS, para o qual existem vários "espelhos" no Brasil. 

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Arrumando um Provedor 

Depois de criado em seu próprio micro, o "site" precisa ser "publicado", ou seja disponibilizado para a Internet através de um provedor. Este dá ou vende espaço em seus servidores, os quais estão permanentemente ligados à Internet, e que têm um endereço próprio. Quase todos os provedores de acesso (os que permitem a sua ligação através da linha telefônica) também oferecem espaço para seus clientes (geralmente de graça, se é home-page pessoal, mas cobrando alguma coisa, se tem objetivo comercial). Os preços variam enormemente, portanto é bom você fazer uma pesquisa antes. Existem também provedores de informação, que não dão acesso, mas têm espaço para "sites" de terceiros. Aqui também existe uma grande gama de possibilidades, desde os provedores gratuitos (como o conhecido GeoCities), até provedores altamente profissionais, eficientes e rápidos, que oferecem muitos recursos para montar e operar a sua home page, como tratamento automatizado de formulários e emails, servidores de vídeo e de voz, sistemas de mala direta personalizada, programas de estatísticas de acesso, etc. 

Uma vez negociado e criado o seu espaço num provedor (você precisa ter uma senha de acesso para fazer isso), é necessário carregar no seu servidor todas as páginas e imagens, etc., criadas. Para isso se utiliza um programa chamado FTP (File Transfer Protocol). O Windows 95 tem FTP, mas é muito primitivo e difícil de usar. O melhor é usar um bom programa, como o WS FTP LE'95, gratuito, com o qual se pode transferir arquivos facilmente em qualquer direção. O Netscape Composer também tem um FTP embutido muito conveniente e fácil de usar. Clicando em apenas um botão, a transferência ocorre automaticamente. 

Outro problema é a manutenção e atualização do "site". A Internet é dinâmica e você vai perceber logo que precisará constantemente estar mudando e atualizando coisas no seu "site". Portanto, estabeleça um planejamento de como fazê-lo. Antes de tudo, é preciso ter um responsável por coletar, converter e disponibilizar essas informações, em base semanal ou mensal (chamado de "webmaster"). Além disso, é preciso deixar claro na home-page o que foi que mudou desde a última atualização, através de uma seção chamada "Novidades na Página" e usando pequenos ícones ("Novo" ou "Atualizado") para indicar visualmente as inclusões e modificações. 

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Tornando-se Conhecido 

Também não adianta nada colocar o seu "site" na Internet e ninguém ficar sabendo dele. É necessário fazer propaganda do endereço (em revistas, jornaizinhos de associações e até no seu cartão de visitas e papel de carta) e também indexar em catálogos eletrônicos e mecanismos de busca, como o Surf e o Cadê, no Brasil, e o Altavista, no exterior. Existem também vários catálogos especializados em Medicina (leia o nosso artigo "Como Procurar Informações Médicas na Internet", para conhecer os melhores). Você mesmo pode fazer isso, entrando nos "sites" correspondentes e registrando seu endereço (é gratuito), ou então utilizando os serviços profissionais de empresas como a SubmitIt. Existem softwares especiais para este trabalho também, como o Spider. 
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Conclusões 

Na nova era que se iniciou com a presença maciça e em nível mundial da Internet, vai ser difícil os médicos e outros profissionais de saúde viverem sem ela, tanto como provedores de informações e serviços, quanto como usuários. Cada vez mais instituições médicas e profissionais estão descobrindo os benefícios de ter uma presença na Internet. O retorno pode ser pequeno ainda, mas é altamente gratificante para todos. Temos que pensar no futuro, quando a maior parte da população terá acesso à Internet, e nos anteciparmos á ele. Se você desejar uma consultoria especializada para montar o seu "site", existem várias pessoas e empresas especializadas. Contate o Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP (Telefax (019) 788-7130, email: renato@sabbatini.com, Caixa Postal 6005, Campinas SP 13081-970, Brasil) para mais informações a respeito. 
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Para Saber Mais 

Sabbatini, R.M.E. - Internet em Medicina. Revista Informédica,

Sabbatini, R.M.E. - Internet em Medicina. Revista Informédica,

Sabbatini, R.M.E. - Como Procurar Informações Médicas na Internet. Revista Intermedic 1(1): 5-9, 1997.
 

Endereços 

Exemplos de Sites 

Recursos para WWW 

 

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O Autor

O Prof. Renato M.E. Sabbatini, PhD, é biomédico e professor livre-docente de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas e coordenador do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas. É também Editor Científico das revistas Informática Médica e Intermedic. Email: renato@sabbatini.com 
WWW: http://www.sabbatini.com/renato

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
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