Revista de Informatica Medica
Vol. 1 No. 2 Mar/Abr 1998
 
Sumario
Indice
Busca
Ajuda
Contato

 Ant Prox 

Produtos & Servicos 

Equipamentos 

Livro Médico Eletrônico Portátil 

 

O Current Wisdom é uma excelente invenção digital para aqueles que necessitam acessar a informação médica rapidamente e em qualquer lugar. Com o formato de uma calculadora, este sistema eletrônico digital combina as mais importantes referências médicas mais a tecnologia de buscar e recuperar informações. Basta entrar as palavras-chaves, que o sistema procura pelo texto completo e a informação principal é recuperada instantaneamente. O hardware é bem fino (3'x 5"), pesa alguns gramas e possui dois cartchos para softwares. Esses cartuchos contêm uma publicação completa. É uma ferramenta rápida e poderosa para qualquer profissional da área médica. Por exemplo, se você acessar a palavra B-adrenérgico, aparece uma especificação com o seguinte fragmento de texto (em inglês): "bloqueadores B-adrenérgicos -Promove efeitos adversos na contratilidade e bloqueio dos reflexos compensatórios. Informações e vendas: Franklin Medical Division, One Franklin Plaza, Burlington, NJ 08016-4907, Site: http://www.franklin.com.

Sistema de Cirurgia Guiada por Microscópio 

 

Projetado como um sistema neuro navegacional de imagem integrada, o ViewScope System permite ao cirurgião localizar, visualizar e navegar para alvos selecionados, por correlacionar o eixo óptico e o ponto focal do microscópio cirúrgico às imagens pré-operatórias. Esta metodologia é particularmente aplicável para tratamento profundo de pequenos tumores localizados em àreas sensíveis do cérebro. Compatível com a maioria das modalidades de imagens e interfaces de scanners, um sistema de posição de sensor é usado para manter constante o track do microscópio em relação ao paciente em tempo real. O sistema incorpora um microscópio neurocirúrgico desenhado especilamente para a atividade e para o posicionamento da cabeça. O apoio de cabeça (overhead-stand) permite um posicionamento preciso e fácil durante a cirurgia, sem qualquer limitação. A qualidade óptica, combinada com novos recursos de tecnologia de luzes, garante uma visão de alta resolução, excelente profundidade do campo e um poderoso raio de luz ajustável. Softwares avançados permitem planejamento cirúrgico pré-opertório e fornece um guia intra-operatório. A seleção do ponto-alvo ou volume, a trajetória ótima e a colocação da craniotomia podem ser decididas antes da cirurgia. Informações e vendas: Elekta AB, PO Box 7593, 10393, Stockolm, Sweden, Tel + 46-8-4025400, Fax + 46-8-4025500. 


Topo 

Software 

Software para Cardiologia 

A CCNI Consultoria & Projetos é uma empresa de São Paulo que comercializa diretamente diversos softwares desenvolvidos pelos especialistas do Centro de Cardiologia Não Invasiva de São Paulo, para emissão de laudos em ecocardiografia, teste ergométrico e eletrocardiografia. Desenvolvidos na linguagem Clipper, para microcomputadores compatíveis com a linha IBM-PC e redes locais, os programas permitem a rápida e fácil elaboração, verificação e emissão de laudos em impressora comum ou laser, com alta qualidade final. Os resultados podem ser arquivados em disco, para re-emissão ou futura referência. Além desses sistemas, comercializa também o MedSARR, um excelente e completo sistema profissional para gerenciamento de clínicas e consultórios, que tem módulos de agendamento, recepção, registro de pacientes, correio eletrônico, emissão de textos padronizados, etc. Informações e Vendas: CCNI Consultoria & Projetos, R. Cubatão, 726, 04013 São Paulo, SP, Tel. (011) 884-3211 (At. Sr. Carlos). 

Simulador de Sistemas Biológicos para Ensino 

O SimBiosys é um software que simula as funções fisiológicas do corpo humano, e que permite executar procedimentos clínicos, fornecer drogas, executar exames e testes laboratoriais, usando um conjunto de casos clínicos que podem ser carregados do disco. Seu objetivo é permitir o aprendizado de fisiologia e medicina através de problemas diagnósticos e terapêuticos. É possível ter acesso a uma enorme variedade de parâmetros de sistemas, incluindo variáveis que não estão disponíveis na prática clínica. A interface do laboratório de fisiologia fornece um controle completo sobre o paciente simulado, em um paradigma que se assemlha a um laboratório real. Algumas das funções que este software realiza: 

  • Simula realisticamente o coração, pulmões, rins, vasos sanguíneos e suas interações; 
  • Fornece um paciente substituto para o médico ou estudante, exibido resultados de suas intervenções em tempo real 
  • O estudante controla a simulação, fornecendo drogas, executando procedimentos, ou modificando parâmetros, e verificando imediatamente o resultado dos mesmos 
  • Age como um simulador de novos modelos independentes de respiração , controle de lobos individuais de pulmão, de propagação de ondas cardíacas, arritmia e outros.O software é continuamente atualizado pela empresa, estando disponível em várias versões. Disponível para Windows 3.1, Windows 95 e Mac 7.5. 
Informações e vendas: Critical Concepts, Inc. 225 N. Michigan Ave., Suite 2522, Chicago, IL 60601-7601, email- cci@ mcs.com. Site: http://www. laketech.com

Topo  Silvia Helena Cardoso

 
© 1998 Renato M.E. Sabbatini
Núcleo de Informática Biomédica 
Universidade Estadual de Campinas 
Campinas, Brasil
Apoio: